Dano x ressecamento: saiba como tratar seu cabelo com maior eficácia

Não apenas em loiros ou morenos, lisos ou crespos se divide o universo dos fios de cabelos. De importância essencial para determinar os cuidados corretos é conhecer a textura fina, grossa, mais ou menos resistentes. É a partir do conhecimento sobre os tipos e as texturas dos fios que podemos ter uma base sobre como cuidar e tratar os cabelos.

– Fios grossos normalmente são mais secos e devem receber nutrição e/ou hidratação pelo menos duas vezes por mês. Fios mais finos em geral têm a raiz mais oleosa e, por terem uma estrutura menos espessa, sobra “espaço” para o desenvolvimento da glândula sebácea e, portanto, para uma maior produção de lipídios no couro cabeludo – explica Jéssica Mahlmann, cabeleireira e tricologista do Studio168, de Porto Alegre.

Em geral, os fios podem ser classificados em três categorias:

 Fios caucasianos (ou de estrutura ovalada): são cabelos de espessura média e, em geral, resistentes. Normalmente, são lisos ou ondulados.

• Fios asiáticos (ou de estrutura redonda): são cabelos de espessura grossa e extremamente resistentes, capazes de resistir até às químicas mais alcalinas, tais como descolorações e alisamentos. Mas encontram dificuldades nos procedimentos de clareamento por conterem muito pigmento dentro do fio. Normalmente são de forma lisa.

• Fios afro (ou estrutura plana ou achatada): São cabelos de espessura fina. Extremamente frágeis, não resistem às químicas muito alcalinas, podendo sofrer quebra dos fios. Muitas vezes são cabelos crespos e/ou encrespados.

Para conhecer a fundo a estrutura dos fios, o tricologista – ou terapeuta capilar – é o profissional indicado para recomendar como tratar e manusear de forma adequada os cabelos, já que cada tipo tem sua peculiaridade.

Não importa o tipo de fio, essa regra é de ouro: todo cabelo danificado é ressecado, mas nem todo cabelo ressecado é danificado. Ao colocar tudo no mesmo saco e fazer uso inadequado de produtos, a tendência é obter um aspecto rígido e pesado justamente por estarmos devolvendo ao cabelo algo de que ele não precisa.

Cabelos danificados de qualquer textura necessitam de tratamentos à base de queratina e proteína, que dão força e preenchem o fio. No caso de cabelos somente ressecados, também de qualquer textura, o melhor procedimento é utilizar produtos hidratantes (que repõem água nos fios) ou nutritivos, à base de óleos.

COLORAÇÃO

Cabelos finos são pouco resistentes a químicas, portanto, o ideal é evitar a realização de muitas descolorações em intervalos curtos. A descoloração é uma química de “redução” – retira os pigmentos do fio e, consequentemente, a queratina também, o que pode levar à quebra em casos de excessos de processos químicos sem intervalo para a recuperação adequada. Isso não quer dizer que os cabelos grossos podem passar por toda sorte de processos sem nenhum intervalo ou tratamento: todos devem ser cuidados, afinal, cabelo é saúde.

Já as colorações em geral adicionam pigmento aos fios. Apesar de ser uma química ainda muito alcalina para os cabelos (a alcalinidade é necessária para que os pigmentos penetrem no fio), ela não danifica tanto a estrutura, mas mesmo assim são recomendados tratamentos nutritivos e hidratantes para a melhor durabilidade da cor, sejam finos ou grossos os fios. Produtos com proteção solar também auxiliam, já que evitam o processo de oxidação do sol, que leva ao desbotamento.

CORTES E PENTEADOS

Cortes em cabelos mais finos devem ser mais curtos e com camadas leves, para garantir volume e movimento. Penteados presos – como coque – e volumosos – como os “moicanos” e o famoso “topete de miss” – valorizam os cabelos finos, já que nesses casos pode-se abusar do volume e de acessórios.

Já os cortes em cabelos grossos devem ter acabamentos repicados, podendo o cabeleireiro utilizar a navalha para suavizar e retirar volume. Escovas lisas e/ou com movimentos nas pontas, cachos e tranças valorizam os cabelos mais grossos e volumosos – use e abuse de finalizadores para alinhar e modelar os fios.

donna brands

 

xxxx

 

Nativa Spa Frutoterapia: Bad Hair Day, nunca mais!

Máscara capilar ultra-hidratante: promove uma nutrição intensiva que reconstrói a fibra capilar, deixando seus cabelos brilhantes e hidratados.

Condicionador ultra-hidratante: reduz o frizz por 24h e deixa uma gostosa sensação de maciez no cabelo.

Óleo de tratamento intensivo: repara as pontas duplas e dá mais vida ao seu cabelo.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna