Conheça os truques dos personagens tatuados de “A Regra do Jogo”

TV Globo, Divulgação
TV Globo, Divulgação

Por Isabel Rodrigues, Estadão Conteúdo

Os atores já estão acostumados a submeter-se a mudanças para entrar “na pele” dos personagens que interpretam. Em A Regra do Jogo, da TV Globo, para que os tipos fossem cheios de características marcantes, o autor João Emanuel Carneiro foi além. Ao lado da equipe de caracterização e figurino, determinou que dez pessoas fossem tatuadas.

– Juntas, as áreas decidem o conceito final. Em certas ocasiões, os atores ou atrizes até opinam – explica a supervisora de caracterização da trama do horário nobre, Gilvete Santos.

A profissional e sua equipe são os responsáveis por deixar o elenco mais “colorido”. A lista inclui:

Úrsula, de Julia Rabello
Duda, vivida por Giselle Batista
Ascânio, de Tonico Pereira
Merlô, interpretado por Juliano Cazarré
Janete, de Suzana Pires
Juliano, feito por Cauã Reymond
Ninfa, de Roberta Rodrigues
Alisson, vivida por Letícia Lima
Iraque, de Danilo Ferreira
Abner, de Douglas Tavares

O tempo de aplicação de cada tatuagem depende do seu tamanho.

– Geralmente elas demoram em torno de cinco a dez minutos para serem aplicadas. Elas são do tipo decalque – explica Gilvete.

Entre os dez personagens com tatuagens, a mais trabalhosa é a de Úrsula. A moça, que é tatuadora na trama, ostenta nada mais do que 27 “rabiscos” pelo corpo.

– Elas são muitas e têm as maiores dimensões. Levamos cerca de uma hora para colocarmos todos os desenhos – conta Gilvete.

TV Globo, divulgação

TV Globo, divulgação

A atriz faz coro sobre a “trabalheira” para se montar e comenta sobre o tal processo. Diz até que ficou assustada ao se ver completamente tatuada pela primeira vez, mas que a mudança foi parte importante para a composição da personagem.

– Sou a mais tatuada da novela. Mas é tudo mentira. Na vida real, sou uma pessoa lisa. Tenho umas 20 e tantas pelo corpo. É uma cena engraçada: coloco o papel na pele e começam a jogar água. São umas 30 pessoas em cima de mim – diz, aos risos.

Como se trata de um decalque, não é preciso retoque. Quando as gravações terminam e o ator vai para casa, precisa ter paciência para retirar o adesivo colado na pele, que sai com água, sabão e muitas passadas de esponja.

TV Globo, divulgação

TV Globo, divulgação

Juliano Cazarré, que tem uma tatuagem falsa no peitoral, já se acostumou com a rotina.

– A preparação é rápida, leva coisa de 30 minutos – conta ele, que já foi flagrado pegando onda na praia com resquícios do desenho no peito.

Outras “tattoos”

Em I Love Paraisópolis, de 2015, da TV Globo, Caio Castro tinha escrito no peito a frase “Nóis é Nóis”, além de uma cruz no rosto. As tatuagens eram parte do visual de seu personagem, o traficante Grego.

TV Globo, divulgação

TV Globo, divulgação

Ter desenhos falsos pelo corpo não é novidade para Cauã Reymond. Na minissérie O Caçador, de 2014, da mesma emissora, seu personagem André tinha o corpo coberto por dez desenhos. Antes disso, em Avenida Brasil, de 2012, Jorginho tinha escrito no antebraço a palavra “Tufão”, em homenagem ao pai, vivido por Murilo Benício.

TV Globo, divulgação

TV Globo, divulgação

Agnews

Agnews

Na série Pé na Cova, a stripper Odete Roitman, de Luma Costa, tem os dois braços “fechados” por flores.

TV Globo, divulgação

TV Globo, divulgação

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna