4 receitas caseiras com ingredientes funcionais para rejuvenescer a pele

A importância de ingredientes funcionais para o nosso organismo já é reconhecida em programas alimentares e receitas espalhadas pela internet. Mas o que poucos sabem é que eles podem fazer muito pela saúde da pele, agindo diretamente sobre ela.

As fórmulas caseiras com pepino, mel, abóbora e óleo de gergelim ajudam a combater o envelhecimento e os radicais livres, deixando a pele mais viçosa, elástica e nutrida. A bioquímica e terapeuta ortomolecular Heloísa Bernardes, autora do livro “De Olho na Saúde” (Ed. Alaúde) indica 4 receitas estéticas para nutrir , rejuvenescer e limpar a pele.

Máscara nutritiva e rejuvenescedora

Ingredientes

♦ 250 g de abóbora madura sem casca
♦ 1 gema de ovo crua
♦ 3 colheres (chá) de gelatina incolor e sem sabor em pó
♦ 3 colheres (chá) de mel
♦ 1 colher (chá) de óleo de gergelim

Preparo

Rale a abóbora e bata-a com um pouco de água filtrada morna no liquidificador. Depois, junte a gema e a gelatina e bata novamente. Em seguida, adicione o mel e continue batendo até que todos os ingredientes estejam agregados de forma homogênea.

Aplique no rosto e no pescoço e deixe agir por 1 hora. Retire com água morna e depois lave o rosto com água fria. Repita uma vez por semana.

Máscara firmadora

mel

Ingredientes

♦ 1 clara de ovo
♦ 1 colher (sobremesa) de mel
♦ 4 colheres (chá) de água quente
♦ 1 colher (sobremesa) de óleo de linhaça
♦ 2 folhas de gelatina incolor e sem sabor

Preparo

Bata a clara até chegar em ponto de neve e adicione o mel. Aplique a mistura em todo o ros­to com o auxílio de um pincel ou de al­godão.

Passe as folhas de gelatina primeiramente em água fria e, em seguida, na mistura de água quente e óleo de linhaça. Aplique as folhas no rosto e deixe re­pousar por 15 minutos. Retire delicadamente e passe uma esponja com água e óleo de linhaça no rosto.

Creme facial noturno antirrugas

Indicado para pessoas acima dos 25 anos e com todos os tipos de pele. A receita ajuda também a clarear as sardas pronunciadas.

Related image

Ingredientes

♦ 1 pepino
♦ 1 colher (chá) de óleo de gergelim
♦ 1 colher (sopa) de farinha de trigo integral
♦ 1 colher (sopa) de amido de milho

Preparo

Descasque o pepino e bata no liquidificador com um pouco de água filtrada, se necessário. Coe a mistura e reserve o suco. Adicione os demais ingredientes ao suco de pepino e misture bem, até obter um creme de consistência macia. Se necessário, acrescente um pouco mais de farinha de trigo ou amido de milho.

Aplique à noite, após a limpeza do rosto, massageando levemente e durma com o creme. Na manhã seguinte, retire-o com água fria. É indicado aplicar uma vez por semana.

Creme de limpeza facial para todos os tipos de pele 

Image result

Ingredientes

♦ ½ xícara (chá) de água morna
♦ ½ xicara (chá) de farinha de aveia
♦ 1 colher (sopa) rasa de óleo de macadâmia

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura cremosa e homogênea. Guarde em um recipiente bem vedado na geladeira. Use pela manhã e à noite por até dois meses.

Para aplicar, ponha uma pequena porção na palma da mão e massageie o rosto. Em seguida, enxague com água morna.

Leia mais
:: 8 hábitos que aceleram o envelhecimento da pele
:: Como tratar as manchinhas que aparecem após uma temporada sob o sol
:: Sem oleosidade: saiba como curtir o verão com a pele sequinha e os cabelos com cara de recém-lavados

Leia mais
Comente

Hot no Donna