Boxer braids, gloss, boca colorida e batom preto: as tendências de beleza para a temporada

Fotos: Agência Fotosite
Fotos: Agência Fotosite

Para além da moda, a SPFW lança ou reforça tendências de beleza. O visual supernatural segue firme, com pitadas de cor aqui e ali.

— Aos poucos, a gente tem visto o retorno de elementos como glitter e mais cor nos olhos — afirma Fabiana Gomes, maquiadora da M.A.C. Cosmetics.

#DonnaNaSPFW
:: Asa-delta, oversized, listras: as tendências que vão pegar na próxima temporada
:: Dia 1: a magia da Apartamento 03, o esporte chic da Uma e os refugiados por Ronaldo Fraga

:: Dia 2: a ilha deserta da Osklen, a brasilidade de PatBo e o compre agora de Karl para Riachuelo
:: Dia 3: a viagem de Alice no tempo para Isabela Capeto e a reestreia de Herchcovitch para À La Garçonne
:: Dia 4: a Cuba de Patricia Viera, a assimetria de Gloria Coelho e a cangaceira rocker de Helo Rocha
:: Dia 5: o glam 80’s de Kallieno, o tricô da GIG Couture e o estúdio na passarela de Lino Villaventura
:: Um Plus a Mais: Direto da SPFW, 7 looks plus size que dão uma lição de estilo
:: Direto da Bienal, o estilo de quem circula pelos corredores
:: Saiba tudo sobre a edição SPFWn41

Boxer braids

Sim, o penteado preferido do clã Kardashian e que se espalhou pelas cabeças em festivais de música mundo afora também foi sensação na SPFW. E o hit deve sobreviver ao verão, como apontou a passarela da Triya, que colocou as modelos para desfilarem com as trancinhas boxeadoras.


Olho tudo

Toda essa história de pele natural fez com que a cor nos olhos ficasse esquecida por algumas temporadas. Mas finalmente sombras e lápis coloridos saíram da penteadeira.

– Voltou total – resume Fabiana Gomes, direto do backstage.

Na Ellus, o avermelhado apareceu tanto na pálpebra quanto na linha d’água, nada muito certinho. Já a Lolitta investiu em traços em laranja logo abaixo da sobrancelha para dar cor, enquanto a PatBo investiu no esverdeado.

ADEG_BLZ_spfw_n41_004

 

Pele nada

Esqueça as camadas e mais camadas de base, primer, corretivo, pó e o que mais você tiver na penteadeira: a pele do verão continua levinha, com correção só onde precisa. Para boa parte dos desfiles, principalmente os de beachwear, foi a pedida. Triya, Salinas e Amir Slama apostaram na cútis lisinha e com leve iluminado no canto interno dos olhos.

Vix_N41_011

 

Nasci assim

Chapinha, escova, alisamento? Que nada! O legal da vez é mostrar seu cabelo como ele é – ondulado, crespo, cacheado, liso, volumoso…

– Se é ondulado, vamos liberar os cachos, se é liso, vamos deixar assim ou bagunçar. Se a mulher quiser estilizar um dia ou outro, é bacana, mas sempre nesse caminho de cada um com seu biotipo – defende o hairstylist Ricardo Rodrigues.

hroc_blz_spfw_n41_012

 

Brilha, brilha

Se depender do que se viu na passarela da SPFW, o verão vai ter muito brilho – também na maquiagem! No desfile de Helo Rocha, a proposta foi o mais literal possível: em vez de de sombra, brilhinhos ao redor dos olhos. A aplicação é leve e sem muita regra, começando pelo canto interno, seguindo pela pálpebra móvel e finalizada no canto externo, em um leve dégradé.

O up final fica por conta das várias camadas de máscara de cílios, que definem o olhar. Também apareceu com força a pele iluminada ao extremo, como na passarela de Vitorino Campos. Quem explica é Fabiana Gomes, maquiadora sênior da M.A.C. e uma das responsáveis pela make do desfile:

– Depois do strobing e do chroming, chegou a vez do glittering. Vi muito esse efeito na temporada de moda de Paris – conta.

Enquanto o strobing consiste em ressaltar traços com iluminador, o chroming garante um efeito parecido com o batom perolado nas pálpebras e maçãs do rosto.

hroc_n41_004

 

All black

O batom preto ainda está longe de cair de vez nas graças das brasileiras, mas é inegável que a cada temporada aparece com mais força – e não somente no inverno. Em versão com (muito) gloss, foi um dos protagonistas da beleza do desfile de Reinaldo Lourenço: reinou absoluto em uma make que privilegiava pele leve, só com os corretivos necessários.

Para quem anda com vontade de testar, mas ainda não se arriscou, a dica é tentar fazer em casa com o lápis de olho mesmo: primeiro, uma camada de corretivo nos lábios e, depois, basta contornar e preencher. Fica mais suave se você apostar no efeito dégradé, com o centro da boca em roxo ou vinho, por exemplo.

rlou_imp_n41_011

 

Apagadinha

Para aqueles dias em que a gente quer uma produção mais básica – ou o look é colorido demais e você precisa equilibrar -, a pedida segue com os batons neutros. Além do nude, que já virou básico na nécessaire de muitas mulheres, o marrom acinzentado é a aposta para a temporada, como vimos na passarela de Gloria Coelho. Lenny Niemeyer, Karl Lagerfeld para Riachuelo e Lolitta.

gcoeblz__ms_N41_004

 

Boca colorida

Depois de um inverno dominado por roxo e vinho, o verão vai chegar com cores mais vivas e iluminadas, como o vermelho, o rosa e o laranja, que apareceram em diversos desfiles da temporada. Para Reinaldo Lourenço, a boca da vez é vermelha e brilhante, com uma generosa camada de gloss. Já o rosa deu as caras na Apartamento 03, em uma produção leve e dominada pela cor dos lábios. O vermelho apareceu também na apresentação de Patricia Viera.

ap03_blz_spfw_n41_015

 

Gloss, para que te quero

Ele está bem longe de ser unanimidade, mas, se depender dos beauty artists desta edição da SPFW, o gloss terá seu retorno triunfal para acabar com a soberania do efeito matte. A make-up artist Fabi Gomes até brincou que usou “uns cinco litros” do produto para garantir o efeito maçã do amor que você vê aqui. Fora da passarela, claro, não precisa tanto brilho, viu? Além da boca, o gloss também apareceu nas pálpebras no desfile da A. Brand.

— É uma make importante para o verão. Dá um efeito ice fresh sem ficar exagerado — explica o maquiador Rodrigo Costa, responsável pela beleza do desfile.

rlou_imp_n41_009

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna