As 5 regras para ter pele e cabelo saudáveis no verão

Uma enxurrada de tratamentos estéticos toma nosso mundo de assalto às vésperas do verão. Tudo para esculpir o corpo e prepará-lo para ficar à mostra. Nessa onda de ficar magra-linda-sem-celulite, a gente às vezes até esquece que a pele e os cabelos merecem a mesma atenção nos dias quentes, pois o combo praia+piscina+sol pode acabar com eles. Para ajudar você a não se descuidar da pele e dos cabelos, Donna preparou as cinco regras básicas para enfrentar o verão. As dicas são da equipe do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa, de Gramado.

1 – Hidratação do Rosto – Jamais, em hipótese alguma, descuide dela. O preço a pagar pode ser alto demais em forma de envelhecimento precoce, linhas de expressão e perda de elasticidade. As máscaras com ativos antioxindantes, nutritivos e hidratantes são sempre bem vindas para isso. Máscara com base de ouro, restaurador celular, reposição de colágeno e as hidratações com proteína, como a hidratação de fios de seda, por exemplo, são ótimas para aumentar o viço da pele facial. Para o dia a dia, mantenha a saúde do rosto, pescoço e colo com produtos contendo vitamina C. Além de combater a formação de radicais livres e o consequente envelhecimento, a vitamina C deixa a pele mais resistente aos efeitos danosos do sol.

sol2

2 – Hidratação do Corpo – Para o corpo, as esfoliações e hidratações são indicadas após exposição solar, para recuperar a nutrição da pele. Podem ser utilizados produtos à base de semente de apricot, óleo de rosa mosqueta e leite de cabra com canela.

:: Especialista dá dicas de como escolher o xampu certo para o seu tipo de cabelo
:: Os cuidados que você precisa ter com a pele antes de dormir e ao acordar

3 – Banho frio (ou quase) – O banho durante o verão deve ser frio ou quase frio. Os sabonetes glicerinados ou hidratantes são boas opções para limpeza. Após o banho, hidratantes sob a forma de loção ou gel podem ser usados nas áreas do corpo que costumam ressecar – eles vão ajudar a segurar a hidratação da pele, evitando a perda de líquidos.

4 – Proteja-se do sol – Para evitar males como envelhecimento precoce, queimaduras e, principalmente, câncer de pele, o uso de protetor solar é fundamental. Além disso, é importante observar os horários para tomar sol, devendo-se evitá-lo das 10h às 16h. A ingestão de líquidos com frequência durante esse período do ano também é muito importante, já que o organismo perde mais líquidos para manter a temperatura corporal.

sol

5 – Nunca descuide do cabelo – Os danos causados aos fios durante o verão, com a exposição ao sol, água do mar e o cloro da piscina, podem ser grandes. E repará-los pode dar um trabalhão danado. Então, o ideal é que tenhamos muito cuidado. Cabelos compridos sofrem mais com a ação do sol, vento e mar. Após a limpeza com um xampu suave, para uso diário, use um condicionador apenas nos fios, evitando o couro cabeludo. Quem tem cabelos oleosos pode usar condicionador pós-banho, aplicando somente nas pontas. Para quem foi à piscina, um xampu anti-cloro é indicado, principalmente para cabelos loiros, que podem ficar esverdeados.

sol1

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna