Conheça técnicas para aproveitar o verão sem comprometer a saúde e beleza dos cabelos

Laryssa Araújo, especial

Quem quer ter cabelo de sereia neste verão? Com sol, mar e piscina, os fios precisam de cuidado redobrado. Conversamos com os especialistas em cabelos Fran Ollegario (Sexton), Eric Maekawa (Galeria), Fábia Vieira Coelho (Senac Centro Histórico) e Daniele Ramirez (Studio A) para saber os tratamentos e produtos que garantem brilho e maciez na estação do calor. Confira:

:: 4 produtos para conquistar o cabelo praiano de Gisele Bündchen
:: Os cortes e as cores de cabelo que serão tendência no verão 2016

Na areia

Cabelos expostos a sol, vento, sal e cloro tendem a ficar fragilizados. Logo após sair do mar, é fácil notar uma textura mais áspera nos fios, esse efeito combinado com os raios UV resulta em perda de brilho. Por isso, sempre que possível, enxágue os cabelos com água doce – vale até levar uma garrafinha para a beira da praia. O uso de cremes sem enxágue funcionam melhor quando os produtos em questão oferecem proteção contra raios UVA e UVB. Passe nos cabelos antes de pegar sol e entrar no mar, mas fique de olho se essa solução é a mais adequada para você.

– Os cuidados especiais devem estar de acordo com o seu tipo de cabelo. Se os fios são mais oleosos, por exemplo, o ideal é usar produtos em spray, que não pesam nos fios – recomenda Fábia Vieira Coelho, docente do Sesc Centro Histórico, em Porto Alegre.

Em geral, existem quatro tipos de cabelo: seco, normal, misto e oleoso. E você pode identificar o seu a partir da observação do aspecto do fio e o nível de oleosidade do couro cabeludo.

:: Moda, beleza, gastronomia e cultura: 16 dicas para aproveitar o verão 2016

Sol e chuva

O verão 2016 promete ser de muito calor – e chuva no Sul. E junto com umidade vem o frizz. Para dar fim aos fios rebeldes, livre-se de finalizadores com álcool, porque tendem a ressecar a fibra capilar e deixar o fio inchado e poroso. Vale a pena procurar por produtos específicos.

– Contra o frizz, escolha um leave-in que contenha na fórmula complexo antiumidade, ao mesmo tempo condiciona e nutre com leveza – explica Daniele Ramirez, subgerente do Studio A.

Cutícula selada, cor garantida

O segredo para uma hidratação eficaz é selar a cutícula após o tratamento, porque o fio menos poroso e retém mais os nutrientes, deixando os cabelos mais saudáveis e brilhantes. Isso também vale para a coloração. Quer selar os fios? Invista em leave-in ou produtos com PH específico para isso.

– As loiras precisam de cuidados redobrados durante a estação. Fazer a manutenção da cor é essencial para manter os cabelos bonitos e sadios. O cloro da piscina é um dos fatores que mais influencia na mudança do tom. Para fugir dessa, a solução é hidratação: cutícula fechada garante coloração por mais tempo – explica Fábia.

Em cabelos desnutridos – com uma aparência frágil, danificada e pontas duplas -, o mais indicado é o uso de óleos. Misture algumas gotas no condicionador e logo você vai ver os resultados. Produtos à base de arginina, aminoácido essencial para a reestruturação da fibra capilar, também garantem cabelos brilhantes e bem nutridos.

Os favoritos dos salões

Tratamento intenso

00b4d3d8

A linha Therapiste, da Kerastase, é indicada para cabelos sensibilizados pelo uso frequente de processos químicos – luzes, coloração e alisamento. A fórmula possui seis tipos diferentes de aminoácidos e proteínas do trigo.

Especial verão

00b4d3d6

A linha Expert Solar Sublime, da L´Oreal, foi especialmente desenvolvida para atender as necessidades dos fios no verão. A fórmula contém Mexoryl S.O UV-Protect que proporciona proteção instantânea durante e pós-sol.

00b4d3d7

Reconstrução Capilar, da Keune, é outra novidade para o verão: repõe três tipos de queratina (queratina, queratina hidrolisada e queratina oxidada) e reconstrói a estrutura dos fios.

Em óleo

00b4d3d9

O Sublime Oil, da Matrix, melhora a qualidade do fio e ajuda a controlar a umidade com sua mistura de óleos, incluindo os de amêndoa doce e de sementes de mamão.

Leia mais
Comente

Hot no Donna