Cabelos coloridos ganham a cabeça das gaúchas e são tendência para os meses de outono e inverno

Fotos: Andréa Graiz
Fotos: Andréa Graiz

Loiras, morenas, castanhas, ruivas: as definições das cores tradicionais dos cabelos têm novas nuances com as possibilidades das mechas nos fios, e isto não é de hoje. Mas, como toda novidade no universo da beleza, são essas releituras que renovam o estilo. Trend-setters do Sul já aderiram à moda que promete ser sensação nos meses de frio: cores inusitadas como rosa, azul ou roxo intercalam-se de forma definida nos fios.

– Desde novembro, está é uma tendência forte no inverno europeu e americano, nas passarelas e nas ruas. Pesquisamos a técnica, e as mulheres que já conheceram adoraram. Não se trata mais de um colorido “alternativo”, como antigamente. Este perfil é bem mais chique – define Marcelo Maschke, diretor artístico do salão RhedCo.

Cabelos assinados pelas coloristas Josi Maciel e Roberta Antunes (RhedCo)

Cabelos assinados pelas coloristas Josi Maciel e Roberta Antunes (RhedCo)

Misturas de tons de loiro mais quentes ou mais frios, reflexos azulados e mix de tons pastel – especialmente rosa – estão entre os destaques das próximas estações. A ideia é não marcar as mechas desde a raiz, que fica com a cor esfumada, iluminando o cabelo em todo o comprimento. Na hora da aplicação dos produtos é que se define onde as cores serão colocadas. A manutenção depende de cada estilo de coloração, mas, em geral, por não ser uma cor em bloco uniforme desde a raiz, pode ser mais espaçada.

Jonathas Diniz, hair dresser do salão Cubo, ressalta que é preciso cuidar a saúde dos fios e a qualidade dos pigmentos utilizados para não danificar os cabelos. Em muitas técnicas de pintura, os fios precisam ser descoloridos e chegar ao tom correto para a aplicação da nova cor.

– Se você quer colocar um azul-pastel e o cabelo estiver amarelo, ficará verde. Isso é algo básico, mas que nem sempre é respeitado. Se o fio não estiver saudável, se estiver poroso, a tinta irá sair com muita facilidade e desbotar – alerta o profissional.

Jonathas Diniz, hair dresser do salão Cubo, propôs um color block no contorno com rosa pastel no cabelo curto de Thaiani Wagner

Jonathas Diniz, hair dresser do salão Cubo, propôs um color block no contorno com rosa pastel no cabelo curto de Thaiani Wagner

rosa_cubo

 

O pedido por mais ousadia nos looks tem surgido com cada vez mais frequência nos salões, observam Marcelo e Jonathas, dado que as referências do que é tendência no mundo todo estão ao alcance de um clique. Não raro, as clientes chegam com fotos no celular de inspirações vistas no Pinterest ou no Instagram para copiar as combinações de cores encontradas na internet.

– Mesmo aqui no Rio Grande do Sul, que tem histórico de ser mais conservador, a adesão das mulheres ao boom do cinza escuro e do cinza claro nos cabelos, bem como o corte dos cabelos médios (o long bob), mostra que as gaúchas estão aceitando muito estas inovações – opina Jonathas (salão Cubo, que assina o look da foto à direita).

Leia também
:: Com que frequência e como se deve lavar os cabelos?

 

Para Marcelo, este comportamento reflete um desejo feminino de se diferenciar e criar um estilo próprio que comece já à primeira olhada. Um cabelo sem rótulos pré-definidos (loira, ruiva ou morena) causaria este tipo de impacto.

– Cada vez mais as cores são superpersonalizadas para cada mulher, para cada fundo de cabelo natural ou tingido e para cada tom de pele – conclui.

Veja abaixo as produções que os cabeleireiros fizeram para esta reportagem a pedido de Donna:

icecolor

Ana Paula Fock aderiu ao ICE COLOR, técnica do RhedCo que promove um mix de loiro bem claro com mechas em tons azulados, uma combinação suave e elegante.

 

 Juliana Damasio também aderiu ao ICE COLOR no RhedCo

Juliana Damasio também aderiu ao ICE COLOR no RhedCo.

 

Tons escuros e claros de azul, com mechas mais concentradas misturadas a outras mais leves, se alternam no comprimento dos fios de Paula Mullik, combinação feita por Josi e Roberta no RhedCo.

Tons escuros e claros de AZUL, com mechas mais concentradas misturadas a outras mais leves, se alternam no comprimento dos fios de Paula Mullik, combinação feita por Josi e Roberta no RhedCo.

O look de Raquel Mori proposto por Marcelo Maschke contempla a base dos fios loiros com mechas rosas emoldurando o rosto, especialmente na parte frontal, para iluminar o contorno.

O look de Raquel Mori proposto por Marcelo Maschke contempla a base dos fios loiros com mechas ROSAS emoldurando o rosto, especialmente na parte frontal, para iluminar o contorno.

 

Leia também
:: Lavar os cabelos com refri funciona? Especialista explica o resultado

Julia Schneider tem os fios ruivos e recebeu coloração em tom rosa principalmente na parte frontal, iluminando o rosto com destaque para a franja lateralizada.

Julia Schneider tem os fios ruivos e recebeu coloração em tom rosa principalmente na parte frontal, iluminando o rosto com destaque para a franja lateralizada.

 

 

Os cabelos longos de Pamela Teixeira têm a base escura e tonalidades que se alternam em cima de outras mechas loiras, especialmente com pigmentos rosa misturados, configurando o “fluid hair” (cabelo fluido) feito no RhedCo.

Os cabelos longos de Pamela Teixeira têm a base escura e tonalidades que se alternam em cima de outras mechas loiras, especialmente com pigmentos rosa misturados, configurando o “fluid hair” (cabelo fluido) feito no RhedCo.

INSPIRAÇÃO GRINGA

Conhecida na internet por conta de seus cabelos multicoloridos, a cabeleireira americana Ursula Goff, do Kansas, tem tutoriais em suas redes sociais (como seu Instagram) mostrando as quatro principais técnicas que costuma utilizar. Seus métodos de colorir incluem desde efeitos de clareamento e sombreamento, por cima da cor previamente existente nos fios, até recursos para deixar o cabelo com look arco-íris ou aquarela.
A última investida de Ursula chamou a atenção no mês passado quando a hair designer se inspirou em obras de arte para criar mechas. Os quadros Dancer Tilting, de Edgar Degas, e Starry Night, de Van Gogh, foram reproduzidos em pinturas nos cabelos. Veja abaixo.

ursula1 ursula2

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna