Não lave o rosto no banho: veja dicas para ter uma pele hidratada no inverno

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Quem cuida da pele o ano inteiro sabe: no inverno, é mais difícil manter o rosto hidratado e com aspecto saudável. Tudo por conta do combo baixas temperaturas, vento e, principalmente, água quente.

Nesta época do ano, a tendência é tomar um banho bem quente, o que pode causar tanto o ressecamento da pele, devido a perda de nutrientes, quanto o efeito rebote, quando a ação da água quente provoca ainda mais oleosidade.

E aí? Já se identificou? Então, confira as dicas de Sandra Feijó, esteticista facial da Onodera, para adaptar sua rotina de cuidados diários no inverno e evitar o ressacamento da pele.

1. Adapte sua rotina de cuidados diários

O primeiro passo é ter uma rotina fácil de ser seguida: quanto mais simples, mais fácil será mantê-la. Confira as dicas de Sandra Feijó:

De manhã: lave o rosto com água morna ou fria e use um sabonete líquido próprio para seu tipo de pele – fuja dos em barra, que retiram mais a proteção natural. Depois, borrife água termal em todo o rosto e deixe a pele absorvê-la (caso prefira usar um tônico, escolha um que não seja muito adstringente). Passe o hidratante e, após uns cinco minutos, aplique o filtro solar.

00c628e3

Foto: Diogo Sallaberry

Durante o dia: lembre de reaplicar o filtro solar, mesmo que você trabalhe em ambientes fechados. Sua pele precisa de proteção não apenas da luz natural.

À noite: higienize a pele novamente com sabonete líquido antes do banho e retire toda a maquiagem – lembre-se que o lenço demaquilante não é o suficiente. Depois do banho, aplique a água termal e, antes de dormir, use um hidratante ou produto noturno para seu tipo de pele. Se seus lábios tendem a ficar ressecados, pode usar também um protetor labial antes de ir para cama.

2. Na hora do banho, lave o rosto antes de entrar no chuveiro

Vale lembrar: entre no banho já com o rosto lavado com água morna ou fria. Assim, você não terá necessidade de lavá-lo com a água quente do chuveiro.

3. Tem pele oleosa? Não deixe de hidratá-la

É uma ilusão pensar que pele oleosa não precisa de hidratação, ainda mais no inverno. Justamente pela ação do frio e da água quente, mesmo as cútis mais oleosas podem ficar ressecadas e até mesmo descamar. Então, hidratação já!

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

4. Diminua a frequência da esfoliação

Como a pele fica mais exposta nesta época, o ideal é optar por um esfoliante que seja mais leve e mesmo diminuir a frequência para não ressecar o rosto.

5. Invista em tratamentos estéticos

O inverno é a melhor estação para colocar os processos estéticos no seu dia a dia. É possível trabalhar mais a pele com ácidos e sensibilizar um pouco mais o rosto, já que é uma época com menos exposição aos raios solares.

Leia mais:
:: Como fazer exercícios no frio: veja dicas para praticar atividades físicas no inverno
:: Inverno em cores! Como fugir do tradicional preto e transformar seus looks
:: Estudo comprova que a pele fica mais seca no inverno: veja como prevenir e também remediar
:
Mais cuidado e menos make: pele mais natural é tendência de beleza

Leia mais
Comente

Hot no Donna