7 erros que você pode estar cometendo ao lavar o cabelo

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Você investe em cremes caros, faz hidratação toda semana e passa pelo menos uma vez por mês pela cadeira do cabeleireiro, mas mesmo assim seu cabelo não está como você queria? Talvez o problema esteja no mais corriqueiro dos nossos hábitos diários: lavar os fios.

Parece bobagem, mas são os pequenos detalhes que te ajudam a evitar problemas comuns, como a caspa e a queda constante, como explica a tricologista  Sônia Mesquita:

— Quanto mais cabelos, mais cuidados precisamos ter. Além de lavar os fios todos os dias, devemos cuidar para que o couro cabeludo não tenha acúmulo de umidade, pois isso afeta a respiração dos fios, deixando-os fracos e mais propensos à queda —  ensina.

Veja também
:: Cabelos tingidos? 3 dicas de como acertar o tom das sobrancelhas
:: 7 regras básicas para ter um cabelo bonito e bem cuidado durante o inverno

Para te ajudar a manter as madeixas saudáveis, reunimos os erros mais comuns ao lavar os cabelos todos os dias. Vem ver:

1. Água quente demais? Nem pensar!

Nós sabemos que é quase impossível resistir a um bom banho nos dias frios, mas nada de exagerar na temperatura! Além de estimular a produção de oleosidade no couro cabeludo, a água quente faz com que as escamas dos fios se dilatem, deixando os cabelos ressecados e opacos. O ideal é lavar os fios somente com água morna e, ao final do processo, dar um jato de água fria para selar as cutículas.

banho1

2. Evite aplicar o xampu direto nos fios

Para lembrar sempre: nunca aplique o xampu direto do frasco nos fios, pois você pode acabar deixando produto acumulado. A regrinha de ouro é sempre diluir a quantidade de xampu com um pouquinho de água, em um potinho ou na mão mesmo. Mas repita o processo sempre durante o banho, viu? Colocar água no vidro de xampu, por exemplo, pode alterar a composição.

:: 10 coisas que você provavelmente faz, mas que detonam seu cabelo
:: Noite de beleza! Como funcionam os tratamentos que hidratam o cabelo enquanto você dorme

3. Nada de passar xampu no comprimento!

O xampu tem como principal função limpar os fios – e, graças aos componentes detergentes da sua fórmula, também retira o excesso de oleosidade. Quando você passa o produto também no comprimento, acaba retirando a proteção natural das pontas que, naturalmente, já são mais ressecadas. A sugestão é sempre aplicar o xampu diluído, conforme explicamos no item anterior, no couro cabeludo e deixar que a espuma limpe o resto do fio.

banho4

4. … e o condicionador deve ficar bem longe do couro cabeludo

Assim como o xampu foi pensado para agir exclusivamente no couro cabeludo, o condicionador tem como objetivo devolver o óleo natural dos fios e criar uma camada protetora. Ou seja, o ideal é aplicá-lo somente no comprimento e, principalmente, nas pontas. O cuidado deve ser redobrado por quem tem cabelos curtos, já que é fácil que o produto atinja o couro cabeludo e acabe se acumulando, o que pode contribuir para o surgimento de caspa e queda dos fios.

:: Nutrição, hidratação ou reconstrução? Descubra o tratamento que seu cabelo realmente precisa
:: Granny hair! Tire suas dúvidas sobre o cabelo cinza, a tendência da vez
:: 7 cuidados necessários na hora de mudar os cabelos

5. Fique esperta ao esfregar o couro cabeludo

Depois de espalhar o xampu, a recomendação é esfregar o couro cabeludo com movimentos circulares suaves e, importante, sempre com a ponta dos dedos. Quando você faz o processo usando as unhas, é comum que surjam pequenos ferimentos e descamações, além de estimular a produção das glândulas sebáceas.

banho3

6. Não esqueça da máscara

Embora a dupla xampu + condicionador seja essencial para a maioria, há um item que precisa ser incluído para que os fios permaneçam saudáveis e bonitos: a máscara de hidratação. Com ação mais intensa, ela complementa o condicionador e ajuda a repor os nutrientes necessários para que o cabelo fique saudável e macio. O ideal é usá-la uma vez a cada 15 dias, aplicando do comprimento até as pontas. Se você notar que o produto já não faz mais tanto efeito, é hora de trocar! Vale alternar sempre uma máscara de nutrição, que reforça o brilho, e uma reconstrutiva, que age para deixar as madeixas mais fortes.

banho2

7. Cuidado com o xampu antirresíduos

Se você tem fios oleosos, é bem capaz de já ter ouvido os benefícios do xampu de limpeza profunda, que deixa o cabelo mais leve e soltinho. Mas nada de abusar, viu? Quando você usa esse tipo de produto com frequência, o que acontece é o efeito inverso: o xampu leva embora, junto com a oleosidade, os nutrientes que seu fio precisa para se manter bonito e saudável. Como o efeito é mais profundo, o couro cabeludo, que se sente agredido, acaba por produzir ainda mais óleo. A dica é investir em uma lavagem com o produto a cada 15 ou 20 dias.

Mais para cuidar dos fios
:: Como cortar a franja de acordo com o formato do rosto
:: As tendências em cortes e cores para os cabelos em 2015

:: Cortar com frequência faz o cabelo crescer? 9 mitos e verdades sobre a saúde dos fios

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna