Patas, unhas, pelos, dente: check-list de higiene para seus pets com a chegada do calor

E a primavera está chegando, no próximo dia 22: não pense que os pets não sentem a mudança dos ares, até porque é o período de reprodução para muitos deles. Agora é tempo de tirar os animais de dentro dos apartamentos e dar aquele trato no visual.

Embora a corrida pelas pet shops comece nos meses de novembro e dezembro, há quem prefira deixar pronto seu mascote para as temperaturas mais quentes desde já, uma forma de garantir uma pelagem saudável, mas não tão curta, para o final do ano.

Na saída do inverno, saiba que não é apenas pelo alto e nós no pelo atrás do pescoço que estão incomodando seu pet. Pequenos cuidados farão um grande diferença no humor de seu mascote que já está sentindo a chegada da nova estação.

1. Olhos

Para quem passou o inverno com aquela franjinha despontada agora pode optar em deixar os olhos de ser pet livres da cortina. O canto dos olhos, onde se acumulam secreções, também é um espaço que pode estar precisando de higiene.

Foto: Pexels, reprodução

2. Dentes

Pensando em uma higiene bucal? Pelo macio no final do ano e hálito desagradável não combina. Se seu pet é daqueles que acumula muito tártaro, talvez seja hora de fazer uma limpeza profissional. Cães e gatos mais jovens ou com menor propensão ao tártaro podem ter a boca higienizada com uma gaze envolta do dedo. Mas não esqueça de limpar os dentes na parte que fica encostada na língua e também os molares. Manter esse costume só faz bem ao seu mascote.

dogs-49324

3. Patas

Pelos entre os dedos? É hora de remover esses nós que, além de desagradáveis, podem estar favorecendo a proliferação de fungos. Para cães que se mostram alérgicos à lâmina de tosa, uma tesourinha e uma boa dose de paciência também trazem excelente resultado.

4. Unhas

Gatos com arranhador em casa e cães que passeiam com freqüência podem não estar passando por esse desconforto, mas nada mais desagradável do que correr e sentir as pontas das unhas raspando no chão. Lembre-se que unhas cumpridas também afetam o equilíbrio de seu pet

dog-feet-1543307

5. Ouvidos

Um dos grandes vilões da saúde de seu pet, calor e umidade é prato cheio quando há acúmulo de pelos. Cheiro de queijo forte quando abraça seu pet? Pode ser a higiene do ouvido que está deixando a desejar. Peça para um profissional remover os pelos e continue com o tratamento aplicando produtos específicos para essa área em casa.

collie-595419_1920

6. Pelos

Por mais que você adora seu lhasa apto com pelo até o chão, lembre-se que talvez ele prefira uma cobertura mais fina para usar no verão. Para quem ainda não quer baixar o pelo de seu pet peludo, verifique por onde anda a saúde de sua pele escondida debaixo desse casaco. Animais peludos exigem cuidados redobrados e quem pulou muitos banhos pode estar com algumas áreas da pele precisando de ventilação. Verifique os locais em que ele costuma se coçar.

white-1019003

7. Tosa higiênica

E quem não gosta de sentir um piso frio nos pés na barriga nos dias mais quentes? Para quem não quer ver seu pet tosado, a tosa higiênica permite ventilação nas áreas que favorecem o mau cheiro em seu pet. Nessa modalidade, barriga e genitália perdem a cobertura pilosa. Você pode aproveitar o uso da lâmina e pedir para que seja revisto a franja e os ouvidos de seu mascote. Mas cuidado com a lâmina! Muitos animais voltam com a pele irritada em determinados locais se a tosa for muito baixa. Converse previamente com o profissional e escolha a opção que melhor combina com a rotina e personalidade de seu pet.

Leia mais
:: Quer dar um pet para seu filho no Dia das Crianças? Confira dicas para escolher o mascote
:: Em oito passos, aprenda a dar remédio para o seu pet sem (muito) sofrimento
:: Você sabia que seu pet pode ter pressão alta? Veja como descobrir