Corte pixie: saiba tudo sobre o cabelo curtinho do momento

Globo. Divulgação
Globo. Divulgação

Depois de uma temporada dominada pelos cortes médios – que o diga o long bob! –, agora o cabelo diminuiu ainda mais de comprimento. O queridinho do momento é o pixie cut, aquele visual com os fios bem curtinhos, que lembram a base dos cortes masculinos. E a influência para o desejo pelas madeixas estilo joãozinho vem direto da TV: Helô, a personagem de Claudia Abreu em A lei do amor, apareceu com o corte na segunda fase da trama das 21h. Em outubro, o look da atriz foi o mais comentado na Central de Atendimento ao Telespectador da Globo. Para o hairstylist e visagista Cassiano Pellenz, o sucesso tem tudo a ver com o visual mais jovem que a atriz ganhou.

– O corte rejuvenesceu muito a atriz, e isso funciona bastante para mulheres acima dos 40 anos, principalmente. Só é preciso estar atenta ao formato de rosto – explica.

Versátil e democrático, o pixie funciona principalmente para quem tem rosto hexagonal, redondo, oval e com o formato coração ou pera. Cai bem para qualquer faixa etária, mas, para o cabeleireiro Rogério Martinez, do salão RhedCo., uma característica é fundamental:

– Para usar um cabelo assim, a mulher precisa passar autoconfiança – afirma.

Ficou com vontade de testar? Conversamos com os dois profissionais para responder dúvidas de quem quer aderir ao curtinho. No nosso Grupo da Beleza Donna no Facebook , você confere também a transformação da leitora Ligia Buchfink, que topou servir de modelo em um vídeo tutorial.

Quem pode usar?

Funciona principalmente para quem tem o rosto mais anguloso. Quem tem o cabelo fininho pode aplicar uma cera ou mousse para dar volume. O mesmo vale para as crespas e cacheadas, que ficam superbem em versões curtinhas – o ideal é que sejam secados com difusor. Se os fios forem mais pesados, talvez seja necessário finalizar com gel ou leave-in. “É um cabelo fácil”, resume Rogério Martinez.

Como dar uma cara nova para festa?

Prático e versátil, o pixie pode ser usado de várias formas. Depois de secar, amasse os fios com pomada seca para dar um efeito bagunçado. Quem tem franja pode tanto fazer escova quando aplicar spray para levantar a raiz e deixar o visual com uma pegada mais moderninha. Para a noite, invista no wet hair: com os fios ainda molhados, é só pentear como você deseja com o auxílio do gel, passar o secador e voilà.

E a manutenção?

– Para curtos, o prazo máximo entre uma ida e outra ao salão é de dois meses – diz Cassiano Pellenz.

Leia também
:: 4 dicas para arrasar com cabelos loiros e platinados
:: 10 produtos multifuncionais para cuidar do rosto, do corpo e dos cabelos ao mesmo tempo

Leia mais
Comente

Hot no Donna