Brilho nos olhos, o look que chegou para ficar

Sair do lugar-comum na maquiagem é uma das tendências atuais

Glitter no make dos olhos é tendência para quem quer sair do óbvio
Glitter no make dos olhos é tendência para quem quer sair do óbvio Foto: Erin Baiano

O período de festas já acabou faz tempo, mas a maquiagem brilhante para os olhos continua em evidência, talvez por ser uma maneira fácil de espantar o baixo astral causado pelo inverno.

? O momento é adequado para uma maquiagem caprichada, dramática ? diz Rachel Goodwin, maquiadora da Chanel. ? O estilo está mais para filme de ficção científica, aquele lance meio Stanley Kubrick.

Ou talvez seja a neve que estimule a mulherada a assumir o lado Ziggy Stardust, fazendo experimentos com strass, cristais e lantejoulas ou caprichando na sombra com glitter sobre as pálpebras.

Não há dúvida de que as coleções outono/inverno foram extra luminosas: Rachel Goodwin pintou as modelos da Chanel com Illusion d’Ombre Mirifique, uma sombra superescura com efeito brilhante; na Christian Dior, Pat McGrath caprichou e deixou os rostos das tops parecidos com máscaras de baile, com discos iridescentes, lantejoulas douradas e strass cor de âmbar nas sobrancelhas e pálpebras das modelos.

E o festival de glitter também esteve presente nas coleções prêt-à-porter primavera/verão: na Givenchy, Pat McGrath partiu uma lantejoula prateada ao meio, colocando cada metade nos cílios superior e inferior; na Dsquared, a maquiadora Charlotte Tilbury, que trabalha para a MAC, aplicou glitter ao redor dos olhos das meninas como se fosse kohl.

Quando vista entre tantos outros itens brilhantes na passarela ? como os espartilhos coloridos de Dolce & Gabbana, as tiaras de Louis Vuitton, os brincos chandelier de cristal e os sapatos de glitter praticamente onipresentes, a maquiagem exagerada se adequa perfeitamente, como se fosse apenas mais um detalhe num visual carregado de luz.

? O visual exagerado vai bombar na primavera ? previu Pat McGrath, que também caprichou nos tons coloridos no desfile da coleção primavera/verão de Dolce & Gabbana usando os delineadores Jade e Silvery Burgundy da Khol Collection da grife. ? Depois de várias temporadas de visual minimalista, o pessoal quer mais é um toque de drama. Acho que essa tendência de muita cor só vai crescer, pois as mulheres estão cada vez mais entusiasmadas com os pigmentos diferentes e as texturas fortes.

As celebridades, e não estamos falando só de Lady Gaga ou Katy Perry, já arriscam um brilho extra no tapete vermelho _ como Emma Watson, que usou sombra metálica e aplicou sobre ela folhas de ouro para o lançamento de “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2” em Nova York, em julho; Anne Hathaway usou cílios postiços com minúsculos cristais para apresentar a festa do Oscar em fevereiro.

? Já vimos de tudo ? Rachel explica. ? Lábios vermelhos, olhos esfumaçados e muita pele brilhante, mas eu adoraria ver a mulherada apostando nos experimentos e se arriscando um pouquinho mais. Poxa, meninas, já está na hora!

Em termos práticos, porém, você gostaria de andar com uma maquiagem espalhafatosa por aí? Nem sempre.

? É meio exagerado se você for sair só para tomar uns drinques ? afirma Ricky Wilson, maquiador da Dior.

Há, porém, maneiras mais sutis de dar brilho aos olhos e ainda parecer sofisticada.

O truque para não errar a mão é não tentar ficar parecida com uma dançarina de musical; para evitar isso, use algumas pedrinhas de strass ou apenas uma pincelada de sombra com glitter para ficar com um visual de vanguarda.

? Você está criando arte ? diz Sarah Lucero, maquiadora da Stila, que fez a maquiagem de olhos para o desfile da coleção primavera/verão da Alice + Olivia com delineador verde azulado brilhante como sombra. ? Não pode fazer de qualquer jeito nem exagerar. É como se fosse a versão aquarela dos brilhos e lantejoulas; o resultado é etéreo e angelical se feito corretamente”.

As maquiadoras entrevistadas admitem garimpar lojas de artesanato como a Michaels em busca de novidades e comprar pedras on-line em sites como o Save-on-crafts.com. “É coisa de US$ 0,99”, ela continua. “Se não der certo, pode jogar fora sem remorso.”

Elas sugerem o truque da lantejoula cortada no meio; basta usar cola ? como a Duo Adhesive ? e pinça para grudar uma em cada canto dos olhos. ? É um jeitinho ótimo de sofisticar o visual ? Sarah continua. ? Se for prata ou metálico, pode combinar com algum detalhe da roupa ou do tecido, como um vestido de tweed, por exemplo.

Outra opção é usar só uma faixa de cílios postiços com a base decorada com tachinhas como a da Faux + DEV, ou strass preto, como o Shu Uemura Dazzling Black Diamante (réplica do par feito para Madonna com diamantes de 0,75 quilate).

“A única maneira de deixar discreto e sofisticado é fazer numa cor só”, ensina Raychel Wade, maquiadora que dá aulas através de sua empresa, a Cheek to Chic, e gosta do visual que três pedrinhas criam sobre a maçã do rosto. “Faça com safiras ou esmeraldas. É uma ótima opção para deixar bem discreto”.

Para quem prefere alternativas: a sombra com glitter como a da Stila Jewel Shadows (em citrino ou topázio dourado) ou, para um toque ainda mais ousado, o trio de sombras NARS Arabian Nights cobrindo toda a pálpebra. (Dica para retirar o glitter que gruda na pele e não quer sair: dar batidinhas com durex.)

? Permite que você use uma tendência forte e, ainda assim, pareça discreta ? Sarah continua. “Você pode até ir à mercearia da esquina e, ainda assim, estar sensual”.

Para conseguir essa façanha, basta usar um delineador com glitter, como o Urban Decay, espalhado sobre uma sombra preta ou marrom.

Para manter o equilíbrio, deixe o resto do rosto (quase) limpo, sem maquiagem. Ninguém calçaria um meia pata brilhante com um vestido de lamê dourado, então não tente aplicar esse tipo de maquiagem aos olhos e ainda usar uma base pesada e/ou um batom de cor forte. Melhor optar pela pele brilhante, limpa, e lábios praticamente sem cor.

? Se você exagerar, vai ficar parecendo adolescente ? conclui Sarah. ? Elas é que carregam a mão em tudo.

Glitter para todo lado, como se vê, nem sempre é ouro. 

Leia mais
Comente

Hot no Donna