Antes da cera e da lâmina! O que fazer ao preparar a pele para a depilação

Quem costuma se depilar com frequência sabe que não basta escolher o método correto para garantir que as pernas fiquem lisinhas e macias. Antes de optar entre lâmina, cera ou cremes, é preciso preparar a pele para a retirada dos pelos – e ainda evitar manchas e sinais de irritação.

Uma semana antes do dia em que você pretende se depilar, vale começar a investir em um esfoliante suave, que deve ser aplicado diariamente para desencravar os pelos e facilitar a retirada, ensina a dermatologista Silvia Schmidt. O procedimento é fundamental para garantir a renovação celular e deixar a pele ainda mais bonita e viçosa.

— Quem tem tendência a pelos encravados deve começar a esfoliar a pele em dias alternados, assim que eles começam a nascer para que ocorra a desobstrução do poro e evite que o pelo inflame. Todo esse processo deve ser feito suavemente. A esfoliação em excesso pode ressecar e ferir a pele — explica.

Veja também
:: 5 passos para entender como funciona a depilação definitiva
:: Por que a depilação íntima completa pode causar danos à saúde feminina
:: A cartilha definitiva para amar a depilação com lâmina

No dia da depilação, é interessante usar roupas mais larguinhas e, de preferência, de algodão. Tecidos sintéticos, como jeans e lycra contribuem para o aparecimento de pelos encravados, também conhecidos como foliculite.

laser2

Para quem se depila com cera

Seja você adepta da cera quente ou fria, a dica da dermatologista é tomar um banho morno para abrir os poros uns 30 minutos antes da depilação. É importante que a pele esteja totalmente limpa antes de extrair os pelos, sem cremes, pomadas ou óleos. Como o método é, de certa forma, agressivo à pele, é importante manter a cútis hidratada  para minimizar danos.

— Vale lembrar que cremes não devem ser usados no dia da depilação, pois dificultam a extração dos pelos. Logo após o procedimento, evite aplicar hidratantes. O ideal é usar gel ou loções oil-free, que acalmam a irritação, tonificam e ajudam a cicatrizar e regenerar a pele —, ensina a dermatologista.

:: Depilar com lâmina engrossa os pelos? 8 mitos e verdades sobre depilação
:: Os prós e os contras dos 4 métodos mais comuns de depilação

 001746b5

Vai depilar? Veja o que fazer antes:

1. Esfoliar suavemente a pele periodicamente para evitar os pelos encravados. Os movimentos devem ser circulares;
2. Usar produtos específicos prescritos pelo dermatologista para quem tem tendência a foliculite;
3. Não cutucar os pelos encravados, pois pode inflamar o local;
4. Não usar óleos e cremes hidratantes no dia da depilação;
5. Para quem depila o rosto, existem produtos que podem ser indicados para que a depilação dure mais;
6. Não fazer depilação a laser com a pele bronzeada;
7. Evitar o sol no dia da depilação e usar filtro solar 30 nos primeiros dias.

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna