Direto das passarelas gringas: as tendências de beleza do outono-inverno 2017

Foto: Reprodução/The New York Times
Foto: Reprodução/The New York Times

Por Rachel Feder, The New York Times

Quais as novidades para o outono do ano que vem? Para começar, falaremos das cores – intensas e subversivas e, em se tratando de boca, não é exatamente surpresa, já que o glamour gótico foi o look que fez sucesso lá fora (veja os lábios negros da Dior e Marc Jacobs ou o merlot matte da Marni e Rodarte).

Os novos esmaltes prometem imitar o efeito gel em casa e as novas bases, mais leves, são mais translúcidas que as tradicionais, algumas até com novos aplicadores. Veja aqui as tendências e os produtos que você precisa conhecer, vindas direto das passarelas de moda do Exterior.

Leia mais:
:: Beleza em conta: 12 produtos que custam até R$ 30 cada
:: Cara limpa: confira dicas para acertar no demaquilante e ter uma pele saudável

Sem medo do escuro

Uma das tendências mais escancaradas do outono não é para as tímidas: batom em cores pouco comuns como preto, azul, verde e amarelo. E embora a probabilidade de conquistar as massas seja pequena – como os vermelhos Heat Wave da Nars ou Ruby Woo da MAC, por exemplo –, estão fazendo sucesso entre as integrantes da Geração Y.

“É apropriado para essa idade. Para ficar boa, a maquiagem tem que ser suave, meio em bronze, para não ficar uma coisa muito forte”, diz Mylah Morales, que trabalha com Rihanna, constantemente fotografada com lábios azuis nos últimos tempos. Para a maquiadora, o segredo está no equilíbrio.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Azul meia-noite e preto estão entre os tons da coleção New York Color Sensational Loaded Bolds da Maybelline (foto acima), que também inclui uma tonalidade esbranquiçada chamada Wickedly White. A caulinita da fórmula ajuda a manter o acabamento opaco, embora a textura seja definitivamente macia.

Fotos: Reprodução

Fotos: Reprodução

Há pouco tempo a MAC também lançou uma linha de cores intensas, incluindo azul céu e preto, como parte de sua coleção Bangin’ Brilliant. Algumas são mais fáceis de usar do que parece inicialmente, como a Wild Extract (à direita na foto acima), um verde forte, meio amarelado e brilhante, mas que é transparente e macio quando aplicado. Junkie, o verde-escuro brilhoso que lembra a cor da casca do pepino, é um dos tons da linha Vice da Urban Decay, que inclui opções em azul e preto. Haverá também um azulado brilhante chamado Frostbite na coleção de Natal, em edição limitada.

Black Lace Rabbit, a nova cor da Lipstick Queen, parece ousada no vidro, mas é transparente quando aplicada, com um brilho prateado delicado. É perfeitamente usável sozinha ou sobre outra cor – e por causa disso é vendida individualmente ou como parte de um jogo que inclui dois tons de rosa.

Fotos: Reprodução

Fotos: Reprodução

A Estée Edit, coleção voltada para as “millennials”, inclui um batom azul-esverdeado vívido chamado Storm. Vai bem com vários tons de pele, mesmo que exija um bocadinho de confiança a mais para ser usado. Há também o preto e o amarelo banana, da linha chamada Lip Flip Shade Transformers (imagem acima), que podem ser usados sozinhos, ou para um visual mais discreto, como cobertura para realçar ou esmaecer outra cor.

Da cor do ouro

Com a popularidade duradoura – e cada vez maior – da manicure com gel dos salões, várias marcas de esmaltes lançaram produtos que prometem resultados semelhantes em casa.

“É bem brilhante e dura mais”, confirma Rita de Alencar Pinto, dona do Vanity Projects, um salão de manicure em Nova York e Miami especializado no tratamento. Ao contrário da versão profissional, porém, a opção para ser usada em casa não precisa de lâmpadas especiais nem remoção com acetona, o que pode ser prejudicial.

Uma das cores de destaque da estação parece ser o dourado. “A mulherada se apaixonou pelo metálico por causa do brilho. Vai bem com tudo. É divertido e festivo, mas não exagerado”, sentencia Rita.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Gel Couture (foto acima), versão da Essie para o esmalte com gel, vem em tons como o Sheer Fantasy (basicamente uma nova versão do Ballet Slippers, um rosa pálido bem popular), azuis, ameixas e verdes. O pincel é inconfundível, estreito na base e mais largo na ponta, e facilita muito a aplicação.

Foto: Nails inc/Reprodução

Foto: Nails inc/Reprodução

A Nails inc acrescentou um ingrediente inesperado aos seus esmaltes Gel Effect (ilustrados na foto acima): carvão, que supostamente protege contra a poluição ambiental. No início do ano, a empresa também lançou a Overnight Detox Mask, para ser utilizada à noite, sobre as unhas limpas, que leva açaí e espirulina. “A cliente agora se importa com a força das unhas; antes, só comprava esmalte por causa da cor”, diz Thea Green, fundadora da empresa.

Embora o ceticismo ameace levar a melhor, a companhia não é a única a investir na aposta: Sally Hansen está lançando uma linha de esmaltes com açaí e óleo de argan este ano.

Em tom rosa dourado, o 1972 é uma das três novidades da Smith & Cult, vendida por nomes como Net-a-Porter e Space NK. Além do verde escuro que é a cara do outono, o chamado Darjeeling Darling, tem também uma cobertura matte. Só não pode se esquecer de agitar o vidro para evitar manchas.

Já para tirá-los, a Tenoverten, com salões em Nova York e Austin, no Texas, criou um lenço removedor exclusivo, com um odor bem menos cáustico que a maioria desses produtos, com óleo de alecrim e rosa mosqueta na fórmula. Cada unidade é biodegradável e vem com o complemento de limpeza pós-remoção.

Para melhorar o visual

Com o sucesso dos cremes BB, novas bases, com hidratantes e filtro solar, estão chegando ao mercado. Muitas são mais leves e mais translúcidas que o que se espera do produto tradicional. “Quando você procura uma base é porque quer algo que ajude a sua pele a brilhar”, afirma Mylah Morales.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Embora a Double Wear Nude Cushion Stick Radiant Makeup da Estee Lauder (foto acima) tenha manteiga de murumuru, o segredo de seu sucesso talvez seja o aplicador, uma esponjinha larga em cima de cada tubo que, inteligentemente, gira para evitar excessos entre uma aplicação e outra. A extremidade acolchoada facilita ainda mais a operação.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Cada Retouching Wand da Bobbi Brown Cosmetics (foto acima) vem com esponja aplicadora. A ponta circular facilita a cobertura em áreas pequenas, em pequenas pinceladas, para ser espalhado gentilmente. É cremosa e levinha.

La Mer, mais conhecida pelos excelentes hidratantes, acabou de lançar o Soft Fluid Long Wear Foundation Broad Spectrum SPF 20, que contém ingredientes hidratantes como alga e o Miracle Broth, componente exclusivo presente em todos os produtos da marca. Tem uma textura agradavelmente leve e promete resistência ao suor e à umidade.

A Water Blend Face & Body Foundation da Make Up For Ever é bem fluida, com uma fórmula que contém 80 por cento de água purificada. É a prova d’água e criada para durar o dia todo. A textura ajuda a criar um visual bem natural.

Veja também em Donna:
:: Batom azul: como usar e as melhores opções para comprar
:: Veja quais são as tendências para as unhas da primavera/verão
:: Glitter na make: como usar a tendência da vez nos lábios e nos olhos

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna