Como dar volume a cabelos muito lisos: 6 dicas práticas para fazer em casa

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ter cabelos lisos pode ser o desejo de muitas pessoas, mas também é um problema para muitas. Fios muito finos e lisos são sinônimo de franjas “escorridas”, prendedores que não ficam no lugar e cachos que nunca duram até o fim da noite.

:: Manual do cabelo oleoso: o que fazer e o que evitar
:: Dúvida capilar: qual o melhor tipo de escova para o seu cabelo?
:: Cabelos sem vida? Conheça os quatro tipos de danos que comprometem a beleza dos fios

Apesar de não existir uma solução permanente para esse problema, é possível dar mais volume aos cabelos lisos com ajuda de alguns produtos e truques na hora de secar e pentear.

– Não vale a pena fazer uma química, como aquela antiga permanente, porque, ela estraga muito o cabelo e os salões nem oferecem mais esse tipo de tratamento – explica Ricardo dos anjos, apresentador do programa “SOS Salvem o Salão” no GNT. – Quem quer dar um volume maior aos cabelos vai sempre ter que usar um produto, em spray ou em pó, para manter a textura.

giphy (2)

Também é importante consultar um profissional para encontrar o estilo mais adequado.

– É fundamental, antes de tudo, acertar o corte de cabelo com o tipo de rosto – indica o cabeleireiro Alexandre Pessuto. – Normalmente, os cabelos curtos ganham volume com mais facilidade porque o cabelo fica mais leve.

Conversamos com Ricardo e Alexandre em busca de dicas práticas do que é possível fazer em casa. Confira as dicas:

Para cabelos soltos: cera em pó

A pomada em pó tem a textura parecida com a de um talco e ajuda a acrescentar volume. Para esse efeito, divida o cabelo para ir chegando perto da raiz e salpique o produto, que vem com uma tampa parecida com a de um saleiro, no cabelo.

Para cabelos presos: desfiar a base

Para quem gosta de usar rabo de cavalo, mas não quer ficar com o cabelo caído também pode aplicar alguns truques. Aplique um pouco de spray seco e passe um pente fino ou uma escova para desfiar na base do rabo, perto do elástico, na direção contrária do crescimento. Depois, penteie o cabelo levemente para tirar a impressão de escabelado.

giphy

Para o volume durar mais tempo: frisador

Quem não lava o cabelo todos os dias e quer um volume que dure mais tempo, um frisador pode ser uma boa ideia. Quando usado na raiz do cabelo, o aparelho, que parece uma chapinha com ondas, cria uma textura encrespada que ajuda a aumentar o volume.

Para tirar a oleosidade da raiz: xampu seco

O xampu seco em spray não só limpa como ajuda a diminuir a oleosidade da raíz, dando um aspecto opaco aos fios, o que ajuda a criar volume. Para o efeito, é importante abrir as mechas e aplicar o spray aos poucos direto na raíz.

Antes de secar: gel ou mousse 

Para preparar o cabelo antes do secador, uma ideia é passar gel ou mousse na raiz. A preferência é sempre pelo mousse e com proteção térmica. Depois, é só secar o cabelo normalmente e você já vai notar um volume extra.

giphy (3)

Na hora de secar: fios levantados e vento frio 

O secador de cabelos também pode ser um ótimo aliado para quem busca volume. Ao jogar o vento quente, é importante ir levantando as mechas e secar por bastante tempo com os fios apontando “para cima” (truque: secar o cabelo de cabeça para baixo), mexendo bastante no cabelo, para ajudar modelá-los. Passar um pouco de vento frio durante a secagem também ajuda a manter o volume.

Leia mais:
:: Dicas para como combater a oleosidade dos cabelos
:: Saúde na xícara e na beleza! 10 produtos com chá verde para cuidar dos cabelos e da pele
:: Cabelos sem vida? Conheça os quatro tipos de danos que comprometem a beleza dos fios:: 8 mitos e verdades sobre o crescimento dos cabelos

Leia mais
Comente

Hot no Donna