8 cuidados de beleza que toda mulher tem que ter depois dos 30 anos

Rugas, marcas de expressão, flacidez, manchas na pele…todos esses pesadelos femininos começam a se acentuar a partir dos 30 anos. É nessa fase que a pele começa a perder elasticidade, colágeno e hidratação natural. A boa notícia é que dá para evitar tudo isso se a mulherada seguir alguns rituais básicos de cuidados com a beleza.

Para te ajudar nessa, Donna te mostra 8 cuidados que toda mulher tem que a partir dos 30 anos, de acordo com a dermatologista Inaê Cavalcanti e a nutricionista Paula Castilho:

Tipos de envelhecimento da pele

Várias teorias foram propostas para explicar o processo do envelhecimento. A mais aceita cientificamente é a teoria do envelhecimento pelos radicais livres. Esta teoria expõe que a causa do envelhecimento da pele é resultado das alterações acumuladas devido as contínuas reações químicas que se produzem no seu interior. Durante estas reações formam-se os radicais livres, substâncias tóxicas que danificam as células e causam o envelhecimento.

Fatores externos também contribuem para o aumento da formação dessas moléculas: poluição, radiação ultravioleta do sol, cigarro, álcool, estresse, excesso de consumo de gorduras saturadas e substâncias tóxicas encontradas em alimentos e bebidas.

:: Os cuidados que você precisa ter com a pele antes de dormir e ao acordar
:: 5 regras para ter pele e cabelos saudáveis

Consequências do envelhecimento na pele

– Aumento da espessura da pele;
– Diminuição do nível de hidratação;
– Diminuição da capacidade de renovação das células;
– Pigmentação irregular e falta de uniformidade na pele;
– Redução do número de fibroblastos e baixo nível de colágeno e elastina, o que leva a diminuição da capacidade de elasticidade.

cuidado de beleza

8 cuidados que as mulheres têm que ter a partir dos 30 anos

1. Investir em dermocosméticos desenvolvidos especialmente para a área ao redor dos olhos, pescoço e colo.

— Produtos com vitamina C são as melhores opções, já que a ação antioxidante deste ativo protege a pele e hidrata —, conta a dermatologista Inaê Cavalcanti;

:: Vitamina C é aliada da hidratação e contra o envelhecimento da pele

2. Fazer esfoliação uma vez por semana também é importante, porque promove a renovação da pele.

— Dê preferência a esfoliantes com partículas em forma bruta, porque não ferem a pele —, acrescenta a médica.

3. Use filtro solar TODOS os dias, em todas as áreas expostas;

4. Faça exercícios físicos regularmente.

— Uma boa caminhada diária e atividades, como pilates, ioga e musculação dão conta do recado — , afirma a dermatologista;

5. Evite hábitos como bebida em excesso e fumo;

cuidado pele 3

6. Alimente-se bem e faça refeições balanceadas.

— O aumento dos radicais livres está relacionado ao envelhecimento, onde carências nutricionais de vitaminas A, E, C e de minerais como selênio e zinco, podem alterar esse processo fisiológico —, explica a nutricionista Paula Castilho.

As frutas e vegetais são as principais fontes de fibras, vitaminas e minerais e são fundamentais para nossa alimentação. Algumas oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes) e óleos vegetais (azeite, óleo de girassol e canola), também possuem antioxidantes potentes para a proteção da pele no combate dos radicais livres. A dica é consumir esses alimentos antioxidantes;

7. Tome suplementação de colágeno, porque é a partir dos 30 anos que a deficiência dessa proteína se acentua. A dermatologista explica que isso acontece porque os fibroblastos, que são as células que o produzem, vão perdendo sua capacidade de fabricação e vão ficando mais “preguiçosos”. Além disso, o corpo também passa a absorver menos oligoelementos e minerais essenciais para a produção da proteína.

O colágeno é reposto em nosso organismo por meio da alimentação equilibrada, mas somente a alimentação não é capaz de fornecer a quantidade ideal dessa proteína que nosso organismo necessita a partir dos 30-40 anos. É aí que entra a suplementação e os tratamentos. O colágeno hidrolisado faz com que nosso corpo mantenha a quantidade adequada de massa muscular e ajuda o organismo a reconstruir as fibras musculares perdidas. Quanto mais colágeno, mais proteína e mais força muscular. A suplementação, porém, precisa ser acompanhada e indicada por uma dermatologista, é possível ingerir em pó ou em fórmulas manipuladas.

8. Para quem prefere recorrer aos tratamentos no consultório, boas indicações são peelings químicos ou toxina botulínica.

— Esses tratamentos ajudam a renovação celular, podendo atenuar linhas de expressão e clarear manchas —, recomenda Inaê.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna