Com que frequência e como se deve lavar os cabelos?

(Banco de Dados/Divulgação)
(Banco de Dados/Divulgação)

Não lavar os cabelos com a periodicidade certa pode deixá-los oleosos, com aquele aspecto que ninguém gosta. Porém, lavar além da conta pode fazer com que os fios percam os óleos naturais e acabem ficando ressecados — e ninguém aqui quer aquele bad hair day. Então, com que frequência se deve lavar as madeixas? A dermatologista Verônica Bender tem a resposta:

— Depende do tipo de cabelo. Se o cabelo é normal ou seco, o mais adequado é lavar em dias alternados. Se for muito oleoso pode ser lavado todos os dias.

:: Saiba o que fazer quando o cabelo fica verde após entrar na piscina
:: Tratamentos noturnos para rosto, cabelos e corpo são alternativas para cuidar da beleza

A mulherada sabe que cabelo é muito mais do que uma simples extensão do corpo. Manter as madeixas saudáveis e bonitas afeta diretamente a autoestima. A dermatologista concorda e explica que a poluição,  o grau de oleosidade e até a descamação do couro cabeludo são fatores importantes para decidir a frequência com que se lava o cabelo. Também se deve levar em conta a época do ano: no verão, é normal que se lave com mais assiduidade do que no período mais frio.

hair-gifbeyonce

Olha elaaaaaaaaaaaa: para ficar com um cabelo digno de uma diva, tem que lavar direitinho, ok?

No caso de pessoas que praticam exercícios físicos diariamente, sofrem de sudorese (transpiração excessiva) ou têm um couro cabeludo muito oleoso, está liberada a lavagem diária. Mas há algumas coisas importantes a se levar em consideração. A dermatologista explica que os xampus são compostos por detergentes responsáveis pela limpeza do couro cabelo e dos fios. No caso de quem faz alisamento ou química no cabelo, o uso em excesso de xampu pode causar o ressecamento dos fios, mas existem produtos específicos que podem diminuir os danos.

Como lavar

A lógica da lavagem do cabelo é a seguinte: limpar o couro cabeludo e hidratar os fios. Deve-se lavar o couro cabeludo, onde a sujeira está sempre concentrada, com a ponta dos dedos (nunca a unha!), fazendo movimentos circulares. Deixar escorrer a espuma pelo fios é mais do que suficiente para que fiquem limpos. Claro, se você é engenheira e visitou uma obra ou é dona de casa e faz aquela superfaxina, vale, sim, lavar os fios.

— O ideal é que se lave duas vezes o couro, principalmente no caso de cabelos oleosos. É importante não aplicar o xampu direto na cabeça: coloque na mão e espalhe. Depois, faça o enxágue e lave de novo — indica a especialista.

Aplicar o xampu direto na cabeça: jamais, tá?

Aplicar o xampu direto na cabeça: jamais, tá?

E o condicionador?

Nunca aplique condicionador ou máscaras na raiz dos cabelos. Estes são produtos feitos para manter os fios hidratados, com brilho e sem frizz. Aplicá-los no couro cabeludo porque causar excesso de oleosidade. Então não esqueça: condicionador e máscara devem ser aplicados sempre da ponta da orelha para baixo. O primeiro, pode ser usado sempre que o cabelo for lavado, o segundo, duas ou três vezes por semana.

Máscara antes do condicionador

Na hora de lavar o cabelo, a ordem correta dos produtos é:

1. Xampu: remove a oleosidade e limpa os fios.

2. Máscara: nutre e hidrada o cabelo, recuperando as proteínas perdidas.

3. Condicionador: sela as escamas do cabelo, preservando as proteínas dos fios

Atenção à aparência do xampu

Outra dica da dermatologista é sempre prestar atenção na aparência do xampu. Aqueles com aspecto perolado, mais cremoso, são, geralmente, os ideais para cabelos normais e secos. Já aqueles com aspecto em gel e transparentes são mais adequados para pessoas com couro cabeludo oleoso.

:: 4 produtos para conquistar o cabelo praiano de Gisele Bündchen
:: Os cortes e as cores de cabelo que serão tendência no verão 2016

Eu lavo só duas vezes por semana. E agora?

Calma, amiga! Segundo a literatura científica, o ideal é lavar alternadamente os cabelos, mas existe liberdade para outras opções, ok? Cabelos muito cacheados ou afro, por exemplo, exigem um cuidado muito maior para secar e hidratar. Nesses casos, é comum alternar ainda mais os dias de lavagem, sempre levando em consideração o cuidado com a higienização correta do couro cabeludo.

Mas é importante saber que não lavar com frequência ou não secar corretamente pode prejudicar a saúde do couro cabeludo e, consequentemente, dos fios. Entre os problemas, estão alguns tipos de fungo ou doenças como dermatite seborreica, uma inflamação no couro cabeludo que causa escamação e vermelhidão, e pode chegar também em algumas áreas da face.

O importante é lavar direitinho: xampu no couro cabeludo e condicionador nos fios

O importante é lavar direitinho: xampu no couro cabeludo e condicionador nos fios

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna