Beleza saudável: confira 4 dicas para cuidar da pele após a maquiagem

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Sabia que cuidar da pele quando você não está usando maquiagem é extremamente importante até mesmo para ajudar no acabamento da make? Pois é. Rotina obrigatória de saúde e beleza, o uso dos produtos certos para limpar o rosto ao chegar em casa ou antes de dormir é também essencial para conseguir um belo resultado diante do espelho.

:: Dicas de pré-make: o segredo de uma maquiagem impecável é cuidar da pele antes
:: 4 dicas para deixar seus pincéis de maquiagem limpos (de verdade)

Para funcionar na pele, a maquiagem também entra nos poros e não retirá-la adequadamente provoca obstrução, levando à formação de acne, foliculite e outras inflamações na pele. Mais: uma boa limpeza elimina as gorduras e sujeiras e evita o aparecimento de manchas e o envelhecimento precoce.

– É muito importante que se limpe a pele, até para ela “respirar” e receber um tratamento adequado depois – explica a dermatologista Verônica Bender Lima.

Para quem acha que não tem tempo suficiente e se assustou com os quatro passos citados no título, a maquiadora Carolina Machado Eléguida avisa:

– Para fazer uma maquiagem bonita, é preciso ter a pele bonita.

01tftpelecare07052015_al

Confira um passo a passo para limpar a pele e retirar a maquiagem:

Passo 1: Demaquilante bifásico

É importante começar pela maquiagem mais pesada, normalmente a dos olhos. Com um algodão bem molhado, passe suavemente o demaquilante bifásico específico para esta área para eliminar os resíduos de delineador, rímel e sombra. Depois, use um demaquilante ou água micelar para as outras áreas do rosto. A dermatologista Verônica Lima indica lenços demaquilantes apenas para situações fora da rotina, como viagens, pois o resultado não é ideal.

Passo 2: Lavar o rosto

Para retirar o restante da maquiagem, a maquiadora Carolina Machado indica lavar o rosto com um sabonete especial para o tipo de pele. Esse produto, além do make, vai limpar toda a poluição acumulada durante o dia. Não esqueça: lave o rosto sempre com água fria, porque a água quente desidrata a pele e a deixa oleosa ao mesmo tempo.

Passo 3: Tonificar a pele

Para quem tem acne ou pele mais oleosa, um adstringente indicado para o tipo de rosto vai retirar as impurezas que ainda podem ter ficado mesmo depois de lavar. Caso seja necessário, uma loção secativa para a zona T do rosto também é uma boa opção. É importante que a pele esteja totalmente limpa antes de utilizar o produto.

Passo 4: Hidratar

Usar um hidratante específico para cada pele é indispensável. Este também é o momento indicado caso você esteja fazendo algum outro tipo de tratamento, como creme para a área dos olhos, um produto rejuvenescedor ou algum tipo de ácido.

Leia mais
Comente

Hot no Donna