Aprenda a maneira correta de passar autobronzeador

Evite manchas na pele e o visual "laranja" com as dicas de expert trazidas por Donna

Foto: Mary C. J.

Durante o verão, uma boa opção para quem não tem tempo para ir à praia ou à piscina, não gosta ou não quer se expor ao sol – ou simplesmente não pega cor – é o autobronzeador. A loção, que vem em diversas versões – creme, gel ou spray -, é o grande aliado das branquelas que não se sentem confortáveis durante a estação.

Por subsituirem a exposição ao sol, os autobronzeadoras ajudam a prevenir o fotoenvelhecimento e o câncer de pele.

– As loções são compostas de diidroxiacetona (DHA), um açúcar que reage com a queratina da pele, produzindo uma substância amarronzada, a melanoidina. A ação é totalmente saudável e não faz mal à pele – explica a dermatologista Miriam Sabino.

Mas atenção: são necessários alguns cuidados para evitar manchas ou tons de pele alaranjados.

Antes de aplicar o produto em todo o corpo, espalhe-o em uma área pequena e pouco visível, a fim de testar possíveis reações alérgicas e checar o resultado do autobronzeador em seu tom de pele.

– O bronzeado pode ter efeitos diferentes em quem tem pele mais clara ou tons não uniformes (uma região mais morena que a outra). Lembre-se que o tom deve ser dourado e não alaranjado.

Outra dica é realizar aplicações diárias do produto, além de uniformizar o tom pele com uma esfoliação antes da primeira aplicação.

Importa, ainda, tomar muito cuidado na hora de espalhar a loção a fim de obter um resultado natural:

– Quando o autobronzeador fica mal espalhado, pode provocar manchas alaranjadas na pele. Lembrando que essa coloração é passageira e sai com o tempo – ressalta a dermatologista.

Donna traz um passo-a-passo para evitar deslizes no autobronzeador:

1) Esfoliação: Antes da aplicação, use um esfoliante no banho para retirar as células mortas e uniformizar o tom de pele. Seque-se bem e não utilize nenhum tipo de creme.

2) Aplicação: Para evitar manchas nas palmas das mãos, use luvas para espalhar o produto ou lave as mãos logo em seguida.

3) Distribuição uniforme: Aplique a loção com movimentos longos e metódicos, garantindo um tom uniforme e bonito.

– O bronzeado costuma ficar mais escuro em certas zonas do corpo, como calcanhares, joelhos e cotovelos. Caso isso aconteça, passe um algodão umedecido nessas partes para diluir a tonalidade do autobronzeador – conta a especialista.

4) Bronzeando o rosto: Coloque uma pequena quantidade de produto na testa, nariz, queixo, maçãs do rosto e pescoço, espalhando em seguida com movimentos suaves de dentro para fora. Lembre-se de uniformizar o tom das regiões da nuca e das orelhas com o resto do rosto.

5) Pele dourada: Para atingir o tom dourado do sol, aplique a loção diariamente até obter a cor desejada. Quando chegar no bronzeado ideal, reaplique a cada dois dias para manter a tonalidade, ou uma vez por semana dependendo da intensidade do produto. Espere 20 minutos antes de colocar a roupa, para que o ele seque totalmente e não manche os tecidos.

Não esqueça de pedir ajuda para aplicar o produto nas costas – tentando passar sozinha, é muito provável que você acabe manchada.

– O uso do autobronzeador na versão em spray pode ser indicado para passar nas costas, mas é preciso cuidado. Se borrifar e não espalhar logo, a região ficará com uma tonalidade mais forte que as demais partes do corpo – alerta Miriam.

Siga estas dicas e arrase com o novo bronzeado!

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna