Beleza: as 5 dicas mais TOP de Alice Salazar, segundo as leitoras de Donna

Foto: Maikel Silva, divulgação
Foto: Maikel Silva, divulgação

Uma das maiores blogueiras de beleza do Brasil, Alice Salazar compartilha seus truques e dicas em seu canal no YouTube, no seu primeiro livro – De bem com o Espelho – e também em um curso online completo de maquiagem, este por assinatura, a R$ 67 o acesso por três meses.

Em comum a todos estes conteúdos, estão as dicas bem detalhadas para cada objetivo, desde preparar a pele até como finalizar olhos e boca.

Como nem todo mundo irá conseguir assistir aos mais de 600 vídeos publicados pela youtuber, a gente perguntou às leitoras do Grupo da Beleza Donna, no Facebook, qual a técnica de make up que elas passaram a usar depois que conheceram Alice Salazar. E a própria Alice comenta suas dicas.

OS MELHORES TRUQUES DE MAKE

(1) RÍMEL SEM ERRO

“O melhor truque é o de não jogar fora a embalagem vazia do rímel quando acaba. É para ir utilizando a escovinha do rímel novo dentro daquele vazio.”
Fátima Carapeços

Este é um truque herdado da mãe: Margarete Salazar foi quem primeiro mostrou para a filha que o rímel recém-comprado é muito líquido, borra o olho e não pinta como o rímel velho. Então, deve-se pegar a escovinha do novo rímel e ficar passando do novo para o velho, removendo o excesso de produto das cerdas – senão, os cílios ficam todos grudados um no outro.
– O rímel já é um produto pegajoso, imagina colocar isso nos fios, não tem como dar certo – explica. – E não economizar na aplicação, não adianta passar só uma vez ou com muita pressa que o resultado nem aparece.

(2) O PODER DO MARROM

“Aprendi a fazer o côncavo do olho usando sombra marrom para dar profundidade. Faço isso todos os dias, principalmente por ter olho pequeno.”
Susiani Guisolfi

A sombra marrom é usada em quase 100% das produções de Alice, o que não as torna iguais. É uma cor “chique e fina”, na opinião da maquiadora, e não faltam razões para você experimentar o truque.
– O marrom na maquiagem empurra para dentro, “afunda”, dá profundidade ao olhar. E é também uma ótima cor de transição entre as cores, é muito mais bonito e mais harmônico quando você adiciona outra cor na pálpebra. Acho obrigatório ter sombra marrom em casa. E esfumar, esfumar muito, sempre.

(3) LÁPIS EMBAIXO, NÃO EM CIMA

“A melhor dica é de passar o lápis preto na raiz dos cílios e depois selar com sombra. Aumenta o olho, destaca o olhar!”
Paula Hass

Uma característica do estilo da blogueira é não riscar o olho com lápis preto em cima da raiz dos cílios. Isso porque a textura do produto é diferente e o acabamento não fica perfeito.
– Se o lápis é do tipo de ponta mais grossa e mais molenga, vai se arrastar de uma forma que não ficará homogêneo o suficiente, não vai ter acabamento no fim e nem no começo do risco, ele vai perdendo a ponta quando vai sendo aplicado.
Para esta finalidade, o delineador é mais indicado. Porém, Alice não vê problema nenhum em sair sem o delineado preto por cima:
– Muita mulher chega para mim dizendo: “Ai, Alice, sei fazer tudo, mas não sei fazer delineador.” Então não faz! Digo nas minhas palestras que delineador é que nem unha descascada. Melhor uma unha sem nada do que uma toda lascada, entende? É a mesma coisa com o delineador. Se o seu acabamento sai grosso ou todo tremidinho, saiba que não é obrigatório usar.

(4) PRIORIDADE: PELE!

“Hoje sei fazer a correta cobertura da pele, com corretivo, base, pó e iluminador: isso já é mais que a metade da maquiagem.”
Layla Gracioli Ramos

Em anos de estrada para seus cursos, Alice relata que o que falta a muitas mulheres não é a técnica, e sim o hábito. Assistir aos vídeos sem praticar não é garantia de que a pessoa aprender a fazer em si mesma, certo? Então, mesmo sem decidir qual batom ou cor de sombra você irá usar, o mais importante é dominar a preparação do rosto. Depois, o resto é só experimentar combinações.
– Para mim, a maquiagem é como análise combinatória da matemática: A com B, B com C, B com A, B com C… Você consegue fazer um monte de combinações, por exemplo, com uma paleta de sombras coloridas, tu faz um mundo de maquiagem, o batom A com o olho B e assim por diante, são milhares de opções para combinar – ensina a gaúcha.

(5) NÃO POUPAR NA HORA DA APLICAÇÃO

“Aprendi com os vídeos da Alice a não poupar maquiagem e passar base na boca para aparecer a cor real do batom quando aplicar.”
Daniela Almeida Altamiranda

Uma das marcas registradas de Alice é colocar bastante base e pó – bastante mesmo! Em seus cursos Brasil afora, a maquiadora percebeu que suas alunas costumavam economizar produto, colocando apenas um pinguinho na ponta do dedo. Sua técnica de espalhar (com os dedos mesmo) em todo o rosto, incluindo pálpebras e boca, tem uma explicação:
– Eu, como mulher, sei o que dura e o que não dura no rosto. É diferente de um profissional que dita moda e vai maquiar modelo na passarela, que precisa de 30 segundos para deixar pronta. É fácil para ele dizer: “A tendência é uma coisa bem levinha, tipo pele nada, corrige a olheira de leve…”. Mas, pô, vai corrigir olheira de mulher que trabalha, que tem filho, entendeu? – diz, aos risos. – Vida real não é assim. Tem muita mulher que quer estar linda 12 horas por dia, então faço para durar.
Para Alice, esse mito de que tudo tem que parecer “muito natural” faz com que muitas mulheres tenham um certo medo de se maquiar. E, então, quem se maquia mais acaba se diferenciando.

Leia também
:: Escritora britânica propõe “regra dos 15 minutos” para se maquiar
:: 15 produtos de beleza até R$ 50 para rechear a nécessaire

Leia mais
Comente

Hot no Donna