Pulgas! Elas já estão entre nós. Saiba como prevenir

Para quem não sabe, esse calorzinho que vem se estendendo nos últimos dias é prato cheio para as pulgas que já começam a dar o seu alô. Apesar de muitos pets se quer saírem de suas casas, uma coceira suspeita e lá está aquela figura preta irritante tentando fugir da ponta de suas unhas e buscando refúgio em algum recôncavo no corpo de seu mascote.

Mas se a pulga vem de outro animal e o meu não convive com ninguém, de onde veio essa danada? Do chão, da grama, e até do telhado de sua casa se este recebe a visita de gatos que livremente passeiam por entre os muros de seus vizinhos.

A pulga, embora adore, não vive o tempo todo sobre o lombo de seu pet. Ela se reproduz e coloca ovos, centenas deles por dia, daí a explicação de sua insistente presença. Por mais adversas que parecem as circunstâncias, um que outro ovo sempre acaba encontrando as condições ideais para se reproduzir e isso incluí calorzinhos  no meio do inverno. Os ovos que são colocados sobre a pele do animal acabam por cair e a temperatura dos últimos dias favorece sua eclosão.

Sentiu o drama? Se seu pet pega uma pulga hoje centenas de ovos podem estar em sua casa em poucas semanas. E a presença delas não será necessariamente sentida nos próximos dias, mas na primavera, quando o calor se mostrar mais constante,  daí ficar distante saber por que e de onde veio o pulguedo se seu pet, afinal,  quase nunca sai de casa.

Fique de olho: locais que não recebem raios solares diretos, pouca humidade e calor constante e lá vem o pulgaredo. Frestas do parquê, carpetes, sofás, caminhas dos pets, frestas de madeira e terra seca são os locais onde os ovos costumam se criar. Sendo assim, uma boa higiene na casa ajuda a segurar o problema. No caso dos cães, o mesmo deve ser feito em seu pet tomando semanalmente um banho com shampoo adequados para essa finalidade.

Nesse mesmo raciocínio, a melhor maneira de já ir se prevenindo é usando agente publicidas em forma de coleira, medicação ou por meio de pipetas que se coloca sobre o pescoço do pet também ajuda a eliminar o problema.