QUIZ: QUE CERVEJA COMBINA COM O PRATO DE HOJE À NOITE?

Teste seus conhecimentos e descubra como harmonizar a bebida mais popular deste inverno com vários tipos de comida

Pastel, um bom filé, bolinho de camarão: sabe que cerveja casa com eles?
Pastel, um bom filé, bolinho de camarão: sabe que cerveja casa com eles? Foto: Reprodução

Existem centenas de cervejas e de formas de harmonizá-las com comidas. A recomendação é deguste, deguste e deguste. A cerveja é bem mais simples harmonizar do que o vinho. As combinações abaixo complementam os pratos, mas tipos opostos podem, justamente, servir para limpar o paladar.  Portanto, teste e  combine à vontade.

Weiss – Cervejas de trigo, estilo alemão ou belga, leves e carbonadas, combinam com sushi, bruschetta, ceviche, sashimi, omelete de aspargos, casquinha de siri, bolinho de camarão e queijos como mussarela de búfala e coalho. Evite servi-las com sobremesas à base de chocolate.

Pale Ale – As Pale Ale, aromáticas e com notas cítricas, combinam com receitas apimentadas, como as mexicanas, tailandesas e vietnamitas. Não se dão bem com sobremesas. Ale ou Lager escura harmonizam bem com filés, costeletas, churrasco e presunto. Não combinam com os queijos azuis e nem com peixes.

Pilsen – As tradicionais Pilsens, leves e de baixo amargor, acompanham bem saladas ceasar, folhas, frango e peixes brancos grelhados. Como bem sabe o brasileiro, vão bem também com petiscos como batatas fritas, bolinhos ou pastéis de queijo.

Dunkel – Com notas tostadas marcantes, são densas e perfeitas para acompanhar feijoada, churrasco, sobremesa de chocolate, torta e sorvetes. Ofuscam os peixes e os queijos frescos, além de não combinarem com a cozinha oriental.

Teste seus conhecimentos

Com o crescimento das cervejas artesanais e especiais no país, tema da reportagem desta semana da revista Donna, a rica gastronomia brasileira ganhou uma série de possibilidades de harmonização. Neste teste, adivinhe que tipo de cerveja é o melhor acompanhamento para os pratos a seguir e, depois, divirta-se recombinado sabores você mesmo.

Clique aqui para fazer o teste

tiago-fragoso-sendo-entrevistado-por-zeca-camargo

THIAGO FRAGOSO CONTA QUE TEVE MEDO DE MORRER

Matéria anterior
Servida quente, a sopa tailandesa é excelente opção para o inverno

APRENDA A FAZER UMA TÍPICA SOPA TAILANDESA

Próxima Matéria