Cabelo novo: como cortar a franja de acordo com o formato de rosto

Por Tamirys Collis, Especial

Franjas dão um toque delicado e feminino às mulheres. Curtinhas, desfiadas, retas, mais longas ou laterais, a verdade é que elas nunca saem de moda. Se você quer mudar o visual, mas tem dúvida se o corte fica bom em você, confira qual estilo de franja combina melhor com seu formato de rosto.

Os hairstylists Mari Nicácio, do salão Homa Elite Salon, e J. Alvim, do Studio W Iguatemi, de São Paulo, dão as dicas:

Rosto arredondado

Combina com franja curta, na altura da sobrancelha.

— O ideal é que o centro da franja seja levemente mais curto que as extremidades. Esse truque dá equilíbrio entre cabelo e rosto —, explica Mari.

Esse formato de rosto também combina com uma franja lateral mais longa, cortada na altura do nariz.

Dica: É importante ressaltar que só o corte não faz milagre. O ideal é combinar penteado e look para disfarçar o rosto redondo. Evite brincos arredondados e prefira estes acessórios mais compridos.

tumblr_lmsj6wPsXG1qg3l3vo1_500

Rosto comprido e alongado

Combina com uma franja um pouco abaixo da sobrancelha e desfiada.

Outro estilo de franja que fica bem neste caso, de acordo com J. Alvim, é aquela cortada na altura do nariz e usada de lado.

— Uma boa pedida é prender metade da franja com uma presilha e deixar a outra metade solta.

Dica: Combine penteado e look para disfarçar rosto comprido. Neste caso, o indicado é usar brincos arredondados e evitar roupas com decote V, que alongam ainda mais o queixo.

tumblr_mrl0saqhHE1soqz9co1_500

Rosto fino

Combina uma franjinha na altura da sobrancelha e mais espessa. Ela pode ter formato arredondado. Para conseguir este efeito, as extremidades da franja devem ser um pouco mais longas do que o centro.

beautiful-beyonce-cute-fashion-girl-Favim.com-372066_large

Para disfarçar testa grande

A hairstylist Mari Nicácio indica para quem tem testa grande uma franja longa, na altura da bochecha e usada de lado.

Dica: É importante ressaltar que só o corte não faz milagre. O ideal é combinar penteado e look para disfarçar testa grande. Neste caso, use um batom de tonalidade bem forte para dar foco à boca. Também aposte em colares para destacar o pescoço e tirar a atenção da testa.

934784_de-um-up-no-visual-aposte-na-franja

Para quem tem a testa pequena

O ideal neste caso é ter uma franja que parta do topo da cabeça e termine na altura da sobrancelha. A base da franja deve ser reta. “Com esse corte, a testa fica mais alongada”, diz Mari.

giphy

Mais para cuidar dos fios
:: Beyoncé e Emma Stone são as novas adeptas do bob hair, o cabelo da vez
:: Água de coco é o segredo de loiras como Yasmin Brunet
:: Além do argan: descubra o óleo ideal para o seu tipo de cabelo
:: Sem cor, com saúde! Como reverter os efeitos da descoloração

O que você precisa saber antes de decidir cortar franja

Qualquer mulher pode ter franja, mas antes de tomar a decisão de que quer mesmo cortar as madeixas deve saber que a “franjinha” exige certos cuidados.

Em primeiro lugar, a franja combina com variados comprimentos de cabelo, desde o chanel até os mais longos. A única ressalva é que a parte lateral da madeixa (perto da orelha) não pode ser muito curta. Isto porque ela precisa dar suporte à franja.

Em segundo lugar, quem opta pela franjinha também deve estar disposta a secá-la toda vez que lavar o cabelo.

— É indispensável secar imediatamente após o banho para ficar com efeito de fios arrumadinhos — , explica Mari.

dakota_bang_trim

Em terceiro lugar, a mulher que escolhe a franja curtinha deve trabalhar ou ter uma rotina em ambientes frescos, o que significa que aquelas que trabalham na rua, expostas ao sol e ao calor excessivo correm o risco de transpirar demais e ficar com a franja com aspecto oleoso.

Em quarto lugar, as mulheres de cabelos crespos ou enrolados podem ter franja também, mas o melhor, segundo o cabeleireiro J. Alvim, é que seja cortada na altura do nariz ou da boca.

— Elas até podem optar pela franja curta também, desde que tenham muita atitude para segurar esse estilo —, comenta Mari.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna