Nem na Páscoa! Por que seu cachorro não pode consumir nenhum pedacinho de chocolate

A gente já chamou atenção outras vezes, mas nunca é demais discutir sobre o tema. Por mais que você já saiba que chocolate é tóxico para os animais de estimação: isso em função da teobromina e cafeína, componentes do produto, ninguém está livre de uma criança oferecer a guloseima para o mascote, ou até mesmo ter seu ovo de Páscoa roubado de cima da mesa por um cão curioso.

Olha que esses acidentes são bastante comuns e você só descobre porque lá estão o papel todo revirado e seu pet feliz da vida no meio de uma borra grudenta.

Chocolates tipo amargo são os que oferecem mais risco para desenvolver um quadro de intoxicação que pode acontecer horas depois de seu pet ter se refestelado com o chocolate, e isso vai depender da quantidade ingerida e do porte físico dele.

Se seu pet foi flagrado grudado no seu ovo de Páscoa, não vacile em levá-lo ao médico-veterinário nem que seja para ficar em observação. De rápida absorção, estas substâncias, ao caírem na corrente sanguínea, atingem o sistema nervoso central e ocasionam excitação – daí você perceber um cão ofegante, com tremores inexplicáveis e até com vômitos e diarreia. Cabe lembrar que uma barrinha de 120g fornecida em uma única vez pode ser fatal para um cãozinho de dois quilos.

pexels-photo-754394-748x498

Quer fazer um agradinho? Ofereça um petisco elaborado por experts especialmente para essa época do ano. Uma frutinha também sempre cai bem, mas mesmo com tantos mimos pode acontecer de seu pet querer se grudar justamente naquele ovo gigantesco de papel dourado, o petisco gordo e suculento que você descobriu com o pacote todo revirado em meio a um pet feliz e lambuzado. Todo cuidado é pouco e o melhor a fazer é deixar os ovos de Páscoa em locais altos e bem escondidos também das crianças.

Leia mais:
:: Alimentação para cães e gatos: entenda os riscos de mudar a dieta dos pets
:: Frutas que seu pet pode (e deve) consumir
:: Atenção! Chocolate possui substâncias tóxicas para os pets