Dicas para recuperar os cabelos e a pele após verão

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Michelle Teixeira

Para além da estética, redobrar os cuidados com a pele e os cabelos durante o verão é uma questão de saúde. Vento, sol, umidade, suor e poluição são alguns dos agravantes da temporada. Todo este combo desencadeia um processo oxidativo danoso aos fios, principalmente por conta dos raios UV. Já em relação à pele, a exposição excessiva ao sol associada à aplicação incorreta do protetor solar pode resultar em queimaduras, melasmas, micoses e até acnes solares.

Se você não cumpriu à risca as orientações de todo santo verão (evitar os horários de radiação mais intensa, abusar do protetor solar, usar leave-in antes de molhar o cabelo na água com sal ou cloro), é hora de investir em tratamentos reparadores.

A seguir, a dermatologista Nathália Matas Solés Masiero e os cabeleireiros Deivid Santos, da RhedCo., e William Teixeira, da Maison31, dão dicas para salvar pele e os cabelos.

Pele

• A radiação ultravioleta degrada o colágeno, deixando a pele menos firme, e provoca a liberação de radicais livres. Por isso, o segredo para recuperar a pele do rosto danificada pelo sol é o uso de cremes com ação antioxidante, que reduzem esses danos e auxiliam na manutenção de uma pele saudável e bonita.• A radiação ultravioleta degrada o colágeno, deixando a pele menos firme, e provoca a liberação de radicais livres. Por isso, o segredo para recuperar a pele do rosto danificada pelo sol é o uso de cremes com ação antioxidante, que reduzem esses danos e auxiliam na manutenção de uma pele saudável e bonita.
• Manchas escuras no rosto, conhecidas como melasmas, costumam surgir ou se agravar durante o verão. Para evitá-las é fundamental o uso de filtro solar, de preferência com FPS 60 ou mais. Se as manchas já surgiram, é possível atenuá-las com cremes clareadores ou procedimentos em consultório, que podem ser feitos após o verão.
• Lesões semelhantes a espinhas podem surgir na face ou no tronco devido à oleosidade aumentada da pele associada à sudorese, ao uso de filtro solar oleoso e à própria radiação UV. Produtos de limpeza facial ou em gel que controlam a oleosidade da pele atenuam a chamada acne solar.
• Pessoas com pele normal podem usar hidratantes em forma de loção, que são mais fáceis de espalhar, enquanto aquelas que já têm tendência à pele seca se beneficiam mais dos produtos em creme ou bálsamo, que têm maior poder de hidratação.
• Com a chegada do outono, já volta a ser recomendado o uso de produtos e procedimentos com ácidos, que estavam vetados no verão porque podem causar sensibilidade e, consequentemente, manchas na pele.

Cabelos

• No fim da temporada de férias, mesmo quem está deixando o cabelo crescer precisa dar uma passadinha no salão para corte. Ainda que sejam feitos tratamentos posteriores para recuperação, o cabeleireiro Deivid Santos reforça que este é o melhor jeito de eliminar pontas quebradas e fortalecer os fios.

• Os cabelos quimicamente tratados sofrem muito, pois os fios são mais sensíveis. Nestes casos, a palavra de ordem é hidratação. No salão, você irá adotar um tratamento específico para a necessidade do cabelo a partir de diagnóstico profissional, opina William Teixeira.

• Para reparação no salão, a linha K-PAK da Joico é milagrosa. Serve para todos os tipos de cabelos e é o verdadeiro SOS dos fios. Em quatro passos, a linha recupera os cabelos mais danificados.

• Em casa, uma linha ótima é a L’Oréal Expert Absolut Repair, especialmente para quem tem cabelos louros. Com xampu, condicionador e máscara, a linha promete reconstruir todas as zonas do cabelo enquanto cria uma barreira isolante para conter os nutrientes essenciais no interior da fibra.

• Evite xampu anti-resíduos, pois os fios já estão bem mais sensíveis, com a fibra capital mais porosa.

• Se optar pelas receitas caseiras, o óleo de coco é um ótimo aliado para a hidratação intensiva. Mas cuidado, se você tiver cabelos oleosos é bom evitá-lo. Aí vale aplicar máscaras a base abacate e babosa apenas nas pontas.

• Também é bom evitar qualquer fonte de calor, como secadores e chapinhas. Mas, caso, você utilize mesmo assim, o ideal é aplicar um protetor térmico. O produto deve ser aplicado com o cabelo molhando, evitando a raiz. Um leave-in para este caso é o Moisture Kick Bonacure da Schwarzkopf.

Leia mais:
:: Superguia de produtos para cuidados com os cachos
:: Fios brancos pedem cuidados especiais: saiba como deixar seu cabelo lindo e hidratado
:: Alerta! Sete erros que cometemos nos cuidados com a pele

Leia mais
Comente

Hot no Donna