COMO ENSINAR DESDE CEDO SEU FILHO A ECONOMIZAR

Livro mostra que é possível guiar os pequenos para uma relação saudável com o dinheiro

Aprender desde cedo o valor da mesada é um dos pontos
Aprender desde cedo o valor da mesada é um dos pontos Foto: Adriana Franciosi

Compartilhar

A cada fase em que os filhos entram, surgem novas despesas, e os pais precisam definir o que é realmente importante para a família. É necessário priorizar gastos e cortar o que significa um rombo no orçamento

Para a jornalista Patrícia Broggi, autora do livro Falando de Grana – um Guia Para os Pais (Panda Books, 216 páginas, R$ 36,90), ensinar as crianças a economizar não é difícil. O maior desafio é colocar o assunto em pauta com os filhos desde cedo.

No livro, ela esclarece tabus sobre economia doméstica e mostra de forma clara que, se os pais são bons exemplos, conseguem poupar e ensinar às crianças o valor do dinheiro. Para isso, a escritora divide o livro em duas partes: a primeira é sobre como ensinar o valor do dinheiro para os filhos, e a segunda, sobre o que muda na vida financeira do casal com os filhos.

? Normalmente, os pais não incluem a educação financeira como parte da formação da criança. Se ela for introduzida, o conceito de poupar virá naturalmente ? diz Patrícia.

Dicas
COMO ENSINAR O VALOR DO DINHEIRO

:: Não é fácil. O importante é que os pais sejam claros e expliquem os limites às crianças. Não adianta estar firme em uma decisão e depois ceder aos pedidos. Outra atitude importante para a aprendizagem é dar o exemplo: os adultos precisam mostrar que dão importância ao dinheiro e que sabem economizar. Também precisam deixar claro que merece ser respeitado, mas não megavalorizado.

COMO PRATICAR A MESADA
:: É um passo fundamental na educação financeira dos filhos. A mesada deve começar por volta dos seis ou sete anos. Nessa faixa etária, é melhor que seja uma semanada, porque o tempo entre um mês e outro é muito longo para a criança.
:: A mesada servirá para o filho comprar guloseimas, brinquedos, algum objeto que esteja colecionando. Não pode ser um valor que supra todos os desejos. A quantia oferecida pode ensinar conceitos, como guardar para comprar algo. Além disso, os pais têm obrigação de levar a semanada a sério, pagando-a regularmente, como se fosse um salário.

PAIS SÃO EXEMPLOS
:: Pais que não dão importância para o dinheiro, que lidam de forma irresponsável, não colocarão a educação financeira como parte da educação dos filhos. No entanto, aqueles que se preocupam com dinheiro, mesmo que não tenham uma vida financeira equilibrada, podem ensinar aos filhos.
:: O primeiro passo é ensinar aos filhos como economizar ? para isso, podem pedir a ajuda de um especialista. O fato de mostrar para as crianças a importância de administrar os próprios recursos será um passo para elas aprenderem a se organizar.

O responsável jurídico do Irã pelo processo de...

IRÃ NEGA SUSPENSÃO DA EXECUÇÃO DE SAKINEH

Matéria anterior
Embora o Brasil seja mundialmente conhecido pelo...

CRIANÇAS BRASILEIRAS ESTÃO ENTRE AS MAIS SEDENTÁRIAS, DIZ ESTUDO

Próxima Matéria