Alisamentos causam queda dos fios? 8 mitos e verdades sobre o crescimento dos cabelos

Nada como sair do banho, dar aquela secada no cabelo e olhar no espelho com a certeza de que o cabelo está impecável, certo? Madeixas bem cuidados são capazes de levantar a autoestima de qualquer mulher, mas nada pior do que passar a escova ou pente e ver vários fios saírem junto delas: a terrível queda, um problema que afeta muitas pessoas e é sinônimo de problemas que prejudicam o crescimento dos cabelos. Então surge todo tipo de teoria para explicar o problema e há quem diga que existe até lua certa para cortar o cabelo – e eles crescerem mais rápido –, mas existem muitos mitos em torno do assunto. Por isso, convidamos a especialista Daniele Nascimento para listar alguns dos mais comuns. Confira:

:: 7 erros que você pode estar cometendo ao lavar o cabelo
:: Nutrição, hidratação ou reconstrução? Entenda as diferenças e descubra o tratamento que seu cabelo realmente precisa

1. Secador e chapinha causam queda

Z7iH30c

Mito! Apesar de o uso abusivo destes equipamentos danificarem os fios, isto não provoca queda. O ideal é que o uso seja sempre associado a um protetor térmico, mantendo o jato do secador a pelo menos 10 cm dos fios e evitando temperaturas extremamente altas da prancha para não queimar os fios.

 2. Lavar o cabelo todos os dias causa queda nos fios

shower

Mito! A higienização do couro cabeludo reduz a queda. O excesso de  oleosidade no couro cabeludo propicia a obstrução dos poros, dificultando o crescimento dos fios.

3. Alisamentos causam queda de cabelo

Hair-Flip-x

Mito! O alisamento feito da maneira adequada e seguindo o modo de uso indicado não oferece risco para os fios. A quebra ocorre quando o manuseio do produto é realizado de forma inadequada. Este age sobre os fios e não sobre o couro cabeludo. Logo, não interfere na queda dos fios.

:: Cabelos tingidos? 3 dicas de como acertar o tom das sobrancelhas
:: 7 regras básicas para ter um cabelo bonito e bem cuidado durante o inverno

4. Os cabelos crescem mais rápido no verão 

tumblr_mbfuh7H19N1r0z5ogo1_500

Verdade! O sol estimula o crescimento dos fios, uma vez que estimula certos hormônios que beneficiam este crescimento.

5. A alimentação influencia no crescimento dos cabelos

Kate-Hudson-Eating-GIF

Verdade! A alimentação saudável, rica em vitaminas e principalmente proteínas pode melhorar a saída e até o crescimento dos fios. São estes nutrientes que compõem os aminoácidos. Como 80% da fibra capilar  é composta por aminoácido, é fundamental que a alimentação esteja equilibrada, influenciando diretamente na saúde dos fios.

6. No outono os cabelos caem mais

beuonce

Verdade! Em nossa pele existem sensores de luminosidade, que recebem mais estímulos no verão, fazendo com que os cabelos cresçam mais e caiam menos. Com a chegada do outono, a intensidade de luz diminui, estimulando menos os hormônios de crescimento e os fios que não caíram começam a cair. Por isso, a impressão de uma queda mais intensa.

7. Usar bonés faz cair cabelo

tumblr_mt9g6dFbks1sbd8szo1_400

Mito! Usar boné não causa queda, mas usar o acessório muitas horas por dia, pode acentuar a proliferação de fungos e deixar o couro cabeludo propenso a dermatite seborréica.

8. O estado emocional influencia a queda

tumblr_mebm24WXMk1rdehy9o1_500

Verdade! Fatores emocionais podem alterar o crescimento e influenciar a queda, assim como disfunções hormonal e nutricional podem potencializar a queda e inibição do crescimento dos fios.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna