Emenda uma progressiva na outra? Veja os cuidados para quem não vive sem a técnica

Camila Maccari, especial

Você é daquelas que não abre mão dos fios alisados e, a cada três meses, no máximo, corre para o salão retocar a escova progressiva? Então, é bom ficar atenta e tomar alguns cuidados para manter a hidratação e a saúde do cabelo. O procedimento, queridinho por controlar os fios sem precisar passar pela rotina de chapinha, pode causar alguns prejuízos. A química frequente retira água e nutrientes do cabelo – e é necessário repô-los. Talvez você já tenha reparado que, após algumas progressivas, a raiz tende a ficar mais oleosa, e as pontas, ainda mais secas. Denise Andretta, hair stylist do Salão Visualitté, de Porto Alegre, explica que isso é resultado da impermeabilização que a escova promove.

–A raiz tem uma oleosidade natural que se espalha para o resto do cabelo. Quando a progressiva sela os fios, essa oleosidade não consegue descer e fica concentrada ali. Por isso, também, que as pontas tendem a ficar mais secas.

Confira as dicas de Denise Andretta e de Laine Calixto, do salão Acqua Ville em São Paulo, para cuidar dos fios sem abrir mão das escovas frequentes:

Veja mais:
:: Cor sem mistério: 10 mitos e verdades sobre pintar os cabelos
:
Cabelos finos e escassos? Dicas de corte, como dar volume e cuidados com os fios por Cláudio Coelho

Faça um tratamento prévio
Denise sugere que, cerca de duas ou três semanas antes fazer a progressiva, você invista em uma cauterização para recuperar e hidratar os fios.
– A cauterização é uma hidratação mais profunda que devolve os nutrientes e água, que são retiradas pela química. Assim, quando foi aplicar o produto, seu cabelo vai estar hidratado e a escova progressiva vai selar o fio.

Escolha o xampu certo
Denise recomenda usar um xampu que tenha PH ácido. Funciona assim: cada parte do corpo tem um PH, o dos fios costuma varias entre 4,2 e 5,8 – é ácido, de acordo com uma escala que vai de 0 a 14 (quando chega a 7, o PH passa a ser neutro e, acima disso, é alcalino).
– O xampu com ph ácido vai manter a cutícula do cabelo fechada, evitando que perca umidade e desidrate.
A hair stylist dá uma dica: se você também tem fios tingidos, o xampu para esse tipo de cabelo funciona para os dois casos.

Foco nos cabelos: confira diferentes maneiras de prendê-los com estilo
Com que frequência e como se deve lavar os cabelos?

Hidrate sempre
A hidratação deve ser constante, principalmente por causa das pontas, que ficam ainda mais secas que o comprimento. Laine recomenda que, ao menos uma vez por semana, você faça uma hidratação com máscaras de colágeno, vitaminas e minerais.
– Isso vai diminuir o ressecamento de seu cabelo e evitar que fique duro, sem balanço e brilho. É só lavar normalmente, retirar o excesso de água e aplicar a máscara em todo o comprimento, deixando agir por cinco a 10 minutos.
Denise acrescenta que, além das máscaras, você pode apostar em produtos naturais como os óleos de coco e azeite de oliva para hidratar. Passe antes do banho e deixe agir por algum tempo, depois lave normalmente.

Use termoativos
Quem faz progressiva frequentemente já sabe que, conforme o efeito vai passando, o secador fica ainda mais indispensável – e acaba fazendo parte da rotina. Laine Calixto alerta para a importância dos termoprotetores. A hairstylist explica que o uso constante do secador sem nenhuma proteção queima os fios, mas que, aliados aos termoativos, pode trazer benefícios
– Esses produtos têm nutrientes que são ativados com o calor do secador e são mais uma forma de hidratar os fios.

Finalize
Depois de secar os fios, finalize com produtos como o leave in ou o sérum, que controlam os fios e ainda dão jeito no aspecto ressecado.
– Aposte em produtos com substratos hidratantes como o óleo de argan, que é extremamente hidratante e dá brilho, além de ajudar a renovar contra os danos da química.

Leia mais
:: Como dar volume a cabelos muito lisos: 6 dicas práticas para fazer em casa
:: Novo secador inteligente promete não queimar os cabelos e pode custar mais de R$ 1.000

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna