Depois das férias e do Carnaval, quem escapa das olheiras?

Depósito excessivo de melanina abaixo dos olhos dá o aspecto de cansaço

Apesar do corretivo ser o melhor amigo nesses momentos, o problema é resolvido momentaneamente
Apesar do corretivo ser o melhor amigo nesses momentos, o problema é resolvido momentaneamente Foto: paschoal rodriguez

Férias, mudança de horário, Carnaval. Depois dessa maratona na agenda, quem escapa das olheiras? Vale tudo para ficar longe delas: rodelas de pepino, óculos escuros, chá de camomila e laser.

Apesar do corretivo ser o melhor amigo nesses momentos, o problema é resolvido momentaneamente. É só bater um cansaço ou período pré-menstrual que os olhos de panda aparecem novamente.

As olheiras são fruto da ação de um depósito excessivo de melanina (o pigmento que dá cor à pele) na área que fica logo abaixo dos olhos, em conjunto com problemas na circulação sanguínea nos microvasos que irrigam toda essa região. Como a pele abaixo dos olhos é muito fina, esses vasos acabam se tornando mais visíveis.

Elas podem ser desencadeadas por rinite alérgica, envelhecimento cutâneo, genética e flacidez de pálpebras. As pessoas morenas têm maior tendência em apresentar olheiras.

O uso de cremes que melhoram o fluxo sanguíneo e diminuem o depósito de melanina podem resolver o problema, mas, muitas vezes, não são suficientes.

Noites bem dormidas e alimentação saudável são fundamentais para garantir uma boa circulação na região abaixo dos olhos.

Tratamento

A coloração das olheiras pode ser amenizada por meio de sessões de um tipo de laser que promove a evaporação da célula e remove o excesso de pigmento, além de estimular a formação de um novo colágeno.

Outro tipo de tratamento que traz bons resultados é o que ficou conhecido como Madonna Lift. Nesse sistema, o laser tem seu feixe de luz fracionado, promovendo o rejuvenescimento da pálpebra, reduzindo a flacidez e as bolsas, além de fazer com que o escurecimento da pele diminua.

O especialista também recomenda a realização de peelings nessas áreas onde substâncias químicas promovem a troca de pele local e estimulam a formação de uma nova pele saudável. Os preenchedores à base de ácido hialurônico, da mesma forma, podem diminuir a depressão causada em olhos mais encovados, diminuindo o aspecto de olheiras.

Leia mais
Comente

Hot no Donna