Como ficar bronzeada sem ir para o sol? As opções para “maquiar” o corpo

Foto: Lauro Alves
Foto: Lauro Alves

Verão, calor, bronzeado: um trio que combina muito. Ao expor as pernas e braços, em saias e blusas cavadas, às vezes dá vontade de tirar aquele “branco-escritório” e ficar mais com a cara da estação. Mas, para evitar ficar torrando sob o sol, o que pode causar danos mesmo com o uso contínuo do protetor solar, existem outras formas de bronzeamento temporárias e sem riscos.

Veja nossas dicas para dar uma nova cor à pele nesse verão sem precisar de sol.

Maquiagem para pernas

O que é: Spray que vem em duas cores, bege claro para as mais branquinhas e bege escuro para morenas e negras. Ele simula o efeito da uma meia-calça, deixando a pele das pernas mais uniforme, cobrindo imperfeições como marcas de depilação, manchas e varizes. Eles dão um brilho a mais às pernas.

Aplicação: Por ser spray, é importante agitar bem antes da aplicação para o produto apresentar o efeito desejado. Para aplicar, deixe o tubo a 10 cm de distância da pele e espalhe em movimentos circulares com a mão. Após a aplicação, aguardar entre 5 e 10 minutos para secar bem e não manchar a roupa. Importante: a pele deve estar limpa e seca para melhor fixação. Lembre-se que ele funciona como maquiagem e não possui protetor solar.

Duração: A fórmula é resistente ao suor e não mancha a roupa. O produto sai no banho, ao esfregar bem as pernas com sabonete e bucha vegetal.

Opções no mercado: há produtos como Pernas Maravilhosas, AirBrush Legs Sally Hansen, Aspas NylonsMeia-Calça Instantânea Gold Nylons.

Foto: Pernas Maravilhosas/Divulgação

Foto: Pernas Maravilhosas/Divulgação

Jet bronze

O que é: Técnica de bronzeamento artificial, feita em alguns salões, em que uma mistura com corante é aplicada na pele com uma máquina controlada por um profissional. O produto irá reagir na pele da pessoa para garantir que o bronzeado dure por mais tempo. Quem associa a técnica com aquela ideia de pele laranja pode ficar tranquila: a cor pode ser manipulada de acordo com o tom desejado para cada uma, desde aquelas que só querem sair do branco até quem quer ficar super morena, explica a maquiadora Giovana Duval, que faz aplicações de jet bronze.

Aplicação: Demora em média três minutos para passar o produto e, em torno de 2 a 3 minutos depois da aplicação, a pele já está seca o suficiente para a pessoa colocar a roupa. Mesmo que fiquem algumas manchas na hora de se vestir, não tem problema, porque a cor inicial funciona mais como uma maquiagem e o resultado final se desenvolve em até 12 horas. Importante: esperar, no mínimo, seis horas antes de tomar banho; quanto mais tempo ficar depois disso, mais escura a pessoa vai ficar. Dica da Giovana para ficar com o bronze perfeito: depilar e esfoliar um dia antes e tomar banho logo antes de aplicar o produto.

Duração: O tempo que a cor fica na pessoa depende do tipo de pele e o cuidado que cada um vai ter com o produto, mas a média é de 7 a 10 dias. Quem pretende fazer o jet bronze para algum evento, Giovana indica que a aplicação seja feita em torno de dois dias antes para fixar bem a cor.

Opções no mercado: estéticas e salões costumam oferecer a técnica.

Jet Bronze | Foto: Julio Cavalheiro

Jet bronze | Foto: Julio Cavalheiro

 

Autobronzeador

O que é: Os bronzeadores sem sol são cosméticos a base de uma substância que, quando entra em contato com as proteínas da pele, confere a ela um efeito moreno que parece aquele bronzeado feito pelo sol. Ao contrário dos raios ultravioleta, porém, o autobronzeador reage na epiderme, camada mais superficial de pele, e traz substâncias hidratantes na sua formula, garantindo o combo cor e cuidado.

Aplicação: Existem diversos tipos de autobronzeadores no mercado, das mais variadas marcas e fórmulas. Trazemos aqui 3 opções: em gel, creme e spray. No caso do creme e do gel, é importante tomar cuidado para aplicar homogeneamente com as mãos e esperar entre 20 e 30 minutos para o produto secar bem antes de se vestir. Cerca de uma hora depois, o resultado começa a aparecer. O creme da Panvel pode ser usado no rosto e no corpo, o gel é apenas para o rosto. Já o spray deve ser aplicado a 20 cm da pele, inclusive no rosto, e espalhado com a mão. Ele seca mais rápido: dá para se vestir em torno de 5 minutos depois de aplicar. Em todos os casos, para conseguir um bronzeado uniforme, o ideal é fazer uma esfoliação no corpo antes de aplicar e esperar, no mínimo, oito horas antes de tomar banho para não tirar todo o produto.

Duração: Entre 7 e 10 dias. A partir do sétimo dia, o tom começa a desbotar.

Opções no mercado: Autobronzeador Panvel Solar, Spray Fácil Best Bronze, Autobronzeador Neez, Sublime Bronze L’Oreal e Cuide-se Bem Solar Boticário.

Leia mais:

:: #DonnaIndica: 10 chapéus e viseiras para você se proteger do sol com glamour neste verão ::
:: Conheça técnicas para aproveitar o verão sem comprometer a saúde e beleza dos cabelos ::
:: Maquiagem para o dia a dia: um passo a passo com as tendências do verão ::

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna