QUAIS AS MINHAS CHANCES DE TER FILHOS GÊMEOS?

Especialista explica os fatores que podem levar à gravidez de gêmeos

13324564
Foto: Stock Images

Vários fatores contam para aumentar ou reduzir as chances de uma mulher ter filhos gêmeos. Veja alguns deles.

Idade da mulher: mulheres com mais de 30 têm um risco aumentado de ter gêmeos. Isso ocorre porque o hormônio FSH aumenta à medida em que a mulher envelhece.

História familiar: quem tem gêmeos fraternos (não-idênticos) na família tem mais chances de conceber gêmeos. Uma história familiar de gêmeos idênticos não significa, contudo, aumento do risco de gêmeos.

- Uma história de gêmeos no lado feminino da família indica uma maior probabilidade de ovular mais de um óvulo por ciclo. Uma história de gêmeos fraternos do lado masculino indica uma maior probabilidade do homem produzir espermatozóides suficientes para fertilizar mais de um óvulo – explica o ginecologista Jonathas Borges Soares, diretor do Projeto ALFA, Aliança de Laboratórios de Fertilização Assistida.

Peso: mulheres obesas, com índice de massa corporal acima de 30, são mais propensas a conceber gêmeos do que mulheres com IMC normal.

Altura: mulheres mais altas que a média têm um risco aumentado de conceber gêmeos. Um estudo descobriu que mulheres com média de 164,8 centímetros de altura tinham maior probabilidade de conceber gêmeos do que as mulheres com média de 161,8 centímetros.

Número de filhos: gêmeos são mais comuns em mulheres que já engravidaram mais vezes  e têm famílias grandes.

Raça: mulheres negras são mais propensas a conceber gêmeos do que as mulheres brancas. As asiáticas são as menos propensas a conceber gêmeos.

Amamentação: mulheres que engravidam durante a amamentação são mais propensas a conceber gêmeos.

- É verdade que a amamentação também pode afetar a fertilidade e prevenir a gravidez, especialmente nos seis primeiros meses de vida do bebê, caso ele se alimente exclusivamente de leite materno. No entanto, é possível engravidar durante a amamentação. E de gêmeos! Um estudo verificou que a taxa de gêmeos é de 11,4% entre as mulheres que amamentam, em comparação com apenas 1,1% em mulheres que não amamentam – afirma o ginecologista.

Dieta: embora muitas pesquisas sobre este tema ainda estejam em curso, alguns estudos descobriram que mulheres que consomem mais produtos lácteos são mais propensas a conceber gêmeos.

DONNA FASHION DC 2012 - Desfile Cori

DONNA FASHION DC 2012 – DESFILE CORI

Matéria anterior
13328764

SAIBA COMO ELIMINAR OS GERMES DA SUA COZINHA

Próxima Matéria