Alice Salazar lança livro, linha de make e até coleção de roupas com seu nome

Alice é autora do blog com aulas divertidas de maquiagem

Foto: Yuri Ruppenthal

O bê-á-bá da maquiagem de Alice Salazar reserva dicas não muito ortodoxas, mas que salvam o dia quando uma emergência se impõe. Ela ensina como se maquiar dentro do ônibus, a repaginar o visual depois de uma crise de choro e a copiar produções da moda usando produtos que custam pouco. Os tutoriais na internet são fenômeno: em três anos, seus vídeos ultrapassaram 42 milhões de visualizações.

O crédito do sucesso vai para o talento e para o jeito despachado da moça, que cantarola em espanhol enquanto passa o pó, comenta o fim da novela enquanto escolhe a sombra e dá sermão em quem insiste em tentar fazer uma gota de base render para o rosto todo.

? Que bom que deu certo assim! Eu não saberia fazer de outra maneira mesmo ? comemora.

O “jeito que a Alice ensina” é celebrado por todo mundo que fala dela. No blog Espelho Meu, lançado em 2010, cada post é recebido com média de 200 comentários aplaudindo a didática quase teatral e a forma franca de falar.

? Mais do que ensinar maquiagem, a Alice dá aulas de autoestima ? depõe a xará Alice Bastos Neves, apresentadora da RBS TV, que por vários anos sentou na cadeira da maquiadora antes de entrar no ar.

Foram cinco anos de trabalho na tevê maquiando jornalistas para impiedosas aparições em alta definição. Neste período, Alice aprimorou técnicas e se tornou mestre em destacar pontos do rosto que a maquiada gostava e a disfarçar outros. Em paralelo, dava cursos de automaquiagem para turmas cada vez maiores. Os pedidos de aulas foram se mutiplicando, e ela acabou fazendo delas seu trabalho principal.

Foi ao Acre, a Rondônia, a Tocantins. No Amazonas, deu 12 aulas num fim de semana.Também carimbou o passaporte fora do Brasil. Deu cursos em Portugal e acaba de retornar de uma temporada de duas semanas no Japão, onde ensinou seus truques para cerca de 200 mulheres, uma plateia composta por brasileiras, japonesas, bolivianas, peruanas e uma ucraniana.

Empresa familiar

Nascida em Santo Antônio da Patrulha em 1980, Alice cresceu vendo de perto o trabalho da mãe, Margarete, também maquiadora. Anos mais tarde, toda a família acabou trabalhando no ramo. O pai e dois irmãos foram sócios de Alice na primeira tentativa de fazer sucesso fora da internet: o lançamento de uma linha de maquiagem com seu nome. Deu certo, e a leva inicial de cinco produtos começa a ser ampliada. Ao irmão mais velho, Cristiano, um ginecologista, coube o papel de ser mentor da caçula.

? É para ele que peço opiniões sobre cada oportunidade, cada negócio.
Para ele que ligo para contar novidades. Até levei ele comigo para o Japão! Só sendo uma pessoa muito brilhante para dar conta da carreira dele e da minha.

A torcida da família é que as novas empreitadas de Alice longe do mundo virtual sigam sendo bemsucedidas. Ainda em julho, ela pula da área da beleza para a da moda, lançando uma linha de roupas em parceria com a loja carioca Canela e Mel. Também deve fazer mais participações no programa Mais Você. A primeira aparição, em maio, foi elogiada por Ana Maria Braga. A apresentadora não esperou o programa terminar e, ao vivo, convidou Alice para bater ponto nas manhãs da Rede Globo. O projeto mais querido do momento é o livro De Bem Com o Espelho.

Com o desafio de passar para o papel o estilo faceiro da internet, ela trabalhou um ano nele. A agenda apertada que veio na carona da fama a obrigou a escrever em qualquer brecha de tempo entre um aeroporto e outro e a fazer sessões que varavam a madrugada ao lado do fotógrafo Yuri Ruppenthal, amigo de longa data e autor das centenas de fotos que ilustram o guia de maquiagem. O livro tem um capítulo para mulheres maduras e um para adolescentes. Ensina qual o estilo ideal de maquiagem para cada tipo de rosto, qual a cor certa para loiras, morenas e ruivas.

Alice pincela o passo a passo com o bom humor que fez com que se destacasse no ramo do how to, vídeos em estilo tutorial que são a categoria que mais cresce na internet. De Bem com o Espelho tem sessão de autógrafos nesta segunda- feira na Livraria Cultura do Bourbon Country. A pedido de Donna, a autora elegeu as dicas essenciais do livro, que repassa, é claro, com aquele jeito Alice de ensinar.

Dicas da Alice

Das várias dicas que reuniu em “De Bem Com o Espelho”, Alice Salazar destaca as cinco abaixo como fundamentais. Para a maquiagem ficar perfeita, tem que saber que… 

  1 – Um pouquinho de pó solto abaixo dos olhos ajuda a não deixar a pele cheia de glitter. Terminada a maquiagem, retire o pó e os resíduos que tiverem caído nele usando uma esponja.

 
2 –
Tentar fazer com que só um pouquinho de base e pó rendam para todo o rosto não dá o efeito de pele de princesa que você quer alcançar. Não economize.

  3 – Blush não se aplica fazendo biquinho. Passe o produto a partir da maçã do rosto. Aplique a uma distância de pelo menos três dedos do nariz e nunca perto da boca!

  4 – A sombra marrom é coringa. Aplique em toda a pálpebra móvel e depois, com os dedos, esfume para fazer uma transição suave entre a maquiagem e a pele.

 
5 –
Para camuflar olheiras, use corretivo amarelo. Para esconder acne ou outras manchas vermelhas, use o verde. O corretivo laranja esconde vasinhos azulados.

Aprendi com a Alice

Jornalistas relembram os conselhos de maquiagem que Alice distribuía no camarim da tevê :

 
“Aprendi um truque ótimo para fazer o batom durar mais tempo. O segredo é, ao passar a base, usar um pouquinho dela também nos lábios e só depois aplicar o batom por cima. Esse macete que a Alice ensinou faz a cor durar mais. Dá para beijar bastante que o batom segue no lugar!” TÂNIA CARVALHO

 
“A Alice me ensinou a potencializar o efeito do curvex, grande aliado de um olhar poderoso. A dica é aquecê-lo um pouquinho com o secador antes de usar.” CARLA FACHIM

  “Eu gostava de colocar uma sombra branquinha no canto interno do olho para destacar a área. Aprendi com a Alice que não precisava fazer isso. O famoso marrom cobrindo toda a pálpebra era suficiente para dar profundidade.” ALICE BASTOS NEVES

As últimas do Donna
Comente
  • Bruna Angelica

    adoro ela e demais suas dicas tudo top top amoo ela

  • Glauce Soares

    Parabéns Alice! Tudo está perfeito, torço pelo seu sucesso, quanto mais você cresce, nós leitores e seus fãs cresceremos juntos com seu aprendizado.Muito obrigado por tudo!!!Bjusssss e sucessooooooooo

  • vanessa

    boa noite gostaria de saber onde compro pó branco abaixo olhos

Hot no Donna