10 dúvidas de beleza: especialistas respondem, desde make até cuidados com corpo e rosto

Convocamos as leitoras do Grupo da Beleza Donna no Facebook para listar suas principais dúvidas quando o assunto é maquiagem, cuidados com a pele e tratamentos para o corpo. E agora, compartilhamos as respostas e as dicas de profissionais especialistas em cada área. Confira!

Maquiagem

Por Andrea Garcia, maquiadora do Camarim Portátil
e professora de automaquiagem

Para amenizar as olheiras, primeiro vai o corretivo e depois base líquida? E o pó? Qual a sequência certa? Coloco nas pálpebras também?

Luciana de Magalhães Soares Smit, 40 anos, pedagoga

008e83ad

Cada maquiador tem sua sequência. A minha é: e prefiro colocar base antes para já neutralizar um pouco do tom da pele e depois colocar o corretivo. O corretivo pode ser colocado também na pálpebra, pois ajuda a disfarçar a olheira e a fixar melhor a sombra. Em relação ao pó, não aconselho colocar muito porque essa região é muito fácil de ficar com as linhas de expressão marcadas. Uso um bem fininho e bem pouco, na verdade mal e mal toco.

Como deve ser a maquiagem de uma mulher de pele madura?

Tânia Ortiz Hampe, 69 anos, aposentada

Quanto à pele madura, siga a mesma sequência da resposta anterior. É sempre recomendado não sobrepor um produto em cima do outro, corretivo, base e pó, porque quanto mais produto sobrepor mais pesada fica, fica craquelado. Sugiro optar sempre por produtos como BB Cream ou CC Cream e ainda novidades com tecnologia que já vêm com disfarce para manchas e melasma. São produtos que, hoje em dia, já se intitulam corretivo e pó no mesmo produto. E existem ainda produtos que dão um efeito lifting antes de aplicar a make.

008f7d13

Cuidados com a pele

Por Analupe Webber, dermatologista, diretora da Sociedade
Brasileira de Dermatologia | Secção RS

O que é mesmo essencial? Tem tanta coisa que eu não sei mais… Vitamina C, sérum? Um para o dia, outro para a noite? Limpar e tonificar ou só limpar é ok?

Gabriela Carminatti 27 anos, publicitária

Depende do seu tipo de pele. O que todas precisam diariamente é: limpeza, hidratação e protetor solar. O tipo de produto (sérum, creme, gel, óleo…) também varia. Peles mais oleosas requerem produtos em gel ou sérum, enquanto que, para as peles mais ressecadas, geralmente são indicados cremes.

Confira também
:: Com orgulho! Mulheres compartilham suas histórias de libertação e aceitação dos cabelos brancos
:: Como escolher a escova certa para o seu cabelo
:: Sem oleosidade: saiba como curtir o verão com a pele sequinha e os cabelos com cara de recém-lavados

O que fazer para uniformizar o tom da pele do rosto?

Beatriz Gomes, 57 anos, estenotipista

Primeiro, é preciso identificar a causa do escurecimento da pele, de manchas ou irregularidades no tom. Com o diagnóstico, são indicados os produtos com ingredientes específicos para clareamento. Em geral, produtos com vitamina C e alfahidroxiacidos têm efeito clareador. Para certos casos, são indicados procedimentos como peelings e lasers, entre outros.

O que faço para amenizar os poros dilatados no rosto?

Patrícia Gomes Nunes, 41 anos, professora

Escolha produtos de uso domiciliar para limpeza, esfoliação e renovação da pele da face. Se não houver melhora com o uso destes produtos tópicos, procedimentos como peelings químicos, laser ou mesmo microagulhamento são indicados.

Existe algum produto que recupere a firmeza da pele ou só plásticas resolvem?

Rose Javarez, 51 anos, engenheira

Depende. Casos muito leves de flacidez: tratamentos tópicos resolvem (produtos com efeito tensor mais rapido e pouco duradouros. São os famosos cremes com “ efeito Cinderela”, para uma festa, por exemplo). Casos leves a moderados: procedimentos não invasivos (lasers, radiofrequência e ultrassom microfocado, por exemplo, para flacidez cutânea). Para casos severos, existe a opção da cirurgia plástica.

 

Região dos olhos

Por Adriana Elsner, dermatologista

Fazer a extensão de cílios está súper em alta. Fazer com frequência prejudica os cílios naturais?

Luana Oliveira, 32 anos,
designer de interiores

A colocação pode provocar três problemas básicos: alergia, infeções e perda temporária ou permanente dos cílios. O maior inimigo neste caso é a cola. Dependendo do tipo usado, com substâncias inapropriada, pode em uma única aplicação provocar alergia (às vezes até mesmo as ditas hipoalergênicas), pois a região dos olhos é a mais delicada do corpo. Pode ocorrer conjuntivite, blefarites e queda. Se a pessoa já tem histórico de alergia nesta região, o risco é maior. Outra questão importante é a perda dos cílios provocada pelo simples peso do alongamento, provocando um estresse sobre os fios naturais. Os cílios artificiais acabam forçando o folículo capilar e podem provocar queda. Se o uso for muito frequente, a queda pode ser permanente. Pesquise bastante sobre o profissional e converse com outras clientes e amigas antes de colocar.

Comece colando o cílio pelo meio, depois pelas laterais. Aperte suavemente para que haja fixação. Finalize a aplicação com três camadas de máscara para cílios

A cera depilatória pode escurecer a pele quando usada na pálpebra?

Cristiani Otto, 42 anos, consultora

Pode, sim. E se a cera for quente, o risco é maior, pois o calor pode provocar o que chamamos de hipercromia pós-inflamatória. Tomar sol após a depilação também aumenta o risco de manchas. Faça intervalos de 25 dias entre uma depilação e outra. Mesmo com cera fria, se o intervalo for pequeno, pode manchar. Se estiver usando algum ácido, o risco de manchas é maior. Pare com o ácido cinco dias antes. A pele das pálpebras é a pele mais fina do corpo, então tudo que agredir demais esta região pode provocar danos. O mais indicado é a retirada de fio a fio, onde a agressão é bem menor _ com pinça ou linha.

Corpo

Pela dermatologista Carolina Feijó

As massagens estéticas realmente ajudam?

*******Adriana Beiler******

Creme firmador pro corpo funciona de verdade?

Allana Griebler, 28 anos,
social media

As massagens estéticas com intuito de diminuírem a gordura não funcionam, mas como drenagem linfática, para reduzir os edemas, sim. Sempre fui da teoria de que a massagem só emagrece a massagista. A formação de gordura tem um processo complexo que envolve energia, glicose… uma série de fatores para manter a célula adiposa. Para diminuir ou se faz por lipoaspiração ou dieta ou se usam métodos da indústria da estética com equipamentos que conseguem derreter ou congelar a gordura e diminuir o tamanho dessa célula adiposa. Com a massagem seu corpo consegue desinchar, mas não consegue emagrecer a célula adiposa.

00731456

Já os cremes firmadores, dependendo da sua composição, podem promover um efeito tensor, sim (exemplos de ingredientes tensores para você pesquisar sobre o produto: liftiline, elastocell…). Mas vale lembrar que tanto as massagens quanto os cremes são apenas coadjuvantes da boa alimentação e prática de exercícios físicos regulares.

Leia mais
:: Como tratar as manchinhas que aparecem após uma temporada sob o sol 
:: Nutella no rosto, Coca-Cola no cabelo e mais: 3 hábitos curiosos de beleza das celebridades
:: Saiba quais os cortes e as cores de cabelos que vão bombar neste inverno

As últimas do Donna
Comente

Hot no Donna