AS CRIAÇÕES DO CHEF FRANCIS MALLMANN, ARGENTINO COM FAMA INTERNACIONAL

Celia Ribeiro fala sobre o chef e repassa uma das receitas mais famosas de Mallmann

13762954
Foto: Divulgação

Se levarmos em consideração que Punta del Este é frequentada por cidadãos de refinado paladar vindos dos grandes centros do mundo para curtir o verão naquela sofisticada praia do Uruguai, concluímos que o chef  argentino Francis Mallmann, nascido na Patagônia, que abriu um restaurante na praia de Santo Inácio, a 30 quilômetros do centro de Punta tem fama internacional. 

Com restaurantes também em São Paulo e em Buenos Aires, onde possui o Patagônia Sur, Francis Mallmann diz em seu livro Siete Fuegos: Mi Cocina Argentina, lançado em 2010 pela editora  V&R, que em cada um deles é feito o pão para consumo próprio, como  “reafirmação diária de quem somos, e onde é mais provável que haja harmonia e afeto”. 

Carnes e peixes são a matéria prima preferida nas receitas de Francis, com forte influência da cozinha argentina com os assados na grelha e no fogo crepitante das churrasqueiras. Tudo isto sem perder o charme da alta gastronomia francesa que Francis Mallmann domina através de longas temporadas em Paris. Seus pratos são de bonita aparência e se não houvesse excelentes receitas no livro, só olhar as fotos, das quais se pode tirar tantas idéias, valeria a pena adquiri-lo para nossa biblioteca gastronômica particular. Com as mais apetitosas imagens, inclusive de Francis Mallmann, deixo a sugestão para quem for ao Uruguai e a Argentina neste inverno de comprar o livro, praticar e adaptar as receitas em sua casa. Uma das especialidades é o cordeiro sobre ervas. Se não dispusermos da matéria prima, os molhos de cozimento já nos impelem a obter novo sabor em nossa cozinha.

Receita tradicional para comemorar 9 de julho, dia da independência da Argentina

Trata-se de uma rica preparação de abóbora recheada com temperos, que vai ao forno por uma hora até ficar macia. Logo que for retirada a abóbora é recheada com guisado de carne, cenouras, batata doce cortada em rodelas, espiga de milho em fatias grossas e caldo de carne, mais cebola. Por fim é vertido azeite de oliva sobre toda a abóbora. Um prato do inverno do pampa argentino, apropriado ao nosso gélido Rio Grande. 

O paulista de 37 anos é o preferido de grandes executivos, atores e cantores

JOÃO CAMARGO, O ALFAIATE DAS ESTRELAS

Matéria anterior
Ilustrações da obra são de autoria do próprio Christian Lacroix

BIOGRAFIA DE CHRISTIAN LACROIX É CONTADA SOB A ÓTICA DOS CONTO DE FADAS DOS IRMÃOS GRIMM

Próxima Matéria