Batom roxo envelhece? Pode usar em festa? Um guia para usar a cor que é sensação da vez

As cantoras Lorde, Ariana Grande e Rihanna usam; as atrizes Emma Watson e Isis Valverde, também. E é possível que você também use, além da sua vizinha e das suas amigas. Antes considerados esquisitos e até mesmo meio difíceis de combinar, os batons roxos se democratizaram de tal forma que hoje mulheres de diversos tons de pele e com as mais variadas rotinas têm o seu tom preferido. Adiantando-se a essa tendência, praticamente todas as maiores marcas de make já têm na sua cartela de opções um representante da cor. Afinal, por que o batom roxo caiu nas graças das brasileiras?

— Estamos vindo de uma era de bocas neutras, há uma “saudade de batom” — acredita Wilson Eliodório, beauty artist e proprietário do centro de beleza WES, em São Paulo.

— Existe ainda uma geração de meninas, entre elas muitas blogueiras jovens, que nunca haviam usado batons fortes e resolveram experimentar este artificio tão feminino e divertido. O roxo é só uma das cores escolhidas; o vermelho também é sensação. Entre as texturas, aspecto muito importante, a matte é a preferida.

:: Ama make? Então espia os tutoriais e vídeos da nossa blogger de beleza Taís Andrade

Celebrities-Purple-Lipstick

Ainda assim, apesar da popularidade, a dificuldade em aplicar os tons sobre os lábios persiste na cabeça de muitas: o tom “casa” com mulheres de peles quentes e amareladas, como a brasileira? Envelhece? Diminui os lábios? Deixa com “cara de morta”? Com a ajuda de Eliodório, preparamos um guia básico para tirar as principais dúvidas sobre o assunto:

Todo mundo fica bem de batom roxo?

De uma maneira geral, sim. Por resultar em um efeito visual muito peculiar, no entanto, é importante que a ocasião e a composição do look sejam atentamente observadas. A maquiagem como um todo deve ser bem equilibrada, valendo a velha regra de ouro: boca tudo, olho nada ou boca nada, olho tudo.

:: Por que o batom líquido mate é a solução para quem quer lábios bem pintados e sem borrões
:: Lábios intactos! 4 truques para fazer o batom durar mais na boca

O tom envelhece e/ou diminui os lábios?

Sim – normalmente, o efeito provocado combina ambos os fatores. O que ocorre é que o batom roxo delimita demais o traçado da boca. Assim, naquelas que não são exatamente à la Angelina Jolie, ele costuma dar um efeito de lábios compactados, bem mais finos. Um truque é não deixar a boca chapada, com uma cor só, mas sim criar volumes em degradê. Misturar um pouco do batom escolhido com uma gota de corretivo, por exemplo, já traz uma diferença sutil de tom e proporciona volume.

Dress-up-black--white-number-metallic-purple-lipstick

Vale usar batom roxo em festa formal?

Claro que vale – mas sempre com equilíbrio. A dica é garantir uma pele feita com perfeição, além de lábios bem hidratados e contornos perfeitos no batom. Importante: não deixe para experimentar a cor na hora da festa. Vá criando intimidade com o produto para, quando resolver usá-lo em uma situação mais formal, arrasar no bocão.

O tom de pele influencia na escolha do tom?

Neste momento, não. O que está valendo é a diversão, e até cores menos tradicionais estão em voga, como verde e azul. Uma boa medida para começar a se familiarizar com o tom mais adequado é levar sempre em consideração a regra do contraste: peles morenas fica bem com tons mais escuros, e as mais claras com os médios.

:: Red lips! Descubra o batom vermelho ideal para a sua pele
:: Nossa colunista de make Taís Andrade elege seus 5 batons preferidos

Produtinhos para arrasar na maquiagem. Que tal?boticáriocapa

* Gazeta do Povo

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna