Conheça as cirurgias plásticas mais pedidas após os 60 anos

* Gazeta do Povo

Ter 60, 70 ou mesmo 80 anos de idade não é fator limitante para cirurgias plásticas. As mais buscadas por mulheres e homens estão menos relacionadas com a estética e mais com as necessidades diárias. Cirurgias na face, abdome e mamas são as mais comuns e exigem que as doenças crônicas, comuns na terceira idade, estejam bem controladas.

:: O que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia plástica
:: As 5 cirurgias plásticas mais procuradas no inverno
:: Vai fazer plástica? 12 dicas para o pré-operatório

A flacidez da pele na pálpebra do idoso pode atrapalhar a visão, gerando uma sombra quando se olha para o lado. Apesar de ser uma cirurgia estética, a indicação é normalmente reparadora, e é uma das primeiras cirurgias plásticas que o idoso costuma fazer. No caso das mamas ou do abdome, o excesso de gordura gera assaduras, feridas e desconforto. Também causam dores nas costas que, para um idoso com artrose de coluna, é pior.

cirurgia-plastica-terceira-idade

 

Restrições existem

A única restrição para as cirurgias plásticas em idosos, de acordo com Marco Aurélio Gamborgi, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, seção do Paraná, é fazer mais de uma ao mesmo tempo.

— Raramente se faz lipoaspiração em um paciente idoso. É mais indicada uma cirurgia menor, com menor risco e, mesmo assim, o pré e o pós-operatório são bem intensos. Se for preciso associar cirurgias, que uma seja pequena, como abdome e pálpebra —, explica.

O tempo de cada cirurgia não ultrapassa duas horas, e a recuperação tende a ser mais rápida também.

—Como são cirurgias menos agressivas, elas duram entre uma hora e meia e duas horas, e o retorno ao convívio familiar e social vem em até uma semana —, afirma o cirurgião plástico Luiz Eduardo Abla, professor da disciplina de cirurgia plástica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Veja também
:: Criolipólise: conheça o tratamento sem cortes ou cirurgia que congela gordurinhas
:: Magic Touch Detox, a massagem que te ajuda a eliminar até 1,5kg em uma sessão

Um dos riscos que o cirurgião plástico Luiz Eduardo Abla ressalta que pode ocorrer quando os pacientes são mais idosos é a expectativa alta que colocam sobre o procedimento.

— É a minoria dos que chegam ao consultório, mas às vezes o paciente usa a cirurgia como bengala para se sentir melhor, para tapar alguma deficiência de contato, de carinho. Embora o tratamento atue na autoestima, ele não é uma saída para resolver os problemas, para animar a paciente que perdeu alguém próximo —, exemplifica o professor da Unifesp.

:: Por que as mulheres têm mais celulite do que os homens?
:: Tchau, ressecamento! A importância de redobrar a atenção à hidratação da pele no inverno
:: Do pescoço aos pés: como hidratar as diferentes áreas do corpo

 

As mais procuradas pelos idosos

Os dados são da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica:

Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras)
Melhora a aparência de pálpebras superiores e inferiores. Rejuvenesce ao redor dos olhos, dando um ar de descanso e alerta.

Lifting de sobrancelhas
Eleva e reposiciona os supercílios, pelas pálpebras ou pelo couro cabeludo. Não se anulam os efeitos da gravidade e do envelhecimento natural, que afrouxam e “derrubam” os tecidos, mas há melhora.

Abdominoplastia
No procedimento, se remove o excesso de gordura e de pele, restaurando os músculos enfraquecidos ou separados.

Mamoplastia redutora
Remove o excesso de gordura, de tecido glandular e de pele para chegar a um tamanho proporcional ao corpo, aliviando o desconforto associado a mamas grandes. Feita também em homens.

Reparo em homens
Olhos e pálpebras são as cirurgias plásticas mais buscadas pelos homens, que buscam principalmente a reparação da visão, devido à flacidez da pele da pálpebra.

Leia mais
Comente

Hot no Donna