Com produções elaboradas, maquiador Andy Rodrigues conquistou mais de 80 mil seguidores: confira dicas para copiar os looks

Foto: Félix Zucco
Foto: Félix Zucco

Camila Maccari, especial

Andy Rodrigues tinha 14 anos quando maquiou pela primeira vez: às vésperas da formatura, comprou alguns produtos e uma revista com dicas de experts e arrumou a mãe para a cerimônia. Mas foi só três anos depois, no final do Ensino Médio, que a ideia de se profissionalizar foi levada a sério. Aliou escola, trabalho e um curso profissionalizante: três meses depois já era maquiador e “ganhava dinheiro com isso”.

Nessa época, começou a testar diversos looks em si mesmo porque já pensava em maquiagem como se fosse um desenho, “sempre tinha alguma técnica a ser aprimorada, sempre se podia ficar melhor”. A barba, que nunca tirou completamente por causa de uma foliculite, jamais foi empecilho. Pelo contrário – ele gosta do efeito que os pelos acrescentam ao que chama de figura afeminada, resultado do cabelo comprido, feições delicadas e as superproduções. E é aí o beauty artist virou personagem. Se estivesse
maquiado e surgisse algum compromisso, não via problema algum em ir assim mesmo.

Foto: Reprodução/Instagram

Foto: Reprodução/Instagram

Aos 24 anos, segue comparecendo a eventos exibindo na pele as suas produções – muitas vezes, faz isso em parceria com marcas. Não raro, aposta em roupas femininas, o que faz com que seja confundido com uma drag. Quando pode, esclarece que o termo certo é crossdresser: ele pode se maquiar e se vestir com roupas de mulher, mas nunca deixa de ser o Andy Rodrigues, “um menino com barba e cabelo comprido”.

No Instagram @andyrodriguesmakeup, já soma mais de 80 mil seguidores, que curtem e comentam, na maioria, fotos do próprio Andy em suas produções elaboradas – nada de maquiagem natural. Aliás, ele acha que essa tendência não combina com a gaúcha “porque nunca que uma pele superleve vai durar o dia inteiro”. Andy gosta mesmo do combo contorno + iluminador + olho esfumado + cílios postiços – e conta que é isso mesmo o que as juremas (nome carinhoso com que trata os seguidores) querem ver.

No ano passado, Andy criou um canal no youtube para compartilhar dicas de make. Ser vitrine do próprio trabalho já rendeu alguns xingamentos na rede, principalmente quando alguma página reproduz uma imagem sua. Mas, dessas situações, o que mais guarda é o carinho dos seguidores “indo em bando em sua defesa”, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente. Na sua própria página, diz que já não existem discursos de ódio, quem está lá admira seu trabalho.
– Maquiagem, acima de tudo, é estar livre, é brincadeira, jogar com o lado lúdico que todos nós temos. É a forma que a gente encontra para se expressar.

Dicas de especialista

Fã de uma produção impactante que dura o dia inteiro, Andy Rodrigues ensina alguns truques para você valorizar o look

Base até as orelhas
Um erro muito comum na hora da base é aplicá-la somente no rosto, deixando pescoço de fora.
– Assim, você acaba ficando com uma máscara! Tem que passar até nas orelhas, tudo tem que ficar uniforme – ensina.

Salva pelo pó translúcido
Andy garante que você vai notar a diferença:
– Ele é mais leve que o pó compacto e tem uma cobertura suave que vai dar conta daquela oleosidade que vai se formando durante o dia. Quando percebe que a pele tá oleosa, algumas pinceladas rápidas e você volta a ter o toque seco.

Mão leve para esfumar
Vai a dica: aplique bem pouca sombra no pincel com o qual você vai esfumar seu olho. Quando você pega demais, acaba ficando com o produto acumulado. E o resultado?
– Você vai esfumando e esfumando pra conseguir espalhar toda aquela sombra e quando vê tá com maquiagem até a sobrancelha. Tem que ser de leve!

Sobrancelha em dia
Seja com sombra, lápis, um bom desenho ou pigmentação: as sobrancelhas merecem atenção especial.
– Elas são a moldura do rosto, é o que dá toda a expressão para a maquiagem – avisa Andy.

Aprenda a colocar cílios postiços
Acredite: nada como a autonomia de saber colocar os próprios cílios postiços. E o caminho, diz Andy, é um só: treino!
– Ele dá um up incrível ao visual: muitas vezes uma pele bacana e os cílios destacados já são uma produção inteira.

Maquiagem bonita pede pele hidratada
Isso vale para todo mundo, até para quem tem o rosto oleoso. Andy destaca que uma boa hidratação impede que a maquiagem craquele, se acumule ou saia rápido.
– Antes mesmo de maquiar, aplique um pouco de um hidratante que seja específico para o seu tipo de pele. Faz muita diferença!

Leia mais:
:: Casamento real: Maquiagem de Meghan Markle é leve e clássica
:: Rímel ideal: 4 maquiadoras indicam suas máscaras para cílios preferidas
:: Sardas no rosto: veja bases e truques que valorizam e não escondem as suas pintinhas

Leia mais
Comente

Hot no Donna