Descubra por que o inverno é a época mais indicada para cirurgia plástica

Médico explica as vantagens de realização de procedimentos estéticos no frio

Para uma lipoaspiração, por exemplo, o inverno é ideal porque ajuda a evitar hematomas
Para uma lipoaspiração, por exemplo, o inverno é ideal porque ajuda a evitar hematomas Foto: Stock Photos

O frio é um dos assuntos mais comentados nestas últimas duas semanas – e nem sempre com conotação positiva. Mas o inverno tem seus benefícios, especialmente para tratamentos de beleza.

Os meses do inverno são a oportunidade de realizar aquilo que para muitos é apenas um sonho: a cirurgia plástica. As baixas temperaturas criam o momento perfeito para todo o tipo de procedimento estético. Entre os principais motivos que favorecem a realização de cirurgias plásticas nesta época é que, durante o inverno, o rosto recebe menos radiação solar e menor ação do calor.

– São fatores que prejudicam o pós-operatório – explica o otorrino Marcos Roehe, especialista em cirurgia estética facial. 

Vantagens do frio

– O frio ajuda principalmente na questão do inchaço: os tecidos conseguem se recuperar mais rapidamente. Há menos hematomas no rosto e no corpo.

Além disso, o repouso em dias frios é bem melhor, o inchaço pós operatório fica bem reduzido, diminuindo assim o tempo de recuperação e colocando você mais rápido de volta à ativa.

Já que os dias são mais curtos no inverno, a menor exposição ao sol também traz benefícios a pacientes de cirurgia plástica. Para as cicatrizes, por exemplo, o sol é um perigo, já que pode haver risco de ficarem marcadas. Filtro solar potente e no mínimo 60 dias sem exposição direta ao sol são os principais cuidados. O sol pode ainda pigmentar lesões que tenham hematomas, como os “furinhos” deixados pela lipoaspiração, por exemplo.

Também para procedimentos como peelings (a laser, químico ou com microagulhas), a fim de amenizar as marcas adquiridas na pele no verão, o inverno é a época mais recomendada:

– O indicado é para homens e mulheres “zerarem” os danos na pele durante o inverno e depois seguir cuidando, sem voltar a detonar no próximo verão. Tomar muito sol no verão e depois prestar atenção só no inverno é o equivalente a um efeito-sanfona para o corpo.

Períodos para a recuperação

O procedimento feito no inverno precisará de cuidados extras até a próxima estação, alerta Marcos Roehe.

– Cada procedimento tem seu tempo de recuperação ideal. Em geral, tudo o que envolve cortes necessita de um período mais extenso – afirma o médico.

Converse com seu médico de confiança sobre o tempo estimado de recuperação para cada cirurgia. Em média, operação de nariz tem recuperação de dois meses. Minilifting e outros procedimentos menores no rosto, como intervenção estética nas pálpebras, precisam de 45 dias a dois meses no total. Já cirurgias que envolvam próteses (implantes) necessitam de três meses de cuidados maiores.

Leia mais
Comente

Hot no Donna