Cútis em dia! 11 alimentos que te ajudam a manter a pele perfeita

Já está mais do que comprovado que uma alimentação saudável e equilibrada é  fundamental para a saúde e bem-estar. Isto, claro, também vale para a pele. Neste caso, a orientação de especialistas é consumir alimentos que são fontes de antioxidantes. Por isso, a nutricionista Ariane Braz Antonio elegeu 11 alimentos que vão deixar sua pele mais bonita e saudável.

– Com o consumo de alimentos antioxidantes, espera-se resgatar a capacidade da célula de manter a hidratação, reconstituir os tecidos de elasticidade da pele e restabelecer mudanças provocadas pelos raios solares. Entre eles estão a flacidez, as manchas, os ressecamentos e as rugas – afirma Ariane.

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Mas primeiro é importante lembrar que a pele possui dois inimigos: as bebidas alcoólicas e o cigarro.

_ O fumo é um dos maiores causadores de radicais livres no nosso organismo, portanto a recomendação é não fumar. A ingestão de água pura, em pequenos volumes e sempre fresca), é a melhor forma de se hidratar. Dessa forma, a absorção é mais rápida e, consequentemente, o processo reposição após a perda é melhor _ pondera a nutricionista.

Confira os alimentos que vão ajudar sua pele:

1. Silício

Componente encontrado na pele e cartilagens. Auxilia na mineralização óssea. Quais são as fontes alimentares: aveia, cevada, salsa, nabo, avelã e feijão.

Michelle Obama já diria: "vai um nabo aí?"

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2. Coenzima Q10

Ela previne a oxidação de lipídios (gordura) e está diretamente relacionada ao envelhecimento. As principais fontes dessa substância são o espinafre, amêndoas, pimentão, pistache. sardinha, amendoim, nozes e semente de gergelim.

3. Semente de uva

Ela é capaz de aumentar níveis de Vitamina C no organismo, inibe a destruição de colágeno e oxidação lipídica. Previne o envelhecimento por manter a integridade dos vasos, tecidos conjuntivos e pele, além de proteger o sistema cardiovascular.

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4. Magnésio

Além de ajudar no controle do estresse, ele é anti-infeccioso e cardioprotetor. Por atuar na manutenção da temperatura corporal, sua ação combate acne, dermatoses, manchas senis, verrugas, obstipações crônicas e aumenta a hidratação da pele. As principais fontes alimentares são os cereais integrais, soja, folhas verdes, legumes e frutas – principalmente maçã e limão. O ideal é consumir entre 200 e 400mg por dia. xícara de espinafre cozido ou arroz integral e até uma maçã podem ser seus aliados.

Vai um limão aí?

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5. Zinco

A deficiência de zinco está relacionada ao envelhecimento precoce da pele. Além de auxiliar na digestão, ele também é importante para a regeneração celular e cicatrização. As principais fontes alimentares são carnes, peixes, leguminosas (lentilhas), cereais integrais, vegetais, açafrão e gengibre. Alguns folhetes de brócolis ou uma xícara de lentilha podem ser a opções saborosas!

6. Manganês

Ele é essencial na formação óssea e metabolismo de aminoácidos, colesterol e carboidratos – os açúcares. Sua deficiência resulta em redução na produção de insulina, aumenta processos oxidativos, prejudica o fator de crescimento e promove anormalidades esqueléticas. Frutas oleaginosas, grãos, cereais integrais, gema de ovo e folhas são boas fontes de manganês. Segundo a nutricionista, o ideal é consumir uma xícara de arroz integral; uma gema de ovo ou 1 colher de sobremesa de nozes.

7. Selênio

Esta substância é altamente recomendado para a formação da enzima antioxidante Glutationa peroxidase, essencial para a nutrição da pele. Suas principais fontes alimentares são carnes, aves, frutos do mar, cereais, castanha-do-pará, farinha de trigo, gema de ovo e pão francês.

Frutos do mar são uma boa pedida, mas não precisa exagerar, ok?

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8. Cobre

Ele é responsável pela formação de tecido conjuntivo, do metabolismo do ferro e na formação de melanina na pele. Na prática, com 20 ml de suco de couve puro, as pessoas conseguem atingir a quantidade recomendada de cobre por dia, além de suplementar magnésio e enxofre, devido à clorofila.

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9. Vitamina C

Antioxidante natural, ela protege a vitamina E e o ácido fólico. Além disso, previne a peroxidação lipídica, produz e mantém o colágeno e atua na oxidação de proteínas. A quantidade ideal de vitamina C pode ser encontrada uma laranja; 1 colher de sobremesa de acerola; 2 xícaras de brócolis; ou 1 pires de morango.

10. Vitamina A

Ela atua sobre o fator de crescimento da pele, bem como na produção de melanina. As principais fontes alimentares são vegetais folhosos verde-escuros; legumes laranja-escuro; batata doce; cenoura; couve; espinafre; e abóbora.

11. Vitamina E

Sua principal função para a pele antioxidação, que nesta vitamina é bastante eficiente. Óleos vegetais, amêndoas, soja, sementes de girassol, ovos, leite e fígado são bons aliados.

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