Crespos e cacheados: confira dicas para manter os fios hidratados

* Por Camila Maccari, Especial

Cada vez mais mulheres estão assumindo seus cabelos crespos e cacheados, deixando a ditadura da chapinha para trás. São fios que exigem cuidados especiais, e as opções de produtos e tratamentos só aumentam.

Para ajudar no cuidado com as madeixas, pedimos dicas a especialistas no assunto: Fernando Paolo, do salão Fernando Fernandes e Andrea Guedes, do Aldeia Beleza e a Eduarda Buchmann, blogueira do Negra e Crespa.

Veja mais
::Modelo cria linha de bonecas negras com cabelos crespos
::Chega de alisamento! Crespas e cacheadas trocam experiências pela internet para assumir de vez os cachos
::Especialista dá dicas para cuidar de cabelos cacheados

 

Cronograma capilar

Conversar com um profissional pode ser um bom começo para definir o que é melhor para seu cabelo e fazer o que se chama de cronograma capilar.

— É preciso ver qual seu tipo para saber quais produtos usar e com qual frequência. Isso serve principalmente para quem está fazendo a recuperação, deixando de aplicar química para alisar ou baixar o cabelo e fazendo o cacho voltar a ter forma e ganhar movimento — afirma Andrea.

Durante o processo de reestruturação dos fios, Fernando Paolo indica que você vá ao seu cabeleireiro ao menos uma vez por mês.

— No começo é preciso apostar em tratamentos avançados e a avaliação contínua de cada textura do cabelo vai indicar o que fazer em casa.

 

No salão

Hidratação

Cabelos crespos e cacheados são mais secos do que os lisos, principalmente se já passaram por uso intensivo de chapinha e escova progressiva. Na hidratação, aposte em máscaras, que são mais consistentes do que os cremes. A especialista indica as que são feitas com produtos à base de cana de açúcar, maçã verde, mandioca e abacate.

— São componentes que servem para trazer a sedosidade e a quantidade de óleo necessários, além de repor a água do cabelo.

lorde

Cauterização

Esse procedimento só pode ser feito depois de uma série de hidratações. Serve para selar a cutícula do fio e manter todos os nutrientes. A frequência do processo também depende de como está o cabelo, mas em fios naturais, faz com que tenha mais brilho e permaneça hidratado por mais tempo.

Em casa

Os cuidados com os fios não se resumem ao salão. Em casa, existem uma série de rituais para mantê-los saudáveis.

Menos espuma

Sabe aquela espuma toda na hora de lavar o cabelo? Você vai ter que abrir mão DELA. O que parece ser sinônimo de beleza, nesse caso, indica excesso de sulfato de sódio e petrolato que prejudicam, ressecam e estragam a forma do fio. Andrea explica que o ideal é usar produtos low e no poo – você já deve ter ouvido falar do movimento criado pela cabelereira inglesa Lorraine Masey que sugere a utilização de pouco (low) ou nenhum SHAMPOO (no).

— A dica é intercalar entre o xampu (low po) e o condicionador (no poo) limpante que não tem nada de sulfato — afirma.

E esqueça aquela ideia de que condicionador se aplica apenas no comprimento e nas pontas: crespos e cacheados não produzem oleosidade excessiva na raiz.

Finalize

Se você tem cabelo crespo e cacheado, não tem jeito: o leave-in é essencial depois de lavar as madeixas. É indicado para os dois tipos de fios – o que difere é a textura.

— No caso dos primeiros, o leave-in em spray ajuda a manter a leveza que dá volume aos fios. Quanto aos cacheados, a dica é apostar no creme, passando uma pequena quantidade em cada mecha e amassando o cabelo com as mãos para que os cachos fiquem desenhados — explica Fernando.

blessed this

 

Da cozinha para o cabelo

A blogueira gaúcha Eduarda Buchmann assumiu os cachos há três anos e a volta do cabelo natural foi acompanhada por um blog e uma conta no Instagram, a @negraecrespa que divulga imagens de outras mulheres que passaram pelo processo para servir de inspiração – com o sucesso, a conta virou um blog.

Com a troca de experiências proporcionadas pela internet – Duda aprendeu técnicas caseiras para cuidar dos fios – que incluem produtos que são encontrados facilmente em qualquer cozinha.

Quase especiarias

Os produtos naturais são aliados das crespas e cacheadas na hora de cuidar do cabelo. Essas saídas criativas podem ajudar a manter seus fios saudáveis – vale a pena testar e perceber o que funciona para você.

Use óleos vegetais: o de coco – que já faz sucesso entre as blogueiras e atrizes, ou o azeite de oliva, que ajudam a manter o cabelo hidratado e macio. A dica é passar antes de dormir
e deixar até a manhã seguinte, na hora da lavagem. Quem não gosta de ir para a cama com o produto pode misturá-lo ao condicionador e passar durante o banho.

Ataque à fruteira: sabe a hidratação semanal? ela pode ser potencializada com frutas e vegetais como abacate, tomate, cenoura, beterraba e até banana. É só bater os alimentos no liquidificador e misturá-los com o hidratante.

— São misturas ajudam a deixar o cabelo mais brilhoso e hidratado e auxiliam no crescimento dos fios.

Doce como o mel:  Duda aposta no mel para corrigir a porosidade do cabelo – quando o fio, além de seco, fica muito quebradiço. Ela faz uma pastinha misturando mel, azeite de oliva e máscara capilar. Aplicação: lave o cabelo com xampu, aplique a mistura deixando agir por 20 minutos. Depois, basta enxaguar os fios e passar o condicionador.

 

 

 

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna