Aprenda como evitar a foliculite, infecção que deixa bolinhas vermelhas na pele após a depilação

Irritação após uso de lâmina ou cera é chamada de pseudofoliculite
Irritação após uso de lâmina ou cera é chamada de pseudofoliculite Foto: Claudia Baartsch

Em vez de deixar a pele lisinha, o pelo extraído na depilação dá lugar a bolinhas vermelhas. Trata-se da foliculite ? ou pseudofoliculite. Na verdade, quando surgem após a depilação com lâmina ou cera, a causa não é bacteriana, por isso, é uma “falsa infecção”. Mas o uso prolongado de roupas apertadas, sobretudo calças jeans, impede que a pele transpire da forma correta, aí as bactérias se aproveitam e surgem os pelos encravados.

A explicação é do dermatologista Fernando Passos de Freitas. Segundo ele, a incidência é maior na área da barba, entre os homens, e da virilha, entre as mulheres. Homens negros seriam mais vulneráveis, por terem pelos mais grossos.

Quando é superficial, a foliculite se caracteriza pela formação de “bolhinhas de pus” no centro do pelo, com uma leve vermelhidão ao redor. Em outros casos, elas não apresentam pus, aparecendo apenas vermelhidão ao redor dos pelos. Em casos mais graves, as lesões são mais profundas, podendo surgir pontos elevados e avermelhados na pele, até mesmo com ocorrência de dor e coceira.

Como prevenir

:: Deixe a pele respirar, evite roupas justas e tecidos grossos, principalmente em dias mais quentes.

:: Faça uma esfoliação semanal. Mas, se a foliculite já deu as caras, é melhor não esfoliar para não agredir ainda mais a pele.

:: Cremes à base de ureia ou ácido glicólico são grandes aliados na prevenção da foliculite, já que ambos ajudam a desencravar os pelos.

:: Não há um método de depilação ideal para prevenir a foliculite, mas quem aposta na depilação definitiva ? geralmente feita a laser ? tem menos chances de encravar os pelos.

Como tratar

:: Busque orientação de um dermatologista para avaliar o grau da infecção e orientar o tratamento.

:: Os ácidos glicólico, retinoico e salicílico, presentes em diversos cosméticos, são grandes aliados.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna