S.O.S. cabelos: 3 profissionais de salão dão 8 dicas de produtos para hidratar os fios em casa

FreePics.com
FreePics.com

Por Michelle Teixeira

A vida real, infelizmente, não é um comercial de xampu. Para conquistar aquelas sedosas madeixas da TV só tem um jeito: investir em hidratação. Mas isso não quer dizer que você tenha que viver no salão ou comprar os produtos mais caros. O importante é saber exatamente do que os seus fios precisam.

Por exemplo, se o seu cabelo é liso e oleoso, você deve evitar máscaras muito pesadas e apostar em produtos com óleo de damasco e glicerina. Já se o seu problema for volume excessivo e frizz, as máscaras à base de ceramidas, vitamina E e manteiga de karité são as mais indicadas.

No mercado, muitas máscaras alcançam resultados próximos ao cobiçado “efeito de salão”. Para ajudar tanto na hora da compra quanto no modo de usar, conversamos com três profissionais da Capital que dão dicas para cada caso. Lucas Lummertz (New Visuallizé), Alexandre Pedroso (Maison 31) e Alison Salles, do salão que leva seu nome, compartilham dicas de ouro.

– Há vários tipos de tratamentos capilares e para o couro cabeludo. Os mais usados são reconstrução, nutrição e hidratação. Para todos, indico que seja feito um diagnóstico mensal no salão, com manutenção em casa uma vez por semana – diz Salles.

Importante: também é indispensável tomar cuidado com a temperatura da água ao lavar os cabelos. Nada de abusar da torneira quente.

– A água morna é sempre a melhor opção, pois garante que os fios fiquem saudáveis e o couro cabeludo livre de caspa – aconselha Lummertz.

Dicas por Lucas Lummertz

♦ Máscara profissional Sebastian Penetraitt

00c84ef3

Se você tem cabelo oleoso, deve aplicar nos fios limpos, no meio e nas pontas e deixar 15 minutos. Em seguida, retire com água. Já para quem tem cabelo poroso ou bem danificado, o indicado é aplicar uma quantidade menor, do tamanho de moeda de R$ 1. E não enxágue: basta secar e fazer o acabamento que quiser. Gosto mais dessa segunda opção, especialmente depois da química. O resultado fica excelente, pois o produto não pesa.

♦ Máscara matizadora Kaedo Nano Blonde

Indico para cabelos louros. É um dos únicos matizadores do mercado que não resseca os fios. Para o verão, é ainda mais importante, já que o cabelo claro costuma amarelar, devido ao sol e à água com muitos metais pesados. O indicado é usar esse matizador depois do xampu, deixando agir por 10 minutos. E pode ficar tranquila que o cabelo não deve ficar roxo. O produto vai matizar o cabelo, deixar o louro renovado. Após o uso, é indicado aplicar apenas o condicionador.

Dicas por Alexandre Pedroso

♦ Nutrifier Coco Oil, de L’Oreal

00c88edb

Indicado para quem tem cabelos secos. Seguindo a moda do óleo de coco, dá brilho e suavidade aos fios. Para um melhor resultado, você deve lavar os cabelos com xampu livre de silicone, o que evita que os fios fiquem pesados. Em seguida, aplique a máscara, livrando a raiz, e massageie até as pontas por três a cinco minutos.

♦ Aura Botânica, de Kérastase

Tem 98% dos ingredientes de origem natural, incluindo o óleo de coco de samoa e óleo de argan prensados à mão. Primeiro, use o xampu Bain Micellaire para lavar delicadamente. Após, aplique o condicionador Soin Fondamental. Deixe agir por três a cinco minutos e enxágue. Este tratamento é indicado para cabelos normais e sem danos.

♦ Resistance Therapiste, de Kérastase

00c88edc

Para cabelos muito ressecados com danos químicos ocasionados por mechas e alisamentos, esta linha promove a reconstrução total dos fios. Deve-se usar primeiro o xampu Bain Therapiste para lavar e higienizar os fios e, em seguida, a Masque Therapiste, massageando do comprimento até as pontas. O ideal é deixar por cinco minutos.

Dicas por Alison Salles

♦ Linha Pro Fiber de L’Oréal Professionnel e ampolas ReCharge

00c84ef0

Por ter uma carga de proteína e aminoácidos, esta reconstrução é indicada para fios que sofreram danos químicos e físicos. Uso muito no salão em cabelos com mechas. São quatro produtos de uso diário: xampu, condicionador, máscara e leave-in. Em casa, a cliente aplica as ampolas que prolongam por seis semanas o resultado do que foi feito no salão.

♦ Linha Nutritive, de Kérastase

00c84eee

É um tratamento de nutrição, isto é, foca na parte externa do fio e devolve a camada lipídica. Ente os principais benefícios, estão a emoliência capilar, que é nada mais do que o aspecto saudável e bonito do fio e a facilidade no desembaraçar. Tem opções para cabelos secos e rebeldes, grossos e rebeldes e extremamente ressecados. O site da marca traz um e-diagnóstico para cada tipo e modos de usar no banho ou após.

♦ Linhas All Soft e Color, de Redken e Color

redkenjpg

São os meus preferidos para a hidratação. O Redken All Soft Heavy Cream é para cabelos secos e opacos, aplicado no comprimento até as pontas dos fios ainda úmidos e deve ficar por pelo menos cinco minutos.

Clube Donna

Já conhece nosso Clube Donna? Com R$ 9,90 de assinatura por mês, você tem acesso a diversos parceiros de beleza, moda, bem-estar. Baixe no Google Play ou App Store. Todos oferecem descontos em seus serviços. Os salões aqui citados fazem parte do Clube. Confira!

New Visuallizé Salon: 20% de desconto para sócias nos serviços de manicure e escova, de segunda a quinta-feira.

Alison Salles Cabeleireiros: 10% de desconto para sócias nos serviços do salão, de segunda a quinta-feira.

Maison 31: 10% de desconto para sócias do Clube Donna em todos os serviços do salão.

Leia mais
:: Tranças, vermelho, pele natural e mais: direto da SPFW, as tendências de beleza que vão pegar no verão
:: Manual dos cachos: como lavar, hidratar, pentear e definir os fios
:: Bem curtinho: o pixie cut faz a cabeça das famosas e é aposta certa das próximas temporadas

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna