Alice Salazar mostra sua nécessaire e responde dúvidas sobre make das leitoras

Fotos: Omar Freitas
Fotos: Omar Freitas

O que nasceu como brincadeira de infância acabou virando trabalho e, anos depois, um negócio virtual bem-sucedido que transformou o nome de Alice Salazar em marca. Filha de maquiadora, a guria cresceu em meio a sombras, batons e pinceis – o que acabou lhe rendendo cinco anos embelezando as apresentadoras da RBS TV antes de entrarem no ar. Foi quando ela deu o start no blog Espelho Meu, hoje convertido no portal alicesalazar.com.br. É por lá que a blogger gaúcha, uma das principais no segmento de beleza do Brasil, compartilha seus segredos de make enquanto cantarola ou comenta sobre a novela.

Leia mais
:: Relembre a reportagem de capa de Donna com Alice Salazar

É justamente o jeito espevitado, sem papas na língua e “gente como a gente” de Alice que ajudaram a conquistar números impressionantes. Só no canal do YouTube – que reúne os tutoriais de maquiagem e também décor, moda e o que mais a imaginação da moça mandar -, são mais de 1,5 milhão de inscritos. Quando se fala em visualizações, o placar vai além: mais de 120 milhões de acessos em vídeos que ensinam como usar batom preto ou a melhor make para uma entrevista de emprego. Nos comentários, o que se vê são fãs que se dividem entre curiosidades mil sobre a base ideal ou o batom da vez – e que parecem nunca cessar.

Aproveitamos a passagem de Alice Salazar por Porto Alegre para participar de uma ação da marca de beleza Eudora para deixar a própria responder algumas das dúvidas mais comuns das nossas leitoras. O melhor do papo, que rolou ao vivo no Facebook da Revista Donna, você confere aqui:

Tendências

O que é legal de apostar em make para o inverno?
O frio tem algumas especificações. Se a pele está ressecada, aplique um primer antes. A base também não pode ser tão matte: o ideal é uma mais líquida e iluminada. Se você está com a boca seca e coloca um batom líquido muito matte, é provável que fique acumulado nas “rachaduras” dos lábios. O ideal é hidratar a boca um dia antes, aplicar uma pomadinha. Também vale evitar os muito secos. Sobre cores, os vinhos, do roxo em diante. Marrom escuro está muito em alta também.

VÍDEO: Alice mostra tudo o que leva em sua nécessaire

Boca

Qual seu batom preferido?
Nude! Embora pareça que estou sem nada, estou usando sim. E eu gosto mais dos meus olhos do que da minha boca. Como tenho mais possibilidades, prefiro investir nos olhos. Mas amo batom vermelho, rosa, roxo, marrom escuro, vinho. Para o dia a dia, prefiro o nude.

Que cor deixa a boca com uma aparência maior?
Todos os tons mais claros deixam os lábios mais abertos. Sempre que você usar batons mais escuros, acaba diminuindo. Na maquiagem, tudo o que você escurece, diminui, e o que clareia, aumenta. Se você quiser dar profundidade para o olhar, vai usar uma sombra mais escura, e da mesma forma acontece com a boca. Se você tem lábios finos e colocar um batom vermelho, vai ficar com a boca pequenininha.

Veja também
:: Nécessaire BBB: os melhores achados em maquiagem por até R$ 60
:: 
Manual do blush: como aplicar e garantir aquele ar de saúde
:: Antes e Depois! Como deixar a pele leve e iluminada para tirar a palidez do inverno
:: Foco na sobrancelha! Manual do olhar perfeito

Que dicas você dá para quem quer investir no batom matte?
Para usar matte, os lábios precisam estar em dia. Os matte contem muito talco na composição, justamente para durar mais. O ideal é fazer uma esfoliação antes de usar, e durante o dia aplicar pó e base na boca e só depois o batom em cima.

Como usar batom vermelho ou escuro?
O batom escuro ou colorido pede uma preparação de pele maior, algo mais elaborado. Uma base, pó, blush, rímel, e só então o batom. Primeiro faça o contorno da boca, aplique o batom líquido vermelho e depois o vermelho por cima. Não é algo que você vá fazer com pressa, só se tiver muita coordenação. Por outro lado, os nudes não precisam de contorno, e exigem pouco tempo.

Quais são as tendências de batons da vez?
A fase é dos tons líquidos metalizados, como o vinho, o vermelho e o roxo. Para combinar com os metalizados, não tem problema usar brilho nos olhos também, principalmente se você for mais ousada. Aposte em delineador, sombra escura. Vale ter coerência nas cores – cuidado com batom vermelho com olho azul. Não concordo com aquela regra “boca nada e olho tudo”, pois nem sempre funciona. Acho que olho preto com boca vermelha fica incrível. A dica é sempre apostar em uma das cores neutras. Mas, para o dia a dia, o matte não vai sair de cena.

Olhos

O que é melhor para pintar a sobrancelha: lápis ou sombra?
Gosto mais de lápis porque você consegue inventar os fios que deseja, para deixar mais natural. Quando se usa sombra e pincel chanfrado, acaba ficando muito inteira, e parece aquelas sobrancelhas definitivas. Quando é falhada demais, passo a sombra e depois faz os fios com o lápis.

Você recomenda usar mais de uma máscara de cílios ao mesmo tempo?
Gosto de passar dois. Uso primeiro um lavável e depois uma camada de outro à prova d’água, e só por isso que passo dois. É sempre bom fazer isso, principalmente em dias quentes. E ainda fica mais fácil de tirar, mas isso se passar o lavável antes.

Ama make? Nós também!
:: Dicas de pré-make: o segredo de uma maquiagem impecável é cuidar da pele antes
:: Manual básico: tudo que você precisa saber na hora de escolher, comprar e aplicar base
:: Vale cada centavo: 15 produtos de beleza que merecem o investimento

Pele

Quais são as dicas para não errar na hora do blush?
Tem que passar bem de leve. Escolha uma cor que fuja do rosa ou do laranjão. Opte por uma cor parecida com sua pele, um pouquinho mais escura, e vá com calma. Em vez de passar bastante e ir tirando, faça devagarinho. Se carregar demais, é só corrigir com pó.

Para fazer contorno, você prefere produtos cremosos ou em pó?
No caso dos cremosos, se você usar uma base muito matte, vai ficar manchado. Nesses casos, recomendo uma base mais oleosa. Mas isso pode ser um problema em dias quentes. Por isso, gosto mais dos contornos em pó.

Leia também
:: Delineado duplo, batom roxo: as tendências de maquiagem para o inverno 2016
:: Cuidado! 10 erros de maquiagem que você deve abolir de vez
::Faça você mesma! 5 dicas para não errar na automaquiagem

Como acertar no tom da base?
Tem que escolher no rosto, e passar bastante quantidade de produto. Nada de testar no antebraço! Vá com uma regata, para poder escolher de acordo com seu corpo todo. Opte por um tom um pouquinho mais escuro que seu rosto para ficar parelho com o corpo, que geralmente é mais bronzeado. Se você tem o rosto do mesmo tom do corpo, use bastante produto para experimentar, saia da loja e se olhe em outros espelhos e outras luzes, e só depois volte para comprar.

O que vem primeiro: corretivo, base ou pó?
Se você usar um corretivo amarelado, para uma olheira roxa, ele precisa vir antes da base. Se o corretivo for cor de pele, a base vem primeiro.

De frente com Alice: veja como foi nosso papo com a blogger e maquiadora

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna