Tranquilidade e leveza: que tal escolher um peixe para ter em casa?

Quer ter um pouco de leveza dentro de casa, sentir-se mais arejada e em contato com a natureza? Várias são as opções de se ter um pouco mais do mundo natural perto da gente, mas sempre vai ter quem esteja atravessando um período de instabilidade na rotina, situações que nem mesmo um simplório vaso de planta terá o cuidado necessário para dar aquela sensação de mais uma vida habitando a casa.
Se é assim com uma planta, imagina a companhia de um pet?

Para quem curte cuidar de alguma coisa e usufruir de momentos de relaxamento, mas sem assumir grandes compromissos, um peixinho e um aquário pode ser o início de uma bela e serena amizade. A companhia silenciosa de um peixe e o movimento das plantas em um espaço líquido podem trazer aquela sensação de bem-estar em chegar em casa.

guppy-2238451_1920

É bem comum a brincadeira começar com um peixe beta em um aquário de 8 litros e terminar em um belo e complexo mundo aquático de 250 litros. Assim é possível ter muitos amiguinhos nadando de um lado para o outro entre plantas, pontes de plástico e mergulhadores de brinquedo.

aquarium-323717_1920
A relação com os peixes é algo muito subjetivo mas que pode ser decifrado ao longo do tempo. Ao ver gente em casa, eles se amontoam em determinado ponto do aquário, uma forma de venerar o “Poseidon” que acabou de chegar.

Porém não se iluda, o interesse pelo movimento humano é comida, mas ainda assim você se sente muito bem em reconhecer a necessidade deles e colocar sobre suas boquinhas – a essas alturas escancaradas sobre a superfície da água – o tão desejado alimento. O ambiente tem pH e temperatura coordenados por você e é necessário entender suas necessidades.

veiltail-11456_1920

Vai viajar? Sem problema. Leva motor e vidro para a casa da sogra ou, dependendo do tamanho, deixa no comedouro automático sem drama e nem culpa. Mas atenção! Aquário pode ter um efeito semelhante aquele exercido pela tatuagem em algumas pessoas, ou seja: basta ter o primeiro e já vem a vontade de ter três ou quatro de uma só vez.

Para conhecer esse mundo tão particular, comece com nosso belo e simpático peixe beta e permita o aquarismo se instalar de forma lenta e gradual na sua rotina. Atingir o equilíbrio da água exige cuidados e alguns estudos que não podem ser negligenciados sob pena de seus novos companheiros perderem muito mais do que o bom humor, mas até mesmo a própria vida.

fresh-980406_1920

Pronta para receber um novo amigo? Um, não, vários. Grupos de aquariomaníacos você pesca nas redes sociais e internet onde você encontra dicas e pode postar fotos de seus mascotes, o que se torna uma outra forma de fazer amigos e se relacionar com pessoas.

Leia mais:
:: Pense rápido: qual foi o pet mais legal da sua vida?
:: Agora é científico! Cães precisam mais dos seus donos do que gatos
:: Gato com cão, cão com hamster… Dicas para adaptar um animal de outra espécie na casa