Sete livros com temática pet para o Dia das Mães

Ainda naquela dúvida do presente para o Dia das Mães? Aqui algumas dicas do que (ainda) está na prateleira para aquela mãe que adora o universo pet!

Quer mergulhar fundo no mundo dos gatos? Justine A.Lee, autora do livro Este mundo é dos gatos responde dúvidas que vão desde a doação de sangue até curiosidades do mundo dos felinos passando por comportamento e dicas para corrigir alguns vícios.

Para as mães que curtem uma literatura espírita, Um amor de quatro patas, de Sérgio Chiamatti, é um romance onde cão é tratado com a seriedade e consideração devidos a qualquer ser vivo, animais da Criação que têm papel fundamental na evolução da humanidade.

Ainda nessa linha, o curioso ponto de vista de tudo o que vivemos narrados por um cachorro no final de sua vida é a aposta de A arte de correr na chuva, um cão intimista que conta o que aprendeu com seus humanos na terra. A narrativa é interessante mas já aviso: ainda no  primeiro capítulo, o animal está velho e sabe que vai morrer *** arraste o mouse ou selecione no “touch” para spoiler -> que está velho e se despedindo da vida, ou seja, o protagonista fofo peludinho morre no fina

Falando em morte,  Marley e eu segue uma excelente pedida. Embora meio mundo já o tenha visto na telona, e chorado em seus últimos capítulos, a leitura é fácil, leve e tem momentos bem divertidos.

Outro livro que considera, e muito, a presença de um cachorro na vida de um casal, dedicando parágrafos e mais parágrafos para um cocker spaniel, é o célebre Flush, de Virgínia Wolf. Escrito (acredite) na década de 30, o livro foi um sucesso de venda mas se manteve à margem da crítica por se tratar de uma narrativa menos antropocêntrica do mundo. Relançada em 1990, o livro acerta em trazer à tona os sentimentos de um animal e ainda retrata a atmosfera de uma Europa do século retrasado…

Para quem se entretém com belas fotos e gosta de saber em que condições se criaram as raças de cães e gatos que conhecemos, o Pet Book, de Claudio Schleder, é aquele livro grande que muita mãe gosta de deixar sobre a mesa do centro da sala ou no canto de um balcão, bela leitura também para as visitas.

Sporting Dog and Retriever Training segue a mesma finalidade do descrito acima, mas é em inglês, uma forma das mamães poliglotas manterem seus estudos  em dia.

Livros de adestramento e banho e tosa ainda são uma boa pedida, mas se prepare para pedalar para encontrá-los. Esses livros não costumam parar na prateleira. Manual de tosa, higiene e cuidados para cães e gatos, de Sue Dallas, e os livros de comportamento e adestramento de César Millan, o “encantador de cães”, já estão em falta em algumas livrarias. O mais seguro, nesse caso, é a compra pela internet, mas o inconveniente é que o presente ficará guardado até a próxima data comemorativa.