Lábios intactos! Como fazer os batons matte e escuros durarem mais na boca

Fotos: Anderson Fetter
Fotos: Anderson Fetter

Se o verão é a estação oficial dos tons rosados e clarinhos, é no inverno que os lábios ganham mais cor. E, no que depender das tendências apontadas na última temporada de moda, quando mais escuro for o batom, melhor. Além do vinho, que conquistou de vez lugar cativo na nécessaire depois que a marsala foi eleita a cor do ano passado, agora é a vez do roxo – e até do preto, para as mais ousadas.

Veja também
:: Cores do frio! Os lançamentos de batons para o inverno
:: Delineado duplo, batom roxo: as tendências de maquiagem de 2016

Ao mesmo tempo em que lábios escuros são marcantes, é preciso ficar atenta ao fato de que eles desbotam mais rápido. Para te ajudar a manter o bocão incrível a noite toda, a maquiadora Eloana Aguirre, de O Boticário, ensina seus truques preferidos.

giphy (6)

1. Lábios lisinhos

Basta o friozinho gelado dar as caras lá fora para que a boca ganhe aquela aparência rachada. Além de causar desconforto, o ressecamento da boca ainda faz com que o batom não fique com uma aparência bonita quando aplicado. Antes de escolher a cor do dia, a dica de Elô é esfoliar os lábios – principalmente se você optar por um produto com cobertura matte, aquela mais fosca e sequinha.

Sabe aquela receitinha de esfoliação caseira da vovó, que ensina a misturar uma colher de açúcar refinado com a mesma medida de mel? Você pode preparar e espalhar pela boca, fazendo movimentos leves e circulares até sentir que seus lábios estão lisinhos novamente. Depois, vale hidratar aplicando o lipbalm de sua preferência. Aliás, vale também usar hidratante labial todos os dias antes de dormir, assim a boca estará pronta para a manhã seguinte.

2. A base de tudo

Assim como a sombra fixa melhor quando aplicamos o primer e a base, o batom escuro permanece por mais tempo quando passamos base antes. Sim, você entendeu certo: a mesma base que você espalha no rosto pode ir para os lábios.

— Além de fazer o batom durar mais tempo no inverno, a base ajuda a neutralizar o tom rosado da boca — explica a beauty artist.

Mas não exagere na quantidade, ok? Basta uma camada leve, sem excesso – que funciona para uniformizar os lábios e não influencia na cor do batom escolhido.

00b8a9ff

3. Pó para toda a obra

Depois da base, é hora de deixar os lábios sequinhos com uma camada de pó translúcido. A maquiadora Eloana sugere aplicar o produto com pincel, que ajuda a fixar ainda mais a cor.

4. Contorno da vez

Pensou que já era hora de passar o batom? Ainda não. Para garantir que os lábios permaneçam intactos por mais tempo, o truque é fazer o contorno com um lápis específico para boca, em um tom próximo ao do batom escolhido.

— O lápis forma uma barreira que não deixa o batom escorrer. Dá para usar tanto com os mattes quanto com os cremosos — diz Eloana.

giphy (7)

5. Hora de colorir

Para finalizar, aplique o batom de sua preferência. Se for com o pincel, melhor ainda. Para garantir durabilidade extra, Elô sugere repetir a terceira etapa.

— Se eu quiser que dure ainda mais, passo mais uma camada de pó translúcido com pincel de sombra. É só ir depositando levemente. Deixa a cobertura mais mate e some na boca — garante.

Mais sobre make
:: Vic Ceridono dá 10 dicas para não errar na maquiagem
:: Tranças, pele natural e boca colorida: direto da SPFW, 10 tendências de beleza que vão pegar em 2016
:: Por que o batom líquido mate é a solução para quem quer lábios bem pintados e sem borrões

giphy (8)
Gótica suave

Ficou com vontade de testar como você fica com o tal batom preto, mas não se aventurou a comprar o produto ainda? Eloana sugere usar um item que você já tem: lápis de olho preto!

— E fica lindo! Amo batom preto, sou viciada, mas as pessoas ainda estranham. O que faço é misturar o preto com o vinho, então fica um batom bem escuro, mas com degradê.

O passo a passo é simples: basta fazer o contorno dos lábios com o lápis preto e voilá! Para colorir o centro da boca, vale escolher um tom mais claro, como o roxo ou o vinho, que confere o efeito duo citado pela beauty artist.

— Para os olhos, recomendo máscara de cílios ou um delineado bem fininho. Evite o preto, prefira grafite ou bronze.

Direto do nosso Insta, Elô ensina a “fazer” seu próprio batom preto

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna