Bad hair day, amiga? Dicas para seu cabelo fazer as pazes com o clima de Porto Alegre

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Quem nunca acordou em um bad hair day? Mas, se você vive em uma região de muita umidade, como Porto Alegre, sabe o que é isso mais do que gostaria: o clima úmido e os dias chuvosos aumentam o desafio de saber como domar os fios.

A dermatologista Fernanda Casagrande explica: o cabelo fica mais arrepiado e com volume porque absorve toda a umidade do ambiente. Sem contar outros fatores que contribuem para você ter vontade de ir trabalhar de boina: um cabelo maltratado ou com química absorve muito mais a umidade do ar do que fios saudáveis. E o resultado, você já sabe.

Então, se você não está de mudança para uma cidade com clima mais seco, como Brasília, o jeito é conferir as dicas de Fernanda para ter um cabelo bonito até sob mau tempo:

Hidrate o cabelo. Mesmo

A hidratação diminui o frizz. Mas não se trata apenas passar o condicionador ou creme de pentear. O segredo para manter o cabelo saudável e hidratado são cremes de tratamento a longo prazo e hidratações intensas uma vez por semana.

Leia os rótulos

Apostar em produtos que tenham PH baixo faz com que o cabelo se mantenha com as cutículas seladas. Então, o rótulo indicar PH de 5.5 ou 4, este é para você.

Não use secador e chapinha todos os dias

O protetor térmico pode ajudar, mas o calor do secador e da chapinha queimam os fios e contribuem para o ressecamento. Assim, o cabelo fica mais danificados e sente ainda mais os dias úmidos.

Aceite a estrutura natural do seu cabelo

Tem o cabelo liso? Mantenha-o liso em dias úmidos. Tem cachos? Mantenha os cachos. Como o cabelo absorve muita água, a estrutura natural do seu cabelo é a melhor opção para os dias de chuva – ou para o clima porto-alegrense.

DICA EXTRA

A dermatologista Fernanda Casagrande indica uma receita caseira para selar a cutícula dos fios e ajudar a controlar o frizz. Basta misturar 1 litro de água e uma colher de sopa de vinagre. Depois de lavar o cabelo no banho com xampu e condicionador, passe a mistura nos fios.

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Leia mais:
:: Especialistas esclarecem as dúvidas mais frequentes sobre cuidados com os cabelos
:: Teste do cabelo saudável: um truque para descobrir de qual tratamento seus fios precisam
:: 6 dicas de cuidados com cabelo crespo e cacheado no outono

Leia mais
Comente

Hot no Donna