Como escolher a escova certa para o seu cabelo

Foto: Pixabay, reprodução
Foto: Pixabay, reprodução

Mesmo para quem circula pelas prateleiras de produtos de beleza do supermercado ou da farmácia, a variedade de opções de escovas para cabelo parece não ter fim: raquete, redonda, térmica, com cerdas de metal ou naturais… Na hora de escolher, existe um modelo perfeito? Spoiler: a escova ideal depende, principalmente, do seu tipo de fio e do efeito que você deseja nas madeixas. Alisar ou modelar? Definir cachos ou baixar o volume?

O cabeleireiro Thiago Costa detalha quais são os tipos disponíveis no mercado e adianta: além do modelo ideal, vale também ter atenção na hora de pentear:

– O ideal é sempre desembaraçar das pontas para cima – ensina. – E, quando for lavar os cabelos, esfregue o couro cabeludo, sem friccionar os fios. Isso ajuda na hora de desembaraçar.

O tipo certo de escova ou pente pode deixar seu cabelo mais bonito. Descubra qual o ideal para você

RAQUETE

Funciona tanto para cabelos lisos quanto ondulados, dos curtos aos longos. Por ter as cerdas mais separadas, desembaraça sem modelar. Os modelos vazados são ideais para escovar os fios logo depois do banho, porque não acumulam água. Quando as cerdas têm bolinhas nas pontas, ajudam a massagear o couro cabeludo.

raquete

 

PENTE GARFO

Perfeito para quem tem cabelos crespos. Ajuda a dar volume e desembaraçar. Também funciona para quem tem cacho definido e quer dar mais volume. “Os pentes de madeira polida também evitam arrebentar os fios crespos ao desembaraçar”, explica Thiago.

REDONDA

Tipo mais tradicional, que você provavelmente já teve (ou tem!) em casa. Esse modelo é perfeito para quem costuma fazer escova em casa ou quer garantir fios mais lisos. Cada tamanho de escova funciona melhor para um tipo de cabelo: a pequena é ideal para fios curtos, finos ou cacheados, enquanto as médias garantem movimento a fios mais longos ou ondulados. Para cabelos mais grossos, pesados e longos, a pedida é a redonda larga, que ajuda a alisar.

evas

TÉRMICA

Semelhante à redonda, mas com o tubo feito em materiais como a cerâmica ou o metal, que ajudam a absorver o calor do secador. É esse detalhe que garante cabelos secos mais rápido do que no salão de beleza.

roger

 

  • Escova de cerâmica com cerdas naturais e nylon, da Roger. Por R$ 55,90 em extra.com.br

E as cerdas?

  • Cerda de javali: a mais top, conforme o cabeleireiro. Ajuda a distribuir a oleosidade do couro cabeludo ao longo do fio
  • Naturais: colaboram para diminuir o frizz, já que tiram a eletricidade dos fios
  • Metal: ideal para quem quer modelar os fios, pois ajuda na hora da finalização e dá brilho. Para as cacheadas, esse tipo de cerda pode prender nos fios.

Leia mais
:: Diga adeus ao frizz nos cabelos
:: Tipo Scarlett! Celebridades trazem de volta à moda os cabelos curtinhos
:: Chapinha promete clarear cabelos em 10 segundos

Leia mais
Comente

Hot no Donna