IOGA NA PRANCHA: CONHEÇA O ESPORTE QUE É A CARA DO VERÃO

Difundida por uma amante de esportes radicais, a atividade une equilíbrio e relaxamento num cenário incrível

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Foto: Gillian Gibree

Febre desde 2013 entre os amantes de esportes ao ar livre, o stand up paddle ganha uma nova versão: ao invés de remar mar afora, a participante usa a prancha como base para praticar ioga. Os exercícios de força e relaxamento realizados na praia, num cenário fresquinho e inspirador, têm encantado cada vez mais gente. A atriz Carolina Dieckmann é uma das entusiastas. No começo do ano, até foi flagrada pelo amigo Luciano Huck treinando o equilíbrio sob o sol.

A americana Gillian Gibree, que dá aulas de stand up paddle nas praias da Califórnia, foi uma das responsáveis por espalhar o amor pelo exercício. Em 2010, ela testou os primeiros movimentos de ioga sobre uma prancha e percebeu que os benefícios para corpo e mente se multiplicavam com a atividade sendo feita na água.

- A SUP ioga permite que você se conecte com a natureza de um jeito diferente. Onde mais você poderia tomar um solzinho, ouvir as gaivotas e balançar em um ritmo gostoso senão dentro da água? – brinca Gillian.

Engana-se quem desconfia que a ioga na prancha seja bem mais fácil de ser praticada do que em terra firme. Apesar de eventuais tombos serem premiados com um mergulho refrescante, é mais complicado se equilibrar estando numa superfície instável. O esforço para se manter firme, no entanto, enrijece pernas e abdômen, regiões onde a praticante deposita força para não cair.

Uma hora de stand up paddle ioga queima cerca de 500 calorias. O exercício com instrutores especializados é oferecido em academias de remo do Rio de Janeiro, mas quem já pratica as duas atividades em separado pode testar a combinação por conta própria.

- Só não pode descuidar da segurança e nem do filtro solar. Roupas confortáveis, pé descalço e áreas de mar calmo são fundamentais – diz Gillian Gibree, que no vídeo abaixo mostra um pouquinho de SUP ioga no mar do Taiti.

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