CATARINENSE ATUA COMO GUIA NA BUSCA PELO EQUILÍBRIO DA MENTE COM O CORPO

Nascida em Lages, desde os 19 anos Shirayam Solkin dedica-se a orientar pessoas

Shirayam explica que todo ser humano tem três necessidades: as básicas (casa, comida e dinheiro), as médias (família, lazer, estudo e turismo) e as elevadas (autoconhecimento)
Shirayam explica que todo ser humano tem três necessidades: as básicas (casa, comida e dinheiro), as médias (família, lazer, estudo e turismo) e as elevadas (autoconhecimento) Foto: Vani Boza

Compreender um “não”, um fracasso, uma perda. Tudo isso é fundamental para uma vida saudável. Tão importante quanto se alimentar corretamente, praticar exercícios físicos e não fumar. A mente precisa estar em perfeita harmonia com o corpo. E tem gente que ensina como fazer isso.

Shirayam Solkin, 35 anos, é uma catarinense nascida em Lages, na Serra, e desde os 19 dedica-se a orientar pessoas sozinhas, casais e famílias inteiras de todo mundo a encontrar este equilíbrio. Atualmente vivendo em Miami, nos Estados Unidos, e membro da Organização Internacional Condor Blanco, sediada em uma reserva ecológica de condores no sul do Chile, ela ministra conferências e seminários nos quais estimula a autonomia no processo de pensar, sentir e atuar no dia a dia.

O público-alvo é formado por pessoas que buscam mais intimidade com o diálogo interno e com os pensamentos diários que levam ao êxito ou ao fracasso. Um redesenho na linguagem cotidiana, a substituição de palavras que causam estresse por sinônimos que geram paz, a consciência de miséria e abundância, a purificação e a positivação da mente, as relações com as pessoas, o próprio corpo e o dinheiro, o redesenho da identidade a partir da quebra de limites ou medos e a compreensão de quem somos e do que somos capazes. Tudo isso é abordado nos encontros.

Necessidades humanas

Shirayam explica que todo ser humano tem três necessidades: as básicas (casa, comida e dinheiro), as médias (família, lazer, estudo e turismo) e as elevadas (autoconhecimento). E durante todo o processo são trabalhados intensamente os sonhos e as metas dos participantes.

A Organização Internacional Condor Blanco atua com seis escolas de liderança, dentre as quais, a Free Mind (em inglês, Mente Livre), da qual a lageana Shirayam é produtora mundial. O programa é dividido em quatro módulos, que vão de seminários nas cidades onde os participantes moram a megaeventos anuais – neste ano será em agosto, em Fortaleza (CE) – e um acampamento de oito dias com pessoas de 11 países diferentes nas montanhas dos Andes.

O resultado de tudo isso, garante Shirayam, é o fato de muitas pessoas terem parado de fumar e tomar antidepressivos, recuperarem casamentos falidos, encontrarem o emprego ideal, emagrecerem, curarem a insônia e livrarem-se da síndrome do pânico.

- Ensinamos a, cada vez que se reclamar de algo, agradecer por três coisas na vida. Só sofre e é triste quem quer. O sofrimento é opcional – sentencia Shirayam.

Serviço

- Em Santa Catarina, os próximos encontros do Free Mind ocorrem de 17 a 19 de agosto, em Lages; e no mês de setembro, em data ainda a ser definida, em Chapecó;

- Informações pelo site www.freemindcb.com, pelo e-mail shirayamcb@aol.com ou pelos telefones (49) 3222-9092 e 9122-0076, com Silvia;

- Todo o dinheiro arrecadado nos programas é destinado a manter a Fundação Condor Blanco, uma reserva ecológica de 350 hectares localizada ao sul do Chile e onde estão 40% dos ninhos de condores da América Latina; a edição de livros, com 19 mil exemplares lançados nos últimos quatro anos em cinco diferentes idiomas; um projeto de permacultura (energias renováveis na montanha) e a banda Nyma Project, que transforma em música os ensinamentos da organização.

13626736

VIVIANE BEVILACQUA: ORGULHO DO PAPAI!

Matéria anterior
13626922

JENNIFER LOPEZ É HOSPITALIZADA E TEM DOCUMENTOS ROUBADOS NA ARGENTINA

Próxima Matéria